Avançar para o conteúdo principal

Satélite russo explode no espaço


Estação Espacial Internacional


 Destroços forçam astronautas da Estação Espacial Internacional a resguardarem-se.


Um satélite russo já desativado explodiu em órbita na noite de quarta-feira. Dezenas de destroços forçaram os astronautas na Estação Espacial Internacional a procurarem abrigo. As causas ainda estão por apurar, de acordo com o Comando Espacial dos EUA e com a NASA, contactados pela agência Reuters.


O satélite russo de observação da Terra RESURS-P1 foi desativado em 2022 e mantinha-se na órbita da Terra. Estava agora mais perto da Estação Espacial.


Radares norte-americanos detetaram que o satélite se despedaçou e lançou destroços na órbita baixa da Terra na noite de quarta-feira e na manhã de quinta-feira, O Comando Espacial norte-americano, que tem a sua própria rede de radares, disse que o satélite se partiu "em mais de 100 pedaços detetáveis".


"O US Space Command não detetou ameaças imediatas e continua a conduzir avaliações conjuntas de rotina para apoiar a segurança e a sustentabilidade do domínio espacial", segundo o comunicado emitido esta quinta-feira.


Lixo espacial, uma preocupação cada vez maior

Situações que envolvam explosões como estas que geram elevadas quantidades de detritos em órbita são raras, mas constituem uma preocupação crescente à medida que no espaço há cada vez mais de redes de satélites vitais para a vida quotidiana na Terra, desde a Internet de banda larga e comunicações até aos serviços básicos de navegação.


A Rússia provocou a fúria internacional em 2021, quando atingiu um dos seus satélites desativados com um míssil anti-satélite, provocando milhares de fragmentos, para testar um sistema de armas antes da invasão da Ucrânia em 2022.


A perspetiva de colisões de satélites e guerra espacial acrescentou urgência aos apelos de defensores e advogados espaciais para que os países estabeleçam um mecanismo internacional de gestão do tráfego espacial, que não existe atualmente.


A Estação Espacial Internacional (ISS) é o maior laboratório científico construído fora da Terra. Está em órbita há mais de 25 anos a cerca de 400 km de altitude. O primeiro módulo foi lançado a 20 de novembro de 1998, mas a evolução é contínua. É a maior construção que o Homem fez fora da Terra numa parceria que junta nações "rivais".


A 26 de julho de 2022, a Rússia anunciou que vai deixar de operar a Estação Espacial a partir de 2024, mas em maio de 2023 acabou por concordar permanecer a bordo até 2028.


Satélite russo explode no espaço - SIC Notícias (sicnoticias.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

O que se sabe sobre a esfera 'alienígena' que pousou na Colômbia?

Em 2025, uma descoberta inusitada chamou a atenção de cientistas e moradores de  Buga , uma cidade no departamento de  Vale do Cauca , na Colômbia. Uma esfera prateada, descrita por alguns como  "alienígena",  foi encontrada após testemunhas relatarem ter visto o objeto realizando movimentos no céu antes de  "pousar"  na região. A cidade, conhecida por seu santuário religioso e belas paisagens, tornou-se o centro de um mistério que desperta curiosidade e especulação. Segundo os relatos, a esfera apresenta figuras gravadas em sua superfície e uma estrutura interna complexa, composta por três camadas Foto: Reprodução / Perfil Brasil O objeto, que foi rapidamente recuperado após seu pouso, possui características intrigantes. Segundo os relatos, a esfera apresenta figuras gravadas em sua superfície e uma estrutura interna complexa, composta por três camadas de material semelhante a metal. No interior, foram encontradas 18 microesferas que circundam um núcleo ce...