Avançar para o conteúdo principal

Dez anos depois, Caixa volta a nível de Investimento

 Moody's acaba de subir o rating da CGD para Investment Grade. Recapitalização do banco do Estado terminou em 2018 mas só agora, com a conclusão do Plano Estratégico, a agência de rating alterou a notação para este patamar.


Paulo Macedo, presidente executivo da CGD   © ANTÓNIO COTRIM/LUSA


O outlook mantém-se estável, mas uma década depois a Moody's volta a cotar o banco público português no nível de Investimento. O anúncio acaba de ser feito pela CGD à CMVM.


Com esta alteração a CGD é agora notada em nível de investment grade por duas das principais agências internacionais: Moody's e DBRS.


"A Moody"s Investor Service subiu em um nível o rating de dívida sénior de longo prazo da CGD de Ba1 para Baa3 e da dívida sénior de curto-prazo, incluindo Comercial Paper, de Not Prime para o nível P-3. O outlook foi mantido em Stable. Em simultâneo, o rating de dívida sénior não preferencial de longo prazo da CGD subiu igualmente em um nível de Ba2 para Ba1."


Esta elevação da dívida marca o regresso do banco do Estado à categoria de investment grade pela Moody"s, após um período de dez anos, o que constitui "um importante marco na evolução e no posicionamento da Caixa no mercado". A instituição sublinha que esta promoção ocorre na sequência de "três subidas verificadas durante a implementação do Plano Estratégico 2017-2020, fruto do progressivo reforço da solidez, rentabilidade e qualidade dos ativos".


Em abril de 2011, a CGD tinha um rating de A1 tendo sido reduzido em três níveis nesse mês para Baa1. Passados três meses, o rating da instituição foi reduzido em mais três níveis para Ba1, entrando em sub-investment grade, tendo o banco público sido ainda, após esta notação, sujeito a mais três reduções do nível de rating até junho de 2015.


"Neste período foram cinco reduções num total de nove níveis no rating", frisa o banco público.


O início da inversão verificou-se apenas em 2017, com a subida de um nível em fevereiro de 2017, aquando da recapitalização. Em outubro de 2018, com a melhoria da qualidade dos ativos, a Moddy"s elevou o rating da CGD em dois níveis para Ba1, permanecendo, no entanto num patamar inferior ao Investment Grade, conforme relata a instituição.


A subida agora anunciada, eleva a dívida da CGD para o nível de Investment Grade, após a conclusão do plano estratégico da instituição.


Por Joana Petiz em:

https://www.dinheirovivo.pt/economia/dez-anos-depois-caixa-volta-a-nivel-de-investimento-13931800.html


Comentários

  1. Parabéns ao Paulo Macedo, um profissional eficaz em todos os projectos em que se mete, e parabéns a toda a equipa e funcionários da CGD.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Notícias mais vistas:

China desmantela 300 barragens para restaurar ecossistema do Yangtsé

 Foram removidas 300 das 357 barragens e desativadas 342 das 373 pequenas centrais hidroelétricas no rio Chishui, permitindo que espécies raras de peixes retomassem os ciclos naturais de reprodução. A China desmantelou 300 barragens e encerrou a maioria das centrais hidroelétricas no Chishui — um importante afluente do rio Yangtsé — para proteger espécies de peixes ameaçadas e restaurar o ecossistema, informou esta sexta-feira a imprensa oficial. De acordo com a agência noticiosa oficial Xinhua, até dezembro foram removidas 300 das 357 barragens existentes no Chishui, também conhecido como rio Vermelho. Além disso, foram desativadas 342 das 373 pequenas centrais hidroelétricas, permitindo que várias espécies raras de peixes retomassem os ciclos naturais de reprodução. Com mais de 400 quilómetros de extensão, o Chishui atravessa as províncias de Yunnan, Guizhou e Sichuan, no sudoeste da China, sendo considerado pelos ecologistas como um dos últimos refúgios para espécies raras e end...

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)