Avançar para o conteúdo principal

Bióloga marinha salva por uma baleia de ataque de tubarão-tigre

Uma baleia salvou a bióloga marinha Nan Hauser de ser atacada por um tubarão-tigre. O incidente ocorreu perto das Ilhas Cook, na parte sul do Pacífico.

A bióloga marinha norte-americana Nan Hauser foi salva de um ataque de um tubarão-tigre por uma baleia com mais de 25 toneladas. O incidente aconteceu durante uma expedição nas ilhas Cook, no oceano Pacífico, no passado mês de outubro.

A baleia terá empurrado Hauser com a a cabeça até à superfície, para a proteger de um ataque letal de um tubarão-tigre, que media mais de quatro metros e meio, enquanto outra baleia evitou com a cauda que o tubarão se aproximasse da bióloga.

À BBC, Hauser contou que acredita que a baleia lhe terá salvo a vida e admitiu que, na altura, não estava a perceber os sinais do animal. “Eu estava na água e ela aproximou-se de mim. Eu tentava afastar-me, mas ela não parava”, descreveu.


Hauser não se apercebeu de que tinha um tubarão por perto, aparentemente a preparar-se para a atacar, mas acredita que o incidente foi a prova de que as baleias são “altruístas” e seguem o seu instinto. “O comportamento das baleias é incrível. Apressam-se a agir para salvar um representante de outra espécie”, disse a bióloga marinha, de 63 anos.

Nan Hauser acabou por sofrer algumas nódoas negras e arranhões, mas ficou eternamente agradecida ao animal. A despedida da bióloga e da baleia foi emotiva: “eu também te amo”, gritou Hauser ao seu “herói gigante”.

https://zap.aeiou.pt/biologa-marinha-salva-por-uma-baleia-de-ataque-de-tubarao-tigre-187297

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di