Avançar para o conteúdo principal

TGV: Ligação entre Lisboa e Porto já não será em 1h15



 Alta Velocidade vai usar carris da Linha do Norte o que vai atrasar a viagens em alguns minutos

A ligação de Lisboa e Porto em alta velocidade já não deverá ser feita em 1h15 minutos, como estava previsto. É que o projeto que foi lançado sobre o TGV pode ter de sofrer alterações, agora que o aeroporto foi colocado em Alcochete.


A ligação em 1h15 m estava baseada na ideia de uma linha totalmente nova para a Alta Velocidade entre Porto e Lisboa. Mas o objetivo agora é usar para o TGV, na zona entre o Carregado e Lisboa, a estrutura dos comboios da Linha do Norte de forma a que o projeto avance mais rápido e seja menos oneroso.  Ou seja, as duas primeiras fases do projeto do TGV (Porto-Soure e Soure- Carregado) serão, como estava planeado, numa linha só para a Alta Velocidade, mas a terceira fase (Carregado- Lisboa) será adiada ou até eliminada.   


Isto porque, segundo adiantou à CNN Portugal Carlos Fernandes, vice-presidente da Infraestruturas de Portugal, optou-se por, nesse troço da terceira fase, não avançar com uma construção nova, mas  colocar, antes, os comboios de Alta Velocidade a usar os carris da Linha do Norte que em breve vai "ser alvo de intervenção". Uma opção que, o responsável da IP, admite  "atrasar a viagem em alguns minutos. "Serão mais três ou quatro minutos", especifica o vice-presidente da IP que tem o projeto da Alta Velocidade entre mãos. O responsável garante, porém, que esse atraso não será grande e que a ligação das duas maiores cidades do País poderá ser realizado em 1h19 no máximo.


TGV vai aproveitar aumento da Linha do Norte

“Como estava já previsto a quadruplicação da Linha do Norte, vamos aproveitar e a Alta Velocidade vai ser usar essas linhas também”, conta o responsável da IP, explicando que os estudos feitos indicam que será possível ter na Alta Velocidade cinco comboios por hora em dois sentidos. Esta solução é possível por o TGV usar a linha com uma determinada característica, sendo conhecida como bitola europeia, a mesma da Linha do Norte. 


Só mais tarde quando a capacidade desta linha do norte se esgotar, terá de se decidir se se avança com a terceira fase da linha nova do TGV, a tal que demoraria 1h15. Mas com a decisão de se colocar o aeroporto em  Alcochete tudo indica que a opção será outra. Segundo a IP, a ideia é antes fazer na zona do Carregado uma ponte que permita a alta velocidade passar para a margem esquerda e aí seguir para o aeroporto . Essa linha permitirá também ligar Lisboa ao Porto, usando aquela ponte no Carregado e depois a Terceira Travessia do Tejo. Mas esta alternativa para ligar as duas cidades passando pelo NAL obrigará a ainda mais tempo. Admitindo que será uma ligação que dura um pouco mais, Carlos Fernandes garante :"Será menos de 1h30".


TGV: Ligação entre Lisboa e Porto já não será em 1h15 - CNN Portugal (iol.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...