Avançar para o conteúdo principal

“Catástrofe” com prateleiras vazias nos supermercados, despedimentos e lojas fechadas. Situação na Alemanha ainda vai piorar antes do Natal



 “Catástrofe” com prateleiras vazias nos supermercados, despedimentos e lojas fechadas. Situação na Alemanha ainda vai piorar antes do Natal


Para além das perspetivas de crescimento diminuídas, a Alemanha enfrenta outros ‘obstáculos’ que dificultam a sua estabilidade económica, naquele que é um dos países mais ricos do Mundo. Têm sido greves sucessivas em vários setores, especialmente na distribuição e retalho, bem como transportes que, agora, estão a levar a situações ‘limite’ em algumas regiões.


A cadeia de supermercados Rewe Hoffmann vive dias muito difíceis, com encerramento de algumas lojas, precipitado pela situação de crise vivida no país, com uma economia fragilizada e uma taxa de desemprego muito elevada.


Nestas lojas as prateleiras estão a menos de 75%, agora por regra. Os pacotes de leite só são restabelecidos no fim de semana e faltam produtos frescos, como frutas e legumes, ou congelados.


Dana Hoffmann, gerente da cadeia, lamenta ao Handelsblatt que as vendas tenham caído a 20%, enquanto as despesas dispararam. Os horários nas lojas já foram encurtados para fazer face à nova realidade, e também já se estão a verificar despedimentos. “A situação é catastrófica”, indica.


Sindicatos e empresas do setor do retalho e distribuição estão há mais de meio ano num braço de ferro relacionado com aumentos salariais de até 13%, num mínimo de mais 400 euros por mês. As greves de condutores de pesados, multiplicam-se também nos armazéns, causando atrasos nas entregas e abastecimento, levando a falta de produtos.


Quem sofre mais acabam por ser os supermercados mais pequenos, que têm menores capacidades de armazenamento.


As previsões não são boas, e tudo tenderá a piorar: não há acordo à vista entre trabalhadores e sindicatos e, já esta semana, arranca greve de trabalhadores do setor ferroviário, que deverá complicar ainda mais a normal circulação de mercadorias e abastecimento de armazéns e lojas.


A greve deverá manter-se até final do ano, com ‘tréguas’ marcadas para o dia de Natal, segundo adiantou o sindicato de maquinistas GDL, o que significa que a quadra natalícia na Alemanha deverá ser afetada pelas paralisações.


Por outro lado, cadeias maiores como o Lidl e Aldi têm estruturas de sindicatos mais frágeis e, por isso, têm sido menos afetadas.


Por Pedro Zagacho Goncalves

“Catástrofe” com prateleiras vazias nos supermercados, despedimentos e lojas fechadas. Situação na Alemanha ainda vai piorar antes do Natal – Executive Digest (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Arrendamento. Senhorio pode dar preferência a inquilino português?

  Segundo a DECO PROteste, o "direito à habitação está consagrado na Constituição Portuguesa" e a "lei do arrendamento define que nenhum inquilino pode ser discriminado no acesso ao arrendamento" por este motivo. N ão,  um senhorio não pode dar preferência a inquilino português , porque o direito à habitação está consagrado na Constituição, esclarece a  DECO PROteste .    " Não. O direito à habitação está consagrado na Constituição Portuguesa. A lei do arrendamento define que nenhum inquilino pode ser discriminado no acesso ao arrendamento por motivos de sexo, ascendência ou origem étnica, língua, território de origem, nacionalidade, religião, crença, convicções políticas ou ideológicas, género, orientação sexual, idade ou deficiência ", adianta a organização de defesa do consumidor.  Mais: "Os  anúncios de imóveis para arrendamento não podem conter qualquer restrição, especificação ou preferência baseada em categorias discriminatórias ".  Arrend...

Linhas brancas que os aviões deixam no céu têm consequências graves. E Portugal pode ter um papel importante

 A aviação precisa de acelerar a descarbonização (foto: Freepik) Os rastos de condensação dos aviões, as linhas brancas que deixam no céu, provocam o aquecimento do planeta, mas é possível preveni-los e Portugal pode dar um contributo importante, indica um estudo divulgado hoje. Da responsabilidade da Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E), que defende transportes sem emissões e acessíveis, o estudo foi divulgado pela associação portuguesa Zero, que faz parte da T&E. Alertando que os rastos de condensação também são responsáveis pelo aquecimento global, o estudo indica que eles se podem evitar e que tal é essencial para reduzir o impacto climático da aviação. Segundo o documento, o aquecimento causado por rastos de condensação na Europa é sazonal e concentrado no tempo. Em 2019, 75% do aquecimento causado por rastos de condensação ocorreu em voos entre janeiro e março e outubro e dezembro, e 40% em voos ao final da tarde e à noite. A associação Zero diz em comun...

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16