Avançar para o conteúdo principal

Tesla Roadster a caminho de Marte (Literalmente)

O Carro mais rápido do mundo está literalmente a caminho de Marte.

O Tesla vermelho de Elon Musk foi deixado no espaço e vai demorar 11 meses a entrar na órbita de Marte.

O Falcon Heavy da Space X, um conjunto de três foguetões Falcon 9, fez esta tarde a sua primeira viagem de teste.


O objetivo é lançar um carro, o Tesla Roadster, numa trajetória que o mantenha em órbita em redor de Marte. O carro elétrico da Tesla, um desportivo vermelho, já está no Espaço e demorará 11 meses a entrar na órbita de Marte.

Esta é a primeira vez que a Space X tenta recuperar três foguetões em simultâneo. Duas aeronaves regressaram à Terra, cerca de dois minutos e meio depois de terem partido, mas a terceira, que deixou o carro no espaço e deveria ter aterrado no navio drone, falhou o alvo.

Com com 70 metros de altura e capaz de transportar mais de 66 toneladas, o Falcon Heavy tem capacidade para transportar cerca de 54 toneladas, o equivalente a 737 aviões a jato carregados com passageiros, tripulação, bagagem e combustível, e desloca-se a 11 quilómetros por segundo.

É um segundo foguetão mais potente de sempre lançado até hoje (só ultrapassado pelo Saturno V da NASA). Elon Musk espera que no futuro o Falcon Heavy consiga transportar satélites mais pesados e eventualmente seres humanos.

Este é um dos lançamentos mais esperados desde as missões Apollo (1961-1972) que levaram o homem para a lua. Milhares de pessoas assistiram ao lançamento a partir de Cabo Canaveral, na Florida.

https://www.tsf.pt/sociedade/ciencia-e-tecnologia/interior/falcon-heavy-esta-prestes-a-partir-para-marte-veja-o-lancamento-em-direto-9102014.html

http://observador.pt/especiais/ha-um-carro-num-foguetao-a-caminho-de-marte-como-chegou-aqui-e-ate-onde-pode-ir-elon-musk/

Comentários

Notícias mais vistas:

Está farto de chamadas comerciais ‘spam’? Decore estas três frases ‘mágicas’ que o podem safar

 As chamadas comerciais, muitas vezes referidas como chamadas spam, são aquelas em que empresas contactam os consumidores para tentar vender produtos ou serviços. Estas chamadas tornaram-se uma das maiores fontes de irritação para os utilizadores, principalmente porque, na maioria das vezes, os produtos oferecidos não são do interesse de quem atende. Além disso, essas chamadas tendem a acontecer nos momentos mais inconvenientes, como quando acabamos de fechar os olhos para uma sesta ou enquanto estamos a pagar as compras no supermercado. Pior ainda, não se trata apenas de uma única chamada por dia; há casos em que os consumidores recebem várias dessas chamadas indesejadas em poucas horas, o que aumenta o nível de frustração. Com o crescimento da cibercriminalidade, as chamadas telefónicas tornaram-se também uma via popular para fraudes, o que faz com que os consumidores queiram eliminar este tipo de contactos para evitar confusões entre chamadas legítimas e tentativas de burla. Ape...

Os professores

 As últimas semanas têm sido agitadas nas escolas do ensino público, fruto das diversas greves desencadeadas por uma percentagem bastante elevada da classe de docentes. Várias têm sido as causas da contestação, nomeadamente o congelamento do tempo de serviço, o sistema de quotas para progressão na carreira e a baixa remuneração, mas há uma que é particularmente grave e sintomática da descredibilização do ensino pelo qual o Estado é o primeiro responsável, e que tem a ver com a gradual falta de autoridade dos professores. A minha geração cresceu a ter no professor uma referência, respeitando-o e temendo-o, consciente de que os nossos deslizes, tanto ao nível do estudo como do comportamento, teriam consequências bem gravosas na nossa progressão nos anos escolares. Hoje, os alunos, numa maioria demasiado considerável, não evidenciam qualquer tipo de respeito e deferência pelo seu professor e não acatam a sua autoridade, enfrentando-o sem nenhum receio. Esta realidade é uma das princip...

Armazenamento holográfico

 Esta técnica de armazenamento de alta capacidade pode ser uma das respostas para a crescente produção de dados a nível mundial Quando pensa em hologramas provavelmente associa o conceito a uma forma futurista de comunicação e que irá permitir uma maior proximidade entre pessoas através da internet. Mas o conceito de holograma (que na prática é uma técnica de registo de padrões de interferência de luz) permite que seja explorado noutros segmentos, como o do armazenamento de dados de alta capacidade. A ideia de criar unidades de armazenamento holográficas não é nova – o conceito surgiu na década de 1960 –, mas está a ganhar nova vida graças aos avanços tecnológicos feitos em áreas como os sensores de imagem, lasers e algoritmos de Inteligência Artificial. Como se guardam dados num holograma? Primeiro, a informação que queremos preservar é codificada numa imagem 2D. Depois, é emitido um raio laser que é passado por um divisor, que cria um feixe de referência (no seu estado original) ...