Avançar para o conteúdo principal

Já não é ficção: cientistas criam raio tractor acústico estável

Cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, provaram pela primeira vez que é possível conter e sustentar com estabilidade objetos maiores do que o comprimento de onda acústico num raio trator sonoro.

Até ao momento, acreditava-se que era impossível conter com estabilidade objetos maiores do que o comprimento de onda do som num raio trator sonoro – permitindo, por exemplo, a levitação de grandes objectos… ou pessoas.

Os raios tratores, que recentemente deixaram de ser ficção científica, são raios misteriosos que podem agarrar e levantar objetos. O conceito tem sido usado principalmente por escritores de ficção científica e foi popularizado em séries como Star Trek, mas desde que foi imaginado, tem fascinado cientistas e engenheiros.

Em tentativas anteriores, os cientistas prenderam partículas maiores do que o comprimento de onda, mas tiveram resultados instáveis: os objetos não se mantinham sólidos, pelo contrário, giravam descontroladamente. Isto acontece devido ao campo de som rotativo, que transfere alguns dos seus movimentos para os objetos.


Ao contrário da levitação magnética, a levitação acústica pode sustentar a maioria dos objetos sólidos e líquidos. Esta é a conclusão de um estudo, publicado na Physical Review Letters, por cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido.

Segundo o ScienceAlert, este estudo descreve a nova técnica, que cria uma estrutura semelhante a um tornado. Os cientistas descobriram que, quando mudam a direção dos vórtices acústicos – que flutuam rapidamente – podem controlar a taxa de rotação e estabilizar o feixe do trator.

Uma vez que o feixe estabiliza, a equipa de cientistas consegue aumentar o tamanho do núcleo silencioso no centro do chamado “furacão sonoro”, permitindo que seja capaz de segurar objetos maiores.

Levitar humanos
Os engenheiros usaram ondas ultrassónicas de 40kHz – som semelhante ao que apenas os morcegos conseguem ouvir – para formar os vórtices acústicos. O núcleo silencioso da estrutura foi capaz de manter uma esfera de dois centímetros feita de um polímero sintético, o poliestireno.

A esfera de dois centímetros é mais do que duas vezes o tamanho dos comprimentos de onda sonoros, tornando-o o maior objeto que foi alguma vez segurado de forma estável num feixe de trator, até o momento.

“Raios tratores sonoros têm um enorme potencial para enumeras aplicações“, afirmou, em comunicado à imprensa, o supervisor da pesquisa, Bruce Drinkwater, professor de ultrassónica do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Bristol.

Um exemplo desse tipo de aplicação é a manipulação sem contacto de cápsulas de medicamentos ou implantes micro-cirúrgicos. Embora ainda não seja possível, os cientistas acreditam que no futuro será possível segurar objetos ainda maiores, nomeadamente seres humanos.

https://zap.aeiou.pt/o-raio-trator-acustico-pode-ser-o-futuro-da-levitacao-de-humanos-188741

Comentários

Notícias mais vistas:

Um novo visitante interestelar está a caminho do nosso Sistema Solar

O cometa 3I/ATLAS é o terceiro  destes raros visitantes que oferece aos cientistas   uma rara oportunidade de estudar algo fora do nosso Sistema Solar. U m novo objeto vindo do espaço interestelar está a entrar no nosso Sistema Solar. É apenas o terceiro alguma vez detetado e, embora não represente perigo para a Terra, está a aproximar-se - e poderá ser o maior visitante extrassolar de sempre. A  NASA confirmou  esta quarta-feira a descoberta de um novo objeto interestelar que passará pelo nosso Sistema Solar. Não representa qualquer ameaça para a Terra, mas passará relativamente perto: dentro da órbita de Marte. Trata-se apenas do   terceiro objeto interestelar   alguma vez detetado pela humanidade. E este, além de estar a mover-se mais depressa do que os anteriores, poderá ser o maior. Um brilho vindo de Sagitário A 1 de julho, o telescópio  ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System) , instalado em Rio Hurtado, no Chile, registou um brilho...

A otimização de energia do Paquistão via mineração de bitcoin recebe 3 meses de teste após a rejeição parcial do FMI

  FMI rejeita parcialmente proposta do Paquistão para mineração de Bitcoin com eletricidade subsidiada O Fundo Monetário Internacional (FMI) recusou-se a endossar totalmente a proposta do Paquistão para uma tarifa de eletricidade subsidiada destinada a impulsionar operações de mineração de Bitcoin, segundo noticiou o portal local Lucro a 3 de julho. De acordo com o relatório, Fakhray Alam Irfan, presidente do Comité Permanente de Energia do Senado do Paquistão, revelou que o FMI aprovou apenas um período de alívio de três meses — metade dos seis meses inicialmente propostos — alegando riscos de distorção do mercado e pressão adicional sobre o já sobrecarregado setor energético do país. Esta rejeição parcial reflete o ceticismo mais amplo do FMI relativamente à adoção de criptomoedas a nível nacional. Alertas semelhantes foram dirigidos a outros países, como El Salvador, onde o FMI desaconselhou o envolvimento direto do governo na mineração e acumulação de Bitcoin. Importa referir ...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook