Avançar para o conteúdo principal

Já não é ficção científica, pode usar a inteligência artificial para facilitar o seu dia-a-dia. Mas sabe como? Confirme se a usa nestas sete situações



 A Inteligência artificial (IA) é hoje muito mais do que uma ferramenta de trabalho, cada um de nós pode utilizá-la para obter respostas rápidas. Essa tarefa está agora ainda mais facilitada com o Microsoft Copilot, que permite resumir informação disponível na Internet. A penar nisto, a Microsoft partilhou sete formas de como a IA pode ajudá-lo a economizar tempo e fazer mais com o seu dia.


1. Saiba mais sobre aquilo que vê em tempo real

Imagine que está a fotografar uma paisagem ou a contemplar a Ponte 25 de Abril em Lisboa e quer saber mais sobre o que vê. Pode utilizar um motor de pesquisa tradicional, ou pode poupar tempo e esforço tirando uma fotografia e fazendo uma pergunta como “quantos anos tem esta ponte?” ou “que tipo de paisagem é esta?” O Copilot consolida as fontes da Internet numa resposta única e rápida – e fornece links das fontes onde obteve a informação, caso queira pesquisar mais. Uma vez que a aplicação se baseia em conversação, é fácil fazer perguntas de seguimento que vão ao encontro do que pretende, sem ter de iniciar uma nova pesquisa.


2. Inspire-se para cozinhar enquanto faz compras

Está a ver os saldos num supermercado quando encontra lombos de salmão a um preço incrível, mas não sabe as melhores formas de os preparar e não tem tempo para pesquisar em blogues e vídeos de culinária para se inspirar?! Com o assistente de cozinha do Copilot, pode obter receitas e planear menus carregando uma fotografia dos ingredientes no seu carrinho ou na prateleira. Basta escrever ou dizer: “Sou um cozinheiro principiante. O que posso fazer para o jantar com estes ingredientes?”, e o Copilot pode criar uma refeição personalizada de acordo com o seu nível de competência e preferências alimentares. Também pode fornecer informações nutricionais e ideias para a substituição de ingredientes, ou até mesmo ajudar em casa, onde pode obter uma receita com base numa fotografia do que tem no frigorífico.


3. Transforme o seu smartphone num agente de viagens

Vai planear com os seus amigos a tão esperada viagem para fora do país com um orçamento limitado. Este processo, em grupo, pode ser desafiante, mas o Copilot facilita a criação de ideias de itinerário de forma rápida e fácil: basta dizer ao Copilot os seus critérios – “Vamos a Itália durante seis dias e adoramos arte e carros desportivos. Planeie a nossa viagem” – e ele criará rapidamente um itinerário personalizado. Pode ainda dar-lhe instruções sobre como reservar bilhetes e fazer reservas e fornecer uma lista personalizada do que incluir na sua mala de viagem. Pode igualmente dar indicações para onde quer ir quando estiver na estrada.


4. Elimine o stress das compras

Está a fazer um test-drive a um automóvel e pergunta-se o que é que o vendedor não lhe está a dizer, ou está simplesmente numa loja a tentar perceber se uma máquina de café é mais barata na loja concorrente. Em ambas as situações, o Copilot pode ajudá-lo a pesquisar especificações, a comparar preços e a ultrapassar o stress da sobrecarga de informação. Pode pedir-lhe que “crie uma tabela de carros citadinos com melhor classificação, ordenados por preço e características”. Ou pode pedir-lhe para analisar uma fotografia daquela máquina de café – ou de qualquer artigo que queira comprar – e este irá fornecer-lhe uma lista de preços e locais para a comprar ou algo semelhante.


O Copilot pode da mesma forma responder a perguntas específicas sobre um produto e fornecer resumos do que as outras pessoas estão a dizer sobre ele na Internet, para além de poder apresentar ideias de prendas para quando estiver “às aranhas” no centro comercial – como jogos populares para a sua sobrinha ou presentes económicos para o seu amigo que gosta de atividades ao ar livre.


5. Faça as suas tarefas mais rapidamente

Tem uma longa lista de tarefas, como arranjar uma torneira com fugas e remover uma nódoa de óleo da sua camisa, mas não tem a certeza do que precisa ou da melhor forma de o fazer. O Copilot no smartphone é um guia de bolso útil, quer esteja na loja de ferramentas ou demasiado ocupado em casa para se sentar com um computador portátil. Pode obter instruções claras e passo a passo para tarefas comuns, perguntando apenas, por exemplo, “Como mudar o óleo?” ou “Como remover um parafuso desgastado?”.


Pode pedir instruções específicas para a marca e o modelo do seu automóvel, e o Copilot passa a informação pente fino e resume o conteúdo para que não tenha de o fazer – podendo também incluir ligações, artigos, imagens e vídeos, caso pretenda mais informações. Pode ainda utilizar fotografias para a resolução de problemas, como descobrir o que se passa com a sua planta de casa que está a murchar. Basta carregar uma fotografia e o Copilot fará previsões treinadas para identificar a sua planta, o que a poderá estar a afetar e como a salvar.


6. Arrase nas redes sociais

Está na praia a tirar fotografias incríveis e quer partilhá-las nas redes sociais, mas não consegue pensar numa legenda interessante. Ou está a ler uma longa notícia num café e quer publicar sobre ela, mas precisa de um resumo rápido. O Copilot pode estimular a sua criatividade, escrevendo legendas para fotografias e condensando artigos. Pode pedir-lhe que escreva uma frase inspiradora para uma fotografia do seu gato, uma hashtag irónica sobre a meteorologia ou um resumo de uma frase de um artigo que acabou de ler. Com sugestões simples, como “torne-o engraçado” ou “seja mais descritivo”, pode facilmente refinar o seu conteúdo em termos de tom, humor e mensagem sempre que a sua disposição criativa o atingir.


7. Tenha ajuda para escrever uma mensagem de texto ou de email complicada

Está num restaurante à espera de novo do seu amigo sempre atrasado e a tentar escrever uma mensagem de texto no tom certo sobre a sua preocupação a respeito do seu comportamento, ou simplesmente está a viajar em trabalho e precisa de enviar um email cuidadosamente redigido ao seu chefe sobre um projecto que correu mal.


Quando a escrita imediata parece uma luta, o Copilot pode ajudá-lo a começar e a aperfeiçoar as suas palavras. Pode dizer-lhe o que pretende dizer e ele inicia um rascunho por si. Ou pode incluir o que já escreveu e pedir ao Copilot que verifique a gramática e a ortografia, ou que lhe dê um tom mais informal, profissional, divertido ou qualquer outro que pretenda.


Já não é ficção científica, pode usar a inteligência artificial para facilitar o seu dia-a-dia. Mas sabe como? Confirme se a usa nestas sete situações – Human Resources (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...