Avançar para o conteúdo principal

Ucrânia compra 4 mil drones chineses DJI Mavic para equipar suas Forças Armadas



 O Ministério da Defesa da Ucrânia comprou 4 mil drones chineses Mavic para suas Forças Armadas, por aproximadamente 14 milhões de dólares.


A Agência de Aquisições de Defesa do Ministério da Defesa da Ucrânia assinou contratos para o fornecimento de 3.000 drones UAV DJI Mavic 3E e outros 1.000 DJI Mavic 3T, com equipamentos adicionais após um processo de licitação internacional.


O valor total dos contratos é de 575,2 milhões de grívnia ucranianas (aproximadamente USD 14.478.456), informou o Aviacionline.


“Na guerra moderna, a velocidade e precisão são fatores-chave para o sucesso, tornando os drones indispensáveis para nosso exército. Os drones transformam o exército em uma força flexível, móvel e eficaz, pronta para enfrentar desafios a qualquer momento. Portanto, o objetivo do Ministério da Defesa é equipar as Forças Armadas com o maior número possível de drones. A combinação de tecnologias inovadoras e alta profissionalidade dos militares garantirá uma defesa eficaz de nosso país“, declarou o Vice-Ministro da Defesa da Ucrânia, Dmytro Klimenkov.


Segundo informações do governo ucraniano, como resultado dos acordos, o preço médio de um veículo aéreo não tripulado é o seguinte:


– 126.900 grívnias (cerca de USD 3.200) – DJI Mavic 3E com três baterias adicionais e um carregador;


– 194.200 grívnias (cerca de USD 4.911) – DJI Mavic 3T com três baterias adicionais e um carregador.


“Os melhores preços são obtidos quando há uma concorrência real entre fornecedores. Por isso, quando a Agência teve a oportunidade de comprar os Mavic que precisávamos para a primeira linha, utilizamos o novo procedimento de acordo marco do Prozorro. E essa abordagem valeu totalmente a pena. Em algumas licitações, havia entre 6 e 7 licitantes competindo e reduzindo o preço durante a licitação. No final, conseguimos preços recordes baixos para o Estado, como confirmado por jornalistas investigativos“, declarou Maryna Bezrukova, Diretora da Agência de Aquisições de Defesa do Ministério da Defesa da Ucrânia.


A Agência de Aquisições de Defesa do Ministério da Defesa da Ucrânia está utilizando a plataforma Prozorro para agilizar e obter bons preços em suas compras de material de origem “comercial” para suas forças armadas. Atualmente, há outro processo de aquisição em curso para comprar outros 6.000 drones chineses: 4.500 sistemas Mavic 3E e 1.500 sistemas Mavic 3T.


Ucrânia compra 4 mil drones chineses DJI Mavic para equipar suas Forças Armadas (aeroin.net)


Comentário do Wilson:

isto sim é o normal numa grande compra: que cada unidade fique a metade do preço de retalho.

Mas em Portugal a norma é o contrário: lembro-me, por exemplo, que quando o presidente da câmara de Lisboa, António Costa ou Fernando Medina, não me lembro bem quem, encomendou algumas centenas de bicicletas por não sei quantos milhões de Euros, na altura eu fiz as contas e cada bicicleta ficou em vários, muitos, milhares de euros a unidade, mais do triplo do preço a retalho e mais caro que alguns carros.

e o mais incrível é que na altura, ninguém, nem jornalistas nem oposição, fizeram as contas e todos acharam perfeitamente normal que cada bicicleta custasse mais que um carro, ou melhor, ninguém se deu conta que cada bicicleta custou mais que um carro.




Comentários

Notícias mais vistas:

Como uma entrevista matou João Rendeiro

João Rendeiro, após ser acusado de irregularidades no banco que fundou e presidia, o BPP, fugiu, não para um país que não tivesse acordo de extradição com Portugal mas para África do Sul onde tinha negócios. Acreditando na privacidade concedida por uma VPN, deu uma entrevista à CNN Portugal (TVI), via VPN. A partir dessa entrevista as autoridades portuguesas identificaram a localização de João Rendeiro que nunca acreditou que as autoridades sul-africanas o prendessem pois considerava as acusações infundadas e não graves ao ponto de dar prisão. No entanto João Rendeiro foi preso e, não acreditando na justiça portuguesa, recusou a extradição para Portugal acreditando que seria libertado, o tempo foi passando e ele teve de viver numa das piores prisões do mundo acabando por ter uma depressão que o levou ao suicídio. Portanto, acreditando no anonimato duma VPN, deu uma entrevista que o levou à morte. Este foi o meu comentário, agora o artigo da Leak: A falsa proteção da VPN: IPTV pode pôr-...

"Assinatura" típica do Kremlin: desta vez foi pior e a Rússia até atacou instalações da UE

Falamos de "um dos maiores ataques combinados" contra a Ucrânia, que também atingiu representações de países da NATO Kiev foi novamente bombardeada durante a noite. Foi o segundo maior ataque aéreo da Rússia desde a invasão total à Ucrânia. Morreram pelo menos 21 pessoas, incluindo quatro crianças, de acordo com as autoridades. Os edifícios da União Europeia e do British Council na cidade foram atingidos pelos ataques, o que levou a UE e o Reino Unido a convocarem os principais diplomatas russos. Entre os mortos encontram-se crianças de 2, 17 e 14 anos, segundo o chefe da Administração Militar da cidade de Kiev. A força aérea ucraniana afirmou que o Kremlin lançou 629 armas de ataque aéreo contra o país durante a noite, incluindo 598 drones e 31 mísseis. Yuriy Ihnat, chefe de comunicações da Força Aérea, disse à CNN que os foi “um dos maiores ataques combinados” contra o país. O ministério da Defesa da Rússia declarou que atacou “empresas do complexo militar-industrial e base...

Avião onde viajava Von der Leyen afetado por interferência de GPS da Rússia

 O GPS do avião onde viajava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi afetado por uma interferência que as autoridades suspeitam ser de origem russa, no domingo, forçando uma aterragem com mapas analógicos. Não é claro se o avião seria o alvo deliberado. A aeronave aterrou em segurança no Aeroporto Internacional de Plovdiv, no sul da Bulgária, sem ter de alterar a rota. "Podemos de facto confirmar que houve bloqueio do GPS", disse a porta-voz da Comissão Europeia, Arianna Podesta, numa conferência de imprensa em Bruxelas. "Recebemos informações das autoridades búlgaras de que suspeitam que se deveu a uma interferência flagrante da Rússia". A região tem sofrido muitas destas atividades, afirmou o executivo comunitário, acrescentando que sancionou várias empresas que se acredita estarem envolvidas. O governo búlgaro confirmou o incidente. "Durante o voo que transportava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para Plovdiv, o s...