Avançar para o conteúdo principal

Aprenda a libertar espaço no telemóvel sem ter de apagar nada



 A libertação de espaço no seu telemóvel não é uma questão complicada. É comum numa altura em que é possível guardar tantos conteúdos multimédia, tais como fotografias, vídeos e áudios, que o espaço no nosso telemóvel se esgote rapidamente, deixando-nos com o problema de descobrir como libertar alguns GB.


É claro que a resposta lógica é livrarmo-nos de algum desse conteúdo multimédia, mas e se não quisermos fazer isso? E se quisermos manter as centenas de vídeos e fotografias que podem ser inúteis mas que compõem toda a nossa identidade? Há alguma forma de salvar tudo isso e libertar espaço?


Honestamente, libertar espaço ao apagar as fotografias e outras aplicações é a melhor maneira de o fazer, pois garante que teremos espaço suficiente durante algum tempo. Já existem inúmeros guias para fazer isto no iPhone e Android, e na verdade guardar tudo num disco externo, por exemplo, é suficiente, mas há outras alternativas.


Utilize as ferramentas do seu telemóvel

Tanto o Android como o iPhone conseguem verificar as opções para libertar espaço e levam-no a uma secção de Definições onde poderá ver como o espaço está a ser utilizado no seu telefone. Estas ferramentas oferecem frequentemente ajuda na limpeza, fazendo automaticamente algumas das coisas que recomendaríamos, tais como limpar caches, rever vídeos que podem não lhe interessar, ficheiros repetidos, entre outras coisas. Para o fazer, em ambos os dispositivos pode procurar o menu Armazenamento em Definições. Isto pode ajudá-lo a libertar algum espaço com apenas alguns cliques.


Eliminar aplicações desnecessárias

Pode não querer apagar nenhuma das suas aplicações essenciais, mas considere algumas das que vêm em conjunto com o seu dispositivo. Algumas não podem ser apagadas (só podem ser desativadas) mas vale a pena percorrer cada uma delas e libertar algum espaço. Para o fazer, em ambos os dispositivos, basta procurar a secção Apps em Definições, ir a cada uma delas e procurar a opção de apagar ou desativar.


Apagar a cache da aplicação

Eliminar aplicações é uma coisa (e pode não querer fazê-lo), mas outra forma de libertar algum espaço no seu telemóvel é limpar a cache. Algumas aplicações, tais como browsers, tendem a armazenar grandes quantidades de dados, tal como as redes sociais. Isto também pode ser visto nas Apps em Definições, onde se pode existe uma opção para limpar a cache.



Verificar fotos duplicadas

Quando tiramos fotografias com HDR é comum que dois ficheiros sejam guardados no telefone, e que tenhamos duas cópias da mesma fotografia. Neste caso, pode apagar os duplicados da sua galeria. Não é muito complicado, embora possa não se aplicar a todos os casos.


Medidas preventivas

Se quiser evitar o constante esgotamento do espaço, pode tomar uma série de medidas. Aqui estão as principais:


Se utiliza serviços de streaming…

Descarregar conteúdo e, cada vez que terminar um episódio, apagá-lo.


Desligar o modo HDR

Pode não obter a qualidade de imagem que deseja, mas se esta opção ainda estiver ligada, manterá duas versões da mesma imagem. Se não o quiser desligar, lembre-se de apagar as duplicações.


Limpar a cache constantemente

Tal como mencionado, isto pode ocupar espaço, bem como atrasar o desempenho do seu telemóvel


https://menshealth.pt/living/aprenda-a-libertar-espaco-no-telemovel-sem-ter-de-apagar-nada/134910/

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Já temos memória RAM a 1200€ em Portugal

  Crise da RAM em Portugal? preços disparam, pré-builds voltam a fazer sentido e a culpa é da IA. Sim, a febre já chegou a Portugal. Seja pelo stock “antigo” estar a escoar demasiado rápido, ou porque as lojas sabem que podem aproveitar a onda para fazer dinheiro a sério com o stock que tinham em armazém, a realidade é que os preços estão a aumentar a uma velocidade absurda. Por isso, se estás a montar um PC novo ou a pensar fazer upgrade de RAM, já levaste com o choque. Ou seja, kits que há meses custavam 60 ou 70 euros agora andam nos 400, 500 ou até 700 euros.  Não, não é exagero . Há quem tenha comprado 32 GB DDR5 6000 por 70 euros em março e hoje vê exatamente o mesmo kit a 700 euros. O que é que se passou para os preços da RAM ficarem fora de controlo em tão pouco tempo? RAM está a disparar. E não é só “ganância das lojas”. Sim, é verdade que os fornecedores e próprias lojas estão a aproveitar a onda. Porque o stock não desaparece assim de um momento para o outro. Mas a ...

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...