Avançar para o conteúdo principal

Consumidores que compram energia diretamente no Mibel passam a financiar tarifa social



Consumidores que compram energia diretamente no Mibel passam a financiar tarifa social

 Por outro lado, ficam isentos de financiar a tarifa social de eletricidade os produtores de renováveis com tarifas garantidas ou que paguem contribuições ao sistema no âmbito dos leilões, produtores de renováveis com potência de ligação até 10 MVA, instalações de armazenamento com baterias e produtores em cogeração.


Os cortes de serviços essenciais, como a eletricidade, estão proibidos até 31 de dezembro apenas para situações excecionais.


Depois do Conselho de Ministros ter aprovado em outubro o novo modelo de financiamento da tarifa social da eletricidade, passando este a ser comparticipado também pelos comercializadores e outros agentes no mercado de consumo de energia elétrica, as regras foram reveladas pelo Governo esta sexta-feira em Diário da República. 


Até agora, a tarifa social de eletricidade, que abrange cerca de 800 mil famílias no país, era financiada apenas "pelos titulares dos centros eletroprodutores do continente não abrangidos por regimes de remuneração garantida, bem como por titulares de aproveitamentos hidroelétricos com potência superior a 10 MVA". No entanto, o Tribunal de Justiça da União Europeia tem repetido que "as obrigações de serviço público devem não discriminatórias, garantindo às empresas do setor da energia elétrica um acesso igual aos consumidores", refere a resolução do Conselho de Ministros publicada nesta manhã.


Com esta decisão, o Governo alarga agora "o âmbito e o número de entidades que irão comparticipar a tarifa social da eletricidade", passando a abranger não só os produtores (em função da energia injetada na rede), mas também os comercializadores de energia elétrica (em função da energia que faturam anualmente aos seus clientes) e os agentes de mercado na função de consumo (em função da energia comprada). Compete à ERSE garantir a operacionalização do financiamento da tarifa social.


Atualmente a tarifa social permite um desconto 33,8% face à tarifa regulada, sendo o seu custo estimado em mais de 120 milhões de euros. Este valor será agora financiado também pelas empresas que vendem eletricidade e pelos "consumidores que adquiram energia elétrica diretamente no mercado grossista, sem intermediação de comercializadores". 


Por outro lado, ficam isentos do financiamento da tarifa social os produtores de energia renovável, não hídrica, que até 31 de dezembro de 2023 beneficiem de regimes de remuneração garantida, paguem contribuições ao sistema elétrico nacional em troca do título de reserva de capacidade atribuído na modalidade de procedimento concorrencial, produtores de energia renovável com potência de ligação igual ou inferior a 10 MVA, instalações de armazenamento, com recurso a baterias, produtores em regime de cogeração.


Com base na informação reportada, cabe à ERSE efetuar uma estimativa anual dos valores de financiamento da tarifa social de eletricidade. O novo modelo de financiamento da tarifa social entra em vigor este sábado, 18 de novrmbro.



Comentário do Wilson:

Até me dói a cabeça com tanta complicação. e isto é apenas a ponta do iceberg do cálculo do preço da energia em Portugal.



por Bárbara Silva barbarasilva@negocios.pt 

Consumidores que compram energia diretamente no Mibel passam a financiar tarifa social - Energia - Jornal de Negócios (jornaldenegocios.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Carro Elétrico: Carregar fora de casa é um pesadelo!

 Eu já dei o meu testemunho várias vezes, mas volto a dizer… Não compreendo como é que uma pessoa pode comprar um carro elétrico sem ter a capacidade de o carregar em casa. É uma decisão que tem um potencial tremendo para ser um pesadelo. Pode não ser todos os dias, mas basta algo começar a correr mal, para ser um stress desmedido. Ou seja, sempre que testo um carro 100% elétrico que não cabe na minha garagem, já sei que me estou a meter a jeito para ter uma experiência francamente má. O dia de ontem foi exatamente isso. Carro Elétrico: Carregar fora de casa é um pesadelo! Portanto, tenho um Voyah Courage para teste (que diga-se de passagem, é um belo carro Chinês), que é obviamente um 100% elétrico. Dito tudo isto, não sendo possível carregar em casa, porque é demasiado grande, decidi que ia deixar o carro a carregar no único posto rápido ativo na minha zona de residência enquanto ia treinar ao ginásio. Sim, o único posto rápido, porque o posto do LIDL continua sem cabos, e o post...

Alerta WhatsApp: esquema está a limpar contas bancárias em Portugal e Espanha!

  Sankt-Petersburg, Russia, March 6, 2018: Whatsapp messenger application icon on Apple iPhone X smartphone screen close-up. Whatsapp messenger app icon. Social media icon. Social network Prepara-te, porque o teu smartphone acaba de se tornar o alvo principal de uma das redes de cibercrime mais persistentes da Europa. O que começou como um alerta vermelho da Guardia Civil em Espanha atravessou a fronteira e já está a fazer vítimas em Portugal. Não é um vírus sofisticado, nem um hack complexo: é o regresso do “Golpe 419”, mas agora com um polimento digital que está a enganar até os utilizadores mais atentos. Graças a isto este esquema está a limpar contas bancárias via WhatsApp. Alerta WhatsApp: esquema está a limpar contas bancárias em Portugal e Espanha! Se receberes uma mensagem de um advogado ou consultor no WhatsApp, para tudo. Podes estar a um passo de ver a tua conta bancária ser esvaziada. O Esquema: Como a Herança Milionária te deixa na miséria Embora o método seja antigo (...

Castelo de Leiria parece "um filme de terror"

 A quase totalidade das árvores do Castelo de Leiria foram destruídas pela depressão Kristin, que também fez cair um troço de muralha daquele monumento que, segundo a vice-presidente do município, "parece um filme de terror". "Perderam-se cerca de 90% das árvores e arbustos. Parece um filme de terror", disse à agência Lusa Anabela Graça, que assume os pelouros dos Equipamentos Culturais, Cultura e Educação. Monumento Nacional desde 1910, o Castelo de Leiria foi um dos equipamentos do património cultural do concelho mais afetados pela tempestade, tanto no interior como no exterior. Registam-se "danos consideráveis devido à queda de árvores", mantendo-se "uma preocupação muito grande, porque os solos estão muito desprotegidos com as chuvas". No edificado, as situações mais sensíveis são a Casa do Guarda, "recentemente reconstruída", atingida por uma árvore de grande porte, e a queda de um troço de muralha. "De imediato tivemos uma eq...