Avançar para o conteúdo principal

NASA quer ir buscar 96 fraldas usadas deixadas na Lua há 50 anos

Foi há quase 50 anos que a Apollo 11 da NASA pousou na Lua. A pegada icónica de Neil Armstrong ainda está lá, sem ser perturbada. Não há atmosfera, não há vento nem outra ação que possa “apagar” aquele que foi “Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a Humanidade”.

No entanto, a maior pegada humana na Lua está, indiscutivelmente, nos 96 sacos de lixo humano deixados para trás pelas seis missões Apollo que lá pousaram. Alguém tem de ir buscar os excrementos!


NASA quer ir buscar 96 fraldas usadas deixadas na Lua há 50 anos pelos astronautas

NASA tem planos para recolher 96 fraldas que astronautas deixaram na Lua
Não é uma missão de salvamento, nem uma missão de investigação sobre a origem da vida na Terra. Na verdade, o que a NASA pretende fazer é ir à Lua, nos próximos anos. A agência espacial quer voltar a colocar humanos no solo lunar, mas agora com permanência. Contudo, irá estudar o que deixou para trás, nas missões que terminaram na década de 70. Assim, irá recolher, entre outras coisas, as fraldas deixadas pelos seus astronautas durante o programa Apollo.

Segundo a agência espacial norte-americana, há um interesse científico na análise das fezes. Como foram deixadas no Espaço durante cerca de 50 anos, será que ainda têm “vida”?

https://pplware.sapo.pt/ciencia/nasa-quer-ir-buscar-96-fraldas-deixadas-na-lua-ha-50-anos/

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di