"Selfie" tirada durante o processo de aterragem da Beresheet
A missão de aterragem lunar da SpaceIL, a empresa aeroespacial israelita, que estava planeada acontecer na passada quinta-feira, não foi bem sucedida devido a um problema no motor principal da Beresheet, que levou à perda de controlo da nave durante o processo de aproximação à Lua.
«Não tivemos sucesso, mas tentamos e já é uma vitória termos chegado tão longe», disse Morris Khan, um investidor que financiou o projeto, à Cnet. «Devemos orgulhar-nos», afirmou.
No Twitter, a Nasa deu os parabéns a SpaceIL, dizendo que «a Israel Aerospace Industries e o estado de Israel estão de parabéns por terem feito a primeira missão lunar privada chegar à órbita da Lua». Buzz Aldrin, o piloto do Apollo 11, deixou também algumas palavras de apoio ao ter dito que «o trabalho, espírito de equipa e inovação» da SpaceIL inspiraram a comunidade científica.
Sem o sucesso esperado, a missão da Beresheet foi um marco importante na história das explorações espaciais, pois foi uma demonstração de como as missões espaciais “low cost” podem começar a ter mais sucesso num futuro próximo. Embora se tenha desintegrado ao chegar ao solo lunar, desta viagem ficou a espécie de selfie que a Beresheet conseguiu captar durante a descida.
http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2019-04-12-Missao-lunar-SpaceIL-uma-boa-viagem-e-uma-aterragem-desastrosa
Comentários
Enviar um comentário