Avançar para o conteúdo principal

Arrendamentos expresso levam casas a desaparecerem do mercado em 24 horas


O fenómeno que o Idealista descreve como "arrendamentos expresso" não atinge apenas a capital, isto porque Braga até é o distrito "onde a percentagem de casas arrendadas em menos de 24 horas foi mais alta (Imagem de arquivo) © Igor Martins / Global Imagens


 Em Portugal, 28% das casas até 750 euros por mês são arrendadas em menos de um dia e 11% com rendas acima de 1500 euros em Lisboa.


Os arrendamentos de casas em menos de 24 horas já assumem em Portugal uma relevância muito significativa. Cerca de 19% das casas arrendadas através do portal imobiliário Idealista desapareceram do mercado em menos de um dia, no mês de outubro.


Tudo depende do valor da renda. Os anúncios com valores mais baixos, são naturalmente os que desaparecem primeiro: 28% das casas arrendadas em menos de 24 horas custavam menos de 750 euros por mês; 22% entre 750 e mil euros mensais; 11% entre mil e 1500 euros por mês; e 11% custavam mais de 1500 euros por mês.


O fenómeno que o Idealista descreve como "arrendamentos expresso" não atinge apenas a capital, isto porque Braga até é o distrito "onde a percentagem de casas arrendadas em menos de 24 horas foi mais alta, alcançando 24% do total de operações". Só depois então é que vem Lisboa, neste ranking, com 18%. Seguem-se Coimbra (17%), Setúbal (17%) e Aveiro (17%). "No Porto, 13% das casas foram arrendadas em menos de um dia e em Faro, 12% esteve menos de 24 horas no mercado", revela o marketplace imobiliário.


Arrendamentos acessíveis mais pressionados

Como há vimos, os arrendamentos mais acessíveis, abaixo dos 750 euros mensais, concentram a taxa de "arrendamentos expresso" mais elevada. "Em Faro, 50% das casas arrendadas em outubro por menos de 750 euros por mês mês esteve menos de um dia na base de dados do Idealista. Segue-se Lisboa, com uma percentagem de 47%, Braga (45%), Porto (28%), Coimbra (27%), Aveiro (23%) e Setúbal (22%)", avança o Idealista.


A rapidez com que desaparecem do portal os anúncios de arrendamento diminui então à medida que os valores vão subindo, por intervalos de preços. "Nas casas com preços compreendidos entre 750 e 1.000 euros, Lisboa é líder nos 'arrendamentos expresso', sendo que 26% das casas foram arrendadas em menos de um dia. Segue-se Braga (21%), Porto (20%), Setúbal (18%), Aveiro (17%), Faro (12%) e Coimbra (12%)." Nas casas com preços entre 750 e 1.000 euros, "Lisboa é líder nos 'arrendamentos expresso', sendo que 26% das casas foram arrendadas em menos de um dia. Segue-se Braga (21%), Porto (20%), Setúbal (18%), Aveiro (17%), Faro (12%) e Coimbra (12%).



Arrendamentos expresso levam casas a desaparecerem do mercado em 24 horas (dinheirovivo.pt)


Comentário do Wilson:

isto não é bem um comentário, apenas uma impressão: da leitura deste artigo posso concluir que a renda média em Portugal é de cerca de 1000 Euros excepto em Lisboa e Porto onde é superior a 1500 Euros.

Esta conclusão é baseada apenas da minha leitura deste artigo e provavelmente estará inexacta. Se quiserem corrigir-me por favor escrevam o link para informação pertinente nos comentários.


Comentários

Notícias mais vistas:

Governo vai apoiar reconstrução de casas até 10.000 euros sem necessidade de documentação

 O Governo vai apoiar a reconstrução de habitação própria e permanente em intervenções até 10.000 euros "sem necessidade de documentação" para os casos em que não haja cobertura de seguro, anunciou hoje o primeiro-ministro. O Governo vai apoiar a reconstrução de habitação própria e permanente em intervenções até 10.000 euros "sem necessidade de documentação" para os casos em que não haja cobertura de seguro, anunciou hoje o primeiro-ministro. O mesmo montante estará disponível para situações relacionadas com agricultura e floresta exatamente no mesmo montante. Luís Montenegro falava no final da reunião extraordinária do Conselho de Ministros, que durou cerca de três horas e decorreu na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento (Lisboa). De acordo com o primeiro-ministro, esses apoios para a reconstrução de casas serão acompanhados de vistorias das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e das Câmaras Municipais. "O mesmo procedimento tam...

Tempestade "Kristin": Conselho de Ministros adota medidas no montante de 2,5 mil milhões de euros

Conselho de Ministros, Lisboa, 1 fevereiro 2026 (Gonçalo Borges Dias/GPM)  O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, anunciou hoje, dia 1 de fevereiro, a adoção, pelo Conselho de Ministros, de um pacote de medidas destinado a apoiar as populações e as empresas na recuperação dos efeitos da tempestade "Kristin", que atingiu o território nacional na noite de 27 para 28 de janeiro. Além do prolongamento do estado de calamidade até 8 de fevereiro, foi apresentado um conjunto de medidas de emergência e de recuperação, num valor global de 2,5 mil milhões de euros, dirigido ao apoio aos cidadãos, às empresas e à recuperação de infraestruturas públicas e privadas. Aprovou uma Resolução do Conselho de Ministros (RCM) que alargou temporal e territorialmente a situação de calamidade em resultado da tempestade "Kristin", decretada pela RCM n.º 15-B/2026, nos seguintes termos: a) A situação de calamidade é prolongada até Às 23h59 do dia 8 de fevereiro de 2026,considerando as persist...

Isenção de portagens por uma semana para quem entra e sai em 4 nós de acesso da A8, A17, A14 e A19

  Isenção nas autoestradas A8, A17, A14 e A19 só se aplica a quem entra ou sai em quatro nós e não ao tráfego que atravessa as vias. Brisa vai acomodar 30% da receita perdida. Estado paga o resto. O Governo anunciou a isenção de portagens durante uma semana nos nós que servem as zonas afetadas pela depressão Kristin. Estas isenções vão abranger troços da A8, A17, A14 e A19 e vão começar a ser aplicadas à meia noite e estender-se até às 24 horas do dia 10 de fevereiro, a próxima terça-feira. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, durante uma visita a uma empresa de Pombal. O Ministério das Infraestruturas e Habitação esclareceu entretanto, em comunicado que troços vão ficar isentos de portagens até 10 de fevereiro. E acrescentou que o tráfego que atravesse as autoestradas entre os nós acima referidos não será isentado. Fica isento todo o tráfego que tenha origem ou destino: Na A8, entre o nó de Valado de Frades e o nó de Leiria Nascente (COL); Na A17, entre o n...