Avançar para o conteúdo principal

“Catástrofe” com prateleiras vazias nos supermercados, despedimentos e lojas fechadas. Situação na Alemanha ainda vai piorar antes do Natal



 “Catástrofe” com prateleiras vazias nos supermercados, despedimentos e lojas fechadas. Situação na Alemanha ainda vai piorar antes do Natal


Para além das perspetivas de crescimento diminuídas, a Alemanha enfrenta outros ‘obstáculos’ que dificultam a sua estabilidade económica, naquele que é um dos países mais ricos do Mundo. Têm sido greves sucessivas em vários setores, especialmente na distribuição e retalho, bem como transportes que, agora, estão a levar a situações ‘limite’ em algumas regiões.


A cadeia de supermercados Rewe Hoffmann vive dias muito difíceis, com encerramento de algumas lojas, precipitado pela situação de crise vivida no país, com uma economia fragilizada e uma taxa de desemprego muito elevada.


Nestas lojas as prateleiras estão a menos de 75%, agora por regra. Os pacotes de leite só são restabelecidos no fim de semana e faltam produtos frescos, como frutas e legumes, ou congelados.


Dana Hoffmann, gerente da cadeia, lamenta ao Handelsblatt que as vendas tenham caído a 20%, enquanto as despesas dispararam. Os horários nas lojas já foram encurtados para fazer face à nova realidade, e também já se estão a verificar despedimentos. “A situação é catastrófica”, indica.


Sindicatos e empresas do setor do retalho e distribuição estão há mais de meio ano num braço de ferro relacionado com aumentos salariais de até 13%, num mínimo de mais 400 euros por mês. As greves de condutores de pesados, multiplicam-se também nos armazéns, causando atrasos nas entregas e abastecimento, levando a falta de produtos.


Quem sofre mais acabam por ser os supermercados mais pequenos, que têm menores capacidades de armazenamento.


As previsões não são boas, e tudo tenderá a piorar: não há acordo à vista entre trabalhadores e sindicatos e, já esta semana, arranca greve de trabalhadores do setor ferroviário, que deverá complicar ainda mais a normal circulação de mercadorias e abastecimento de armazéns e lojas.


A greve deverá manter-se até final do ano, com ‘tréguas’ marcadas para o dia de Natal, segundo adiantou o sindicato de maquinistas GDL, o que significa que a quadra natalícia na Alemanha deverá ser afetada pelas paralisações.


Por outro lado, cadeias maiores como o Lidl e Aldi têm estruturas de sindicatos mais frágeis e, por isso, têm sido menos afetadas.


Por Pedro Zagacho Goncalves

“Catástrofe” com prateleiras vazias nos supermercados, despedimentos e lojas fechadas. Situação na Alemanha ainda vai piorar antes do Natal – Executive Digest (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di