A cada dois anos, peritos de diferentes partes do mundo juntam-se para simular o possível impacto de um asteroide com a Terra. As “decisões” tomadas vão poder ser acompanhadas online.
As hipóteses do futuro impacto de um asteroide existem e NASA e ESA e outras agencias espaciais, assim como organizações e instituições cientificas, querem estar preparadas caso a possibilidade “vire” realidade.
É por isso que a cada dois anos organizam a Planetary Defense Conference, onde peritos de diferentes partes do mundo se juntam para simular todo um cenário em que há um asteroide em rota de colisão com a Terra.
O exercício de 2019 está em curso até 3 de maio com vários contornos devidamente “fundamentados". O objetivo durante a semana é que os participantes, nos seus papeis de “Governo nacional”, “agência espacial”, “astrónomo” e “gabinete de proteção civil”, analisem possíveis respostas à medida que a situação for evoluindo diariamente.
As decisões perante este cenário hipotético vão poder ser acompanhadas online através da conta @esaoperations no Twitter.
https://tek.sapo.pt/extras/site-do-dia/artigos/e-se-um-asteroide-colidir-com-a-terra-defesa-planetaria-reune-a-partir-de-hoje
Comentários
Enviar um comentário