Avançar para o conteúdo principal

Dica: Perdeu o seu telemóvel? Siga de imediato estas 4 ações

Todos os dias há dezenas de smartphones perdidos e esquecidos por este país fora. As pessoas têm a vida delas lá dentro e, como tal, a perda de um bem, mesmo que tenha um preço barato, causa preocupação. Está em causa a privacidade e a segurança de muita informação pessoal. Assim, como devemos então proceder se perdermos, ou se nos roubarem o telemóvel?

Apresentamos 4 dicas para que tome uma ação imediata após dar conta que perdeu ou que lhe roubaram o telefone.

O que fazer se o seu telemóvel for roubado ou tiver sido perdido?
Se tiver determinado que o seu telemóvel não está apenas perdido temporariamente, é aconselhável tomar medidas mais avançadas para proteger as suas informações e identidade.


1. Relate a perda à sua operadora de comunicações móveis imediatamente
A operadora pode suspender ou desligar o serviço do seu telefone ausente. Desta forma poderá evitar o uso não autorizado do smartphone, assim como podem solicitar outro tipo de ajuda. Por norma, as operadoras têm um serviço online ou via app onde pode reportar estas informações.

Estes são alguns dos sítios onde as operadoras deixam informação relevante:

Vodafone: Perdi/Roubaram-me o telefone. O que devo fazer?
MEO: Linhas de apoio ao Cliente
NOS: O que fazer em caso de furto?



2. Bloquear e limpar remotamente o seu telefone, se possível
Atualmente, a maioria dos smartphones tem um “kill switch” embutido que permite ao utilizador desativar remotamente o dispositivo. Isso evita que os larápios o possam redefinir. Contudo, para que esses serviços funcionem, o smartphone tem de ter ou serviços da marca instalados nativamente ou o utilizador terá de instalar de terceiros.

Esta é uma lista de alguns dos portais mais populares para o ajudar:

Apple bloqueio dos dispositivos com a app Encontrar (Find my iPhone)
Android bloqueio remoto com Find my Device
Samsung Localizar o meu telemóvel
Microsoft Localizar e bloquear um dispositivo Windows perdido



3. Altere as suas palavras passe
As empresas de smartphones geralmente oferecem serviços na cloud, permitindo que o seu telefone tenha acesso aos seus dados na nuvem. Para evitar que o ladrão tenha acesso a esses dados deverá alterar as suas palavras passe. Claro que se o smartphone estiver fechado, com código de acesso, será difícil chegar até esses dados. Contudo, há pessoas que têm pouca segurança no primeiro reduto de acesso ao telefone.

Facilmente dentro do telemóvel as pessoas mal intencionadas terão acesso a informação bancária, redes sociais, e-mail e outras contas.


4. Apresente queixa na polícia
Claro que é uma chatice ter de apresentar queixa. No entanto, é importante que estes assuntos fiquem registados nas mãos das autoridades. Para facilitar este processo, utilize o portal da Queixa Eletrónica e preencha a queixa que pretende apresentar.


Sugestões de segurança
Antes de mais, ajude-se a proteger o seu smartphone e a si mesmo. Como diz o velho ditado, “mais vale prevenir que remediar”, e neste caso particular, nunca foi tão verdadeiro. Estas dicas podem ajudá-lo a proteger o seu telefone e as suas informações caso perca o smartphone:

Use o bloqueio automático e um código de acesso. É possível bloquear a maioria dos dispositivos usando uma palavra passe ou outro recurso semelhante. No entanto, muitas pessoas simplesmente não o fazem, deixando os seus contactos, mensagens de texto, e-mails e contas de redes sociais abertas para qualquer pessoa que coloque as mãos no telefone.

Fazer cópia de segurança das informações. Certificar-se de que faz cópias de segurança das suas informações regularmente. Isso poderá “salvar-lhe a vida” caso nunca recupere o acesso ao seu telefone. Se adotar uma técnica de baixa tecnologia, como escrever números de telefone ou algo mais de alta tecnologia, como enviar informações para a cloud, ficará feliz em ter um backup caso o seu telefone seja roubado ou perdido. E é tão simples, serviços como o da Google, Apple ou Microsoft, permitem em automático ter cópias automáticas dos contactos, das mensagens, das fotos, vídeos, dados e muito mais.

Considere o software que monitoriza o seu equipamento. Como mencionamos em cima, a maioria dos smartphone oferece software básico de monitorização e proteção remota. Para isso, o software deve estar já instalado e ativado. Por outro lado, caso não tenham de forma nativa, há aplicações que fazem essa proteção de forma eficaz.

https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/omundoemobile/perder-roubado-smartphone-vida/

Comentários

Notícias mais vistas:

EUA criticam prisão domiciliária de Bolsonaro e ameaçam responsabilizar envolvidos

 Numa ação imediatamente condenada pelos Estados Unidos, um juiz do Supremo Tribunal do Brasil ordenou a prisão domiciliária de Jair Bolsonaro por violação das "medidas preventivas" impostas antes do seu julgamento por uma alegada tentativa de golpe de Estado. Os EUA afirmam que o juiz está a tentar "silenciar a oposição", uma vez que o ex-presidente é acusado de violar a proibição imposta por receios de que possa fugir antes de se sentar no banco dos réus. Numa nota divulgada nas redes sociais, o Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado dos Estados Unidos recorda que, apesar do juiz Alexandre de Morais "já ter sido sancionado pelos Estados Unidos por violações de direitos humanos, continua a usar as instituições brasileiras para silenciar a oposição e ameaçar a democracia". Os Estados Unidos consideram que "impor ainda mais restrições à capacidade de Jair Bolsonaro de se defender publicamente não é um serviço público...

Aníbal Cavaco Silva

Diogo agostinho  Num país que está sem rumo, sem visão e sem estratégia, é bom recordar quem já teve essa capacidade aliada a outra, que não se consegue adquirir, a liderança. Com uma pandemia às costas, e um país político-mediático entretido a debater linhas vermelhas, o que vemos são medidas sem grande coerência e um rumo nada perceptível. No meio do caos, importa relembrar Aníbal Cavaco Silva. O político mais bem-sucedido eleitoralmente no Portugal democrático. Quatro vezes com mais de 50% dos votos, em tempos de poucas preocupações com a abstenção, deve querer dizer algo, apesar de hoje não ser muito popular elogiar Cavaco Silva. Penso que é, sem dúvida, um dos grandes nomes da nossa Democracia. Nem sempre concordei com tudo. É assim a vida, é quase impossível fazer tudo bem. Penso que tem responsabilidade na ascensão de António Guterres e José Sócrates ao cargo de Primeiro-Ministro, com enormes prejuízos económicos, financeiros e políticos para o país. Mas isso são outras ques...

Supercarregadores portugueses surpreendem mercado com 600 kW e mais tecnologia

 Uma jovem empresa portuguesa surpreendeu o mercado mundial de carregadores rápidos para veículos eléctricos. De uma assentada, oferece potência nunca vista, até 600 kW, e tecnologias inovadoras. O nome i-charging pode não dizer nada a muita gente, mas no mundo dos carregadores rápidos para veículos eléctricos, esta jovem empresa portuguesa é a nova referência do sector. Nasceu somente em 2019, mas isso não a impede de já ter lançado no mercado em Março uma gama completa de sistemas de recarga para veículos eléctricos em corrente alterna (AC), de baixa potência, e de ter apresentado agora uma família de carregadores em corrente contínua (DC) para carga rápida com as potências mais elevadas do mercado. Há cerca de 20 fabricantes na Europa de carregadores rápidos, pelo que a estratégia para nos impormos passou por oferecermos um produto disruptivo e que se diferenciasse dos restantes, não pelo preço, mas pelo conteúdo”, explicou ao Observador Pedro Moreira da Silva, CEO da i-charging...