Avançar para o conteúdo principal

Cientistas portugueses descobrem como reverter o envelhecimento

Uma equipa de cientistas portugueses do Instituto de Medicina Molecular (IMM) João Lobo Antunes descobriu ser possível reverter o envelhecimento, revertendo células adultas em células estaminais.

Cientistas portugueses do Instituto de Medicina Molecular (IMM) João Lobo Antunes descobriram que a manipulação de um gene ajudou a reverter o envelhecimento celular, num estudo com células da pele de ratos, publicado na revista Nature Communications.

A equipa, coordenada pelos investigadores Bruno de Jesus e Maria do Carmo-Fonseca, verificou que um determinado gene se exprimia mais em células velhas. Assim, os cientistas questionaram-se se “a diminuição dos níveis deste gene nas células velhas” se traduziria num “comportamento idêntico” destas células “ao das células novas”.

O estudo concluiu que sim. Segundo Bruno de Jesus, que trabalha no laboratório de regeneração genética do IMM, à medida que se envelhece “há uma barreira” na reversão de uma célula adulta para uma célula estaminal – a célula que é capaz de se diferenciar noutras células.

Pelo contrário, com uma célula nova, esse processo de reversão é conseguido, adiantou Bruno de Jesus à agência Lusa.

Os investigadores comprovaram este mecanismo através de células retiradas da pele de ratos mais velhos e mais novos. Ao reduzir o gene expresso nas células dos ratinhos envelhecidos, a equipa conseguiu “reverter células adultas em células estaminais“.

Uma vez que as células estaminais têm a capacidade de se diferenciar e autorrenovar, este estudo pode ser útil para se perceber, travando a ação desse gene nas células velhas, se estas, ao ‘se transformarem’ em células estaminais, podem substituir células destruídas e regenerar tecidos.

Citado em comunicado pelo Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, Bruno de Jesus afirma que “estes resultados são um importante avanço no sentido de virmos a ser capazes de regenerar tecidos doentes em pessoas idosas“.

https://zap.aeiou.pt/cientistas-portugueses-descobrem-como-reverter-o-envelhecimento-186977

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Gripe K: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

  A gripe K, também conhecida como influenza A H3N2, subclado K, é uma doença que pode causar sintomas como febre, tosse, dor no corpo e dor de garganta, por exemplo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a gripe K é uma variante do vírus Influenza A, subtipo H3N2, que se originou de um vírus da gripe aviária e passou por uma modificação genética. Em casos de suspeita de gripe K, é recomendado consultar o clínico geral, pediatra ou infectologista. Assim, o médico pode fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito por meio do repouso, ingestão adequada de líquidos e, em alguns casos, o uso de remédios antivirais. Sintomas de gripe K Os principais sintomas de gripe K são: Tosse; Febre; Dor de cabeça; Nariz entupido; Coriza; Dores no corpo; Dor de garganta; Mal-estar. Assim como o subtipo H3N2, a gripe K também pode causar sintomas mais graves especialmente em crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas. Assim, a gripe K pode causar t...