Avançar para o conteúdo principal

ESTE MÊS PAGUEI 0,75 € DE ELETRICIDADE – COMO É POSSÍVEL?



É possível pagar 0,75 € de eletricidade por mês?

Já sei que vou ser criticado por escrever este artigo, mas tudo bem. O importante é que perceba que é possível pagar muito pouco de eletricidade. Ninguém está condenado a pagar valores gigantescos, a menos que prefira não fazer nada e continuar a alimentar os lucros das grandes empresas.

Sim, é mesmo verdade! Este mês paguei 75 cêntimos de eletricidade. É o valor mais baixo de sempre. Normalmente, pago 1,50 €, 2 €, 3 €, 5 €, 10 ou 11 € por mês. E consumo entre 200 e 300 kWh por mês.

Tem aqui vários exemplos das minhas faturas para perceber que não estou a inventar.

No últimos 3 anos, já poupei mais de 2 mil euros em comparação com o mercado regulado. Este artigo não é publicidade a nenhuma empresa (embora já saiba que vão dizer isso). É apenas para lhe mostrar, com um exemplo prático, que nós enquanto consumidores, se soubermos usar as ferramentas de marketing ao nosso dispor, podemos reduzir bastante as nossas despesas.

Em primeiro lugar devo esclarecer que sou privilegiado pela vossa atenção e simpatia – é a vocês que devo estes descontos – mas, à escala de cada um, é possível terem descontos proporcionais na vossa fatura de eletricidade.

Esta minha fatura quase gratuita deve-se a 3 fatores: eu, painéis solares e “descontos amigo”.

A maior poupança é você

A principal poupança, por muito estranho que isto lhe possa parecer, é você próprio. Cá em casa, fazemos um grande esforço para gastar o mínimo possível de forma inteligente: não deixamos luzes ligadas sem necessidade, aproveitamos as horas mais baratas de eletricidade para fazer a maior parte dos consumos, desligamos os standby, todas as lâmpadas são LED, usamos o forno de forma eficiente, etc. Isto aplica-se em qualquer família portuguesa, independentemente da empresa que lhe fornece eletricidade. 

Se gasta muito, vai pagar muito; se gastar menos, vai pagar menos. O nosso objetivo é não ultrapassar os 200 kWh por mês. Às vezes conseguimos, outras vezes não. Somos 3 cá em casa e temos 3 máquinas: de lavar roupa, secar e máquina de lavar louça. Veja na sua fatura quantos kWh gasta por mês. Se consome em média mais de 300 kWh, pode estar a desperdiçar dinheiro através dos seus comportamentos de consumo. Tem margem para melhorar (a sua carteira e o ambiente).

A poupança dos painéis solares 

Eu tenho tido poupanças brutais por ter instalado 5 painéis solares fotovoltaicos. Aproveitei o Fundo Ambiental e tive um reembolso de 85% do valor investido. Estão quase pagos e passarei brevemente a ter lucro com eles porque já estou a vender os meus excedentes de produção de eletricidade. Como podem ver nos gráficos abaixo, entre as 8 da manhã e as 6 da tarde não gasto rigorosamente nada da rede elétrica (seja qual for a minha empresa fornecedora de eletricidade). A linha vermelha são os meus valores negativos de eletricidade no meu contador.

Por muito estranho que lhe possa parecer, assim que tiver os painéis pagos pela poupança no consumo, se mantiver os valores das minhas faturas, não só terei eletricidade de graça, como ainda terei lucro todos os meses, gastando a mesma eletricidade que a maioria das famílias portuguesas.

Para além disso, ajustei a minha potência contratada para exatamente aquilo que são as minhas necessidades (no caso, 4.6 kVA). Se precisasse mesmo, conseguiria reduzir para 3.45 kVA, mas perderia em conforto.

Os “códigos amigo”

Esta é a grande poupança que me permite ter eletricidade praticamente de graça. Como sabem, há empresas (Endesa e Goldenergy) que usam os códigos amigo como ferramentas de marketing para conseguirem mais clientes. Consiste em dar um código (tipo cartão de cidadão) a cada cliente. Se um atual cliente “convencer” outra pessoa a tornar-se também cliente – dando o seu código – ambos poupam 1 € por mês na fatura de eletricidade para sempre, enquanto ambos forem clientes da mesma empresa. É uma forma de os fidelizar. 

Se convencer 3 pessoas, tem 3 euros de desconto; se convencer 10, tem 10 € de desconto todos os meses. Se convencer 20, tem 20 € de desconto mensal. É assim que funciona.

Pelas minhas contas tenho cerca de 40 amigos, mas já tive mais de 50. O que fiz para receber esta “prenda”? Nada! Deixem-me contar-vos a história.

Uma vez, sem nenhuma segunda intenção, disse aqui no blogue que era cliente da Endesa. Um de vocês mandou-me uma mensagem privada a pedir o meu código amigo porque queria “pagar-me um café todos os meses” como forma de agradecimento pelas dicas que dava. Achei a ideia engraçada e dei-lhe o meu código. Acontece que ele partilhou o meu código nas redes sociais e comecei a receber dezenas de mensagens a dizer que fulano e fulana eram meus amigos e que ambos iríamos poupar 1 euro por mês daí para a frente. Nunca pedi nada a ninguém! Aconteceu e agradeço, como é óbvio.

Desde junho de 2021 tenho eletricidade quase de graça. Raramente pago mais de 2 euros por mês.

Aproveite todas as oportunidades de poupança

Estou a escrever este artigo não para me vangloriar de uma conquista qualquer, mas para vos mostrar que quando temos o radar ligado e aproveitamos as oportunidades das ferramentas de marketing das empresas podemos atingir poupanças extraordinárias. Gosto de dizer a brincar que a Endesa é que está a pagar os PPR dos meus filhos.

Sei que o meu exemplo é difícil de replicar, mas sei também que se alguém tiver o radar ligado e encontrar este tipo de oportunidades e se utilizar estas possibilidades em seu favor, pode alcançar resultados muito interessantes, nesta empresa ou em outras.

Houve uma altura em que a Endesa limitou o número de amigos a 25, mas depois arrependeu-se e voltou a não ter limites. 

Quero dizer-lhe que estou preparadíssimo para perder todos os meus “amigos”. Não é isso que me motiva. Há empresas de eletricidade que estão a fazer preços mais baixos do que a Endesa, nomeadamente os tarifários indexados. 

O que quero dizer-lhe com este artigo é que deve procurar sempre o que for mais barato para si em todas as áreas. Não interessa se é pelo melhor preço do kWh, ou pela soma dos descontos paralelos, com hipermercados, postos de combustível, cupões de desconto, ofertas esporádicas, ou códigos amigo. Cada um é que tem de investigar quais as ofertas na concorrência e aproveitar as melhores que se aplicam ao seu caso.

Sempre que uma empresa deixa de me compensar, parto para outra empresa. Se estes descontos deixarem de me compensar, acreditem que no minuto seguinte já estarei noutra. Por exemplo, há bancos que oferecem dinheiro para abrir conta. Porque não hei-de abrir uma para mim, para a minha mulher e para os meus dois filhos, se der? E partilhar isso com os meus amigos? O meu primeiro tablet foi conseguido por aderir a um cartão de crédito. O primeiro telemóvel do meu filho foi uma oferta de outro cartão de crédito.

Poucos terão a capacidade de obter um desconto total do valor da eletricidade, como eu. Mas muitos poderão ter descontos mensais de 5 ou 6 euros. Ao fim do ano podem ser mais de 60 ou 70 euros só por aproveitar uma oportunidade de marketing das empresas.

Por exemplo, a MEO Energia oferece também várias oportunidades de poupança para quem for cliente de telecomunicações e de eletricidade. Esses clientes estão a aproveitar? Tal como os sócios do ACP com a Goldenergy?

A minha ideia é consciencializá-lo de que é possível ter resultados extraordinários, se aproveitarmos as oportunidades, em vez de olharmos todos os meses para as faturas e queixarmo-nos da nossa vida e dos “gatunos” que nos levam o dinheiro todo. Aproveite todas as oportunidade de poupança que surgirem no seu caminho. Eu aproveito. Até hoje nunca me arrependi.

NOTA: Tal como não partilho publicamente o meu código amigo, também não permito que divulguem códigos amigo nesta página. Não o façam. Isso ia encher esta página de mensagens que não trariam valor acrescentado. Há páginas próprias no Facebook para partilhar esses códigos. 


Este mês paguei 0,75 € de eletricidade - Como é possível? (contaspoupanca.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Drones russos atingem dois navios civis no mar Negro

Drones russos atingiram dois navios civis com bandeira estrangeira no mar Negro na noite de quinta-feira, segundo as autoridades ucranianas. De acordo com Oleksii Kuleba, vice-primeiro-ministro ucraniano responsável pela Reconstrução, os drones atingiram um navio com bandeira de São Cristóvão e Neves e outro com bandeira panamiana, causando um morto e cinco feridos. Um dos marinheiros feridos está em estado crítico, adiantou Kuleba. "É mais uma prova de que a Rússia trava uma guerra contra a liberdade de navegação, o comércio internacional e a segurança alimentar global", escreveu. O governador da região ucraniana de Odessa, Oleh Kiper, afirmou que os navios já retomaram a marcha. Os ataques ocorreram numa vaga de ofensivas russas durante a noite em várias zonas da Ucrânia. Kiper acrescentou que ataques no sul da região de Odessa provocaram um incêndio num parque de camiões, que matou uma pessoa e feriu outras quatro. Pelo menos quatro pessoas ficaram ainda feridas noutro ata...

"Afastados da realidade": ataques da Ucrânia estão a esgotar a paciência até àqueles que sempre estiveram ao lado de Putin

Coluna de fumo na refinaria de petróleo de Moscovo da Gazprom Neft - Anadolu  Mais de quatro anos depois do início da invasão em larga escala da Ucrânia, a estratégia de Vladimir Putin de manter a guerra afastada do quotidiano da população começa a revelar os seus limites. Pela primeira vez em vários anos de guerra, até algumas das vozes mais nacionalistas e pró-guerra da Rússia começam a admitir que aquilo que os russos veem "com os próprios olhos" já não coincide com a narrativa oficial de que "está tudo bem" A guerra que Vladimir Putin tentou manter à distância dos russos está a chegar cada vez mais ao interior do país e a tornar-se impossível de esconder. A conclusão é do mais recente relatório do Instituto para o Estudo da Guerra (ISW), que considera que a intensificação dos ataques ucranianos em profundidade está a expor "as fraquezas da Rússia e a incapacidade de defender a sua população", ao mesmo tempo que coloca o Kremlin perante um dilema: como ...

Governo quer impor limite de 70 km/h fora das localidades!

  As decisões que afetam o nosso dia a dia na estrada dão sempre muito que falar, e esta não é diferente. Aliás, a novidade que acabou de sair dos escritórios do Executivo promete deixar muitos condutores à beira de um ataque de nervos. Afinal de contas, o Governo colocou em consulta pública a nova Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária, batizada de Visão Zero 2030, e as propostas para mexer nos limites de velocidade são drásticas. Quem anda nas estradas portuguesas sabe que o limite geral fora das localidades está fixado nos 90 km/h. Pois bem, se esta estratégia avançar como está desenhada, vais passar a ter de circular a 70 km/h em qualquer estrada secundária de dois sentidos que não tenha um separador central físico a dividir as faixas. É algo que não faz muito sentido. Os carros estão cada vez mais seguros, e a velocidade baixa? A meta dos zero mortos em 2050? 30 km/h dentro das vilas e 70 km/h fora O grande objetivo por trás deste travão de mão é ambicioso. A mortalidade ...