Avançar para o conteúdo principal

Sistemas de armazenamento de energia na rede elétrica: Estamos à espera de quê?


Rui Castro, Professor do Instituto Superior Técnico e investigador no INESC-ID


 O armazenamento hídrico não é suficiente para garantir o funcionamento seguro do sistema de energia elétrica, sendo ainda imprescindível recorrer às capacidades de regulação das centrais de ciclo combinado a gás natural.


Por trás do simples gesto de pressionar o interruptor e acender-se a luz está um complexo e altamente sofisticado sistema que torna possível esta ação e consequência, tão corriqueira que nos passa despercebida e à qual não ligamos importância. Este sistema é o sistema de energia elétrica, ou, na linguagem mais popular, mas imprecisa, a rede elétrica.


O sistema de energia elétrica tem por função abastecer os consumidores de energia elétrica, um bem imprescindível nas sociedades modernas. Para que isto seja possível, é necessário que os geradores – a gás natural, hídricos, eólicos, solares fotovoltaicos e outros, sejam ligados aos consumidores, agora sim, através de uma infraestrutura física – a rede, composta por linhas aéreas, cabos subterrâneos e transformadores, estes últimos com a função de assegurarem que a transmissão de eletricidade se faz em boas condições.


O sistema de energia elétrica tem de garantir que uma restrição fundamental é cumprida: em cada instante, a energia elétrica que está a ser consumida tem de ser produzida nesse mesmo instante, de modo a assegurar o equilíbrio de uma grandeza fundamental ao funcionamento seguro do sistema de energia elétrica – a frequência. Tradicionalmente, o consumo elétrico, ou a carga, tem sido considerado sagrado, isto é, tem de ser servido, pelo que são os geradores que são chamados a promover o encontro entre a produção e o consumo. Para isso, sofisticados e robustos sistemas de controlo regulam, em tempo quase real, a produção de modo a igualá-la ao consumo que está a ser verificado.


Seria bom que todas as centrais elétricas tivessem esta capacidade de regulação, essencial ao funcionamento seguro do sistema de energia elétrica. Mas, infelizmente, não é assim. As centrais de gás natural, que funcionam com um ciclo combinado de gás e vapor, têm esta capacidade, para o que se regula o volume de gás e de vapor que é encaminhado para as turbinas. As centrais hidroelétricas também possuem esta possibilidade, através da regulação da quantidade de água que faz mover as turbinas. As centrais eólicas e solares fotovoltaicas, cada vez com uma posição mais dominante nos parques geradores, não têm capacidade de regulação, porque não é possível regular os recursos naturais, sol e vento. Estas últimas centrais renováveis têm um benefício ambiental inquestionável, contribuem para a descarbonização do setor elétrico, aproveitam um recurso natural que é grátis, mas, para a operação segura do sistema de energia elétrica, têm a (enorme) desvantagem que foi apontada.


A esta hora perguntará o leitor: mas o problema não ficaria resolvido, ou, pelo menos, minorado, se a energia em excesso dos recursos naturais fosse armazenada nos períodos de menor consumo e restituída quando a carga do sistema fosse maior, assegurando, assim, o equilíbrio entre produção e consumo? Sim, e estamos a fazê-lo há muito tempo. A energia hídrica afluente em excesso aos aproveitamentos hidroelétricos é armazenada nas albufeiras e é aproveitada, mais tarde, quando necessária, movendo as turbinas hidráulicas. E não se pode aproveitar a energia hídrica já utilizada e bombeá-la outra vez para uma cota superior de modo a aproveitá-la outra vez? Pode e estamos a fazê-lo nos aproveitamentos hidroelétricos com bombagem. Estas, e outras, características únicas das centrais hidroelétricas fazem delas um instrumento de enorme valia na gestão do sistema de energia elétrica.


Então, mas, afinal, qual é o problema? O problema é que o armazenamento hídrico não é suficiente para garantir o funcionamento seguro do sistema de energia elétrica, sendo ainda imprescindível recorrer às capacidades de regulação das centrais de ciclo combinado a gás natural. Daí que algum ativismo climático que grita “morte ao gás natural” demonstre muita ignorância acerca dos motivos por que ainda precisamos de centrais de gás natural.


A boa notícia é que não estamos condenados a viver toda a vida com os malefícios ambientais do gás natural. Para substituir as capacidades de regulação das centrais de gás naturais precisamos de mais armazenamento, muito armazenamento, só assim se garante o funcionamento seguro do sistema elétrico. Mais armazenamento hídrico? Sim, mas os locais onde é possível instalar albufeiras já estão tomados e a instalação de novas centrais com armazenamento irá ser diminuta, no futuro.


Duas alternativas de armazenamento se perfilam como mais promissoras: as baterias e o hidrogénio. Atualmente já existe tecnologia de baterias que permite armazenar, e devolver posteriormente, grandes quantidades de energia elétrica, ao nível de um país, mas ainda é cara. Num futuro próximo, os preços vão baixar e esta tecnologia será competitiva. Produzir hidrogénio em eletrolisadores durante os períodos de baixo consumo, armazená-lo e reconvertê-lo, mais tarde, em energia elétrica, usando pilhas de combustível, também é caro e pouco eficiente. No entanto, ainda há caminho para a tecnologia avançar e os custos baixarem. Será uma alternativa a considerar a prazo mais longo do que as baterias.


Portugal tem de preparar o futuro sistema elétrico (quase?) 100% renovável. Para isso, a aposta nos sistemas de armazenamento é urgente, sendo fundamental que esse futuro (que é já amanhã) seja adequadamente planeado, instalando unidades de armazenamento de energia que serão essenciais para a operação segura do sistema de energia elétrica do futuro, num ambiente sem centrais de gás natural. É caso para perguntar: estamos à espera de quê?


Sistemas de armazenamento de energia na rede elétrica: Estamos à espera de quê? (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Rendas congeladas “desesperam” proprietários e inquilinos apontam despejos como medida “oportunista”

Foto: Rodolfo Alexandre Reis  Luís Menezes Leitão, presidente da Associação Lisbonense de Proprietários diz que as propostas do Governo sobre o descongelamento das rendas são “minúsculas” e que mesmo em relação ao despejos “falta muito por esclarecer”. Já António Machado, líder da Associação de Inquilinos Lisbonenses considera que aumentar a liberalização dos contratos significa que “a parte mais fraca ainda fica mais fraca”. Concordam em discordar. É desta forma que os proprietários e inquilinos olham para o conjunto de medidas apresentadas pelo Governo sobre o novo regime do arrendamento urbano (NRAU). No lado da Associação Lisbonense de Proprietários (ALP), o presidente Luís Menezes Leitão, lamenta que o congelamento das rendas antigas a 1990, um dos principais cavalos de batalha da ALP se mantenha praticamente inalterado. “As alterações são minúsculas e só têm significado relativamente a inquilinos que ganhem acima de cinco salários mínimos mensais e mesmo assim estabelece a fi...

Avanços na IA levam china a pedir "barreira de segurança"

NurPhoto  O ministro chinês da Segurança do Estado, Chen Yixin, pediu esta segunda-feira a criação de uma "barreira de segurança" em torno da inteligência artificial, face às crescentes preocupações em Pequim e Washington sobre os riscos políticos, sociais e tecnológicos. Chen afirmou que a IA se tornou um dos principais campos da competição tecnológica mundial e uma nova frente da "rivalidade entre grandes potências", segundo um texto publicado pela Administração do Ciberespaço da China, principal regulador da Internet no país, na conta oficial na rede social WeChat. O responsável defendeu o desenvolvimento "saudável e ordenado" da IA, mas também o reforço da supervisão sobre dados, algoritmos, infraestruturas de computação e aplicações para uso civil e militar. O artigo enumera riscos associados à disseminação de conteúdo falso, ataques informáticos, fugas de dados, manipulação da opinião pública, desinformação, utilização militar de sistemas autónomos e...

Obrigada a cumprir a legislação europeia, Google diz que mudanças "vão reduzir a qualidade de serviço" - Expresso

Google alterou os resultados de pesquisa na União Europeia para cumprir regras do Regulamento dos Mercados Digitais A Google reestruturou a apresentação dos resultados de pesquisa na União Europeia, para cumprir as regras de concorrência do bloco. Mas alerta que as mudanças vão prejudicar a experiência dos utilizadores e as empresas locais. As alterações, que entraram em vigor esta terça-feira, destinam-se a responder às exigências do Regulamento dos Mercados Digitais (DMA) e a evitar novas sanções, depois de Bruxelas ter aplicado à tecnológica a uma multa de 460 milhões de euros por favorecer os próprios serviços nas pesquisas relacionadas com compras, viagens e outros setores. No novo formato, serviços especializados de pesquisa, como a Expedia e a Booking, passam a ter um maior destaque. Em contrapartida, hóteis, companhias aéreas, restaurantes e outros negócios locais surgem com menos informação, nomeadamente sem alguns preços atualizados em tempo real. A tecnológica norte-american...