Avançar para o conteúdo principal

Motor revolucionário queima hidrogénio e injeta água sem emissões poluentes



Adeus gasolina? Motor revolucionário de combustão de empresa europeia queima hidrogénio e injeta água sem emissões poluentes.


 As medidas ambientais mais apertadas na Europa têm promovido o desenvolvimento de alternativas de mobilidade para além do carro elétrico: nesta altura, o hidrogénio é a opção mais bem posicionada no setor automóvel. Nos últimos meses, têm surgido vários desenvolvimentos que utilizam o hidrogénio num motor de combustão interna como solução sem emissões poluentes.


A empresa austríaca AVL Racetech, que colabora com o mundo da Fórmula 1 e NASCAR, anunciou um motor turboalimentado a hidrogénio com excelente desempenho: este último é o mais notável porque até ao momento era muito difícil queimar hidrogénio com uma mistura rica o suficiente para oferecer um bom desempenho, indicou o jornal ‘El Español’. “A AVL Racetech está a banir esse preconceito”, revelou, em comunicado. “Nos últimos meses, o departamento de automobilismo da AVL desenvolveu um motor inovador a hidrogénio em colaboração com o laboratório húngaro HUMDA.”


O motor é um protótipo de motor turbo com 2.000 centímetros cúbicos de cilindrada, que pode atingir uma densidade de potência de 205 CV por litro: ou seja, uma potência total gerada de 410 CV, semelhante a qualquer motor de combustão a gasolina de competição.


O segredo do sucesso do AVL é um sistema “inteligente” de injeção de água, para moderar e melhorar a combustão nos cilindros do motor. Especificamente, a água é borrifada na admissão para “evitar a ignição prematura indesejada, que pode danificar o motor”.


Essa mudança garante que, na fase de combustão, todo o combustível seja queimado no tempo indicado, o que amplia a confiabilidade do propelente. “A relação ar-combustível é 1”, revelou a empresa, ou seja, uma combustão estequiométrica, que utiliza a quantidade certa de oxigénio para ser realizada e assim tornar-se um processo mais eficiente.


Em termos de especificações técnicas, os 410 CV alcançados no banco de testes são atingidos às 6.500 rotações por minuto, enquanto o torque máximo de 500 Nm é alcançado entre 3.000 e 4.000 rotações – número superiores aos que haviam estimado quando apresentaram o projeto no ano passado.


“No final de 2022, anunciámos pela primeira vez que trabalharíamos num motor de corrida de 2 litros movido a hidrogénio com combustão estequiométrica e injeção de água”, referiu Paul Kapus, chefe de desenvolvimento de motores de ignição da AVL.


“Os resultados obtidos pelo nosso motor de corrida a hidrogénio confirmam que podemos oferecer um pacote extremamente competitivo com esta tecnologia”, indicou Ellen Lohr, diretora de desportos motorizados da AVL. “O objetivo da AVL Racetech é levar o automobilismo a um futuro sustentável.”


Do outro lado do Oceano Atlântico, a Toyota registou uma patente nos Estados Unidos para um motor de combustão que incorpora um novo sistema de refrigeração. Propõe a utilização de válvulas de injeção de água para arrefecer as altas temperaturas geradas pelo hidrogénio durante a sua combustão.


O projeto conta com um par dessas válvulas em cada cilindro para introduzir o elemento líquido como refrigerante nos diferentes orifícios de admissão.


Para garantir um controlo preciso deste sistema de refrigeração, a Unidade de Controlo Eletrónico (ECU) será responsável pela gestão de todos os parâmetros do motor: os dados dos sensores para controlar a combustão, o combustível, as rotações e as emissões. Este cérebro digital será responsável por monitorizar o estado de funcionamento do veículo em todos os momentos e assim determinar a quantidade de água que deve ser injetada no motor a cada momento.


Adeus gasolina? Motor revolucionário de combustão de empresa europeia queima hidrogénio e injeta água sem emissões poluentes – Executive Digest (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

As obras "faraónicas" e os contratos públicos

  Apesar da instabilidade dos mercados financeiros internacionais, e das dúvidas sobre a sustentabilidade da economia portuguesa em cenário de quase estagnação na Europa, o Governo mantém na agenda um mega pacote de obras faraónicas.  A obra que vai ficar mais cara ao país é, precisamente, a da construção de uma nova rede de alta velocidade ferroviária cujos contornos não se entendem, a não ser que seja para encher os bolsos a alguns à custa do contribuinte e da competitividade. Veja o vídeo e saiba tudo em: As obras "faraónicas" e os contratos públicos - SIC Notícias

Motor de desenvolvimento ou de danos irreparáveis? Parque solar planeado para Portugal abre polémica

    Vista da central solar de Serpa, no sul de Portugal, quarta-feira, 28 de março de 2007.  -    Direitos de autor    ANTONIO CARRAPATO/AP2007 Direitos de autor ANTONIO CARRAPATO/AP2007 A empresa por detrás do projeto promete "conciliar a produção de energia renovável com a valorização ambiental do território". Ainda assim, as associações ambientalistas e os municípios têm-se insurgido contra a implantação do Parque Solar Fotovoltaico Sophia. Quais os motivos? Um novo projeto solar, que será sediado no distrito português de Castelo Branco, está a ser amplamente contestado tanto pelas associações ambientalistas como pelos próprios municípios. Chama-se Parque Solar Fotovoltaico Sophia e, segundo anunciado no  site da empresa por detrás da iniciativa , a Lightsource bp, o seu objetivo passa por " conciliar a produção de energia renovável com a valorização ambiental do território  e benefícios duradouros para as comunidades locais". Tratar-...