Avançar para o conteúdo principal

A Mercedes alugou um Tesla para o copiar (e a aventura correu muito mal)

A prática de “dissecar” carros da concorrência para aprender com os seus segredos e detalhes é comum entre os fabricantes automóveis, mas desta vez a Daimler / Mercedes preferiu poupar uns euros e fazê-lo num Tesla Model X alugado – com resultados desastrosos.

A Mercedes-Benz decidiu alugar um Tesla X que queria estudar ao pormenor. Pediu à Daimler, que é a empresa-mãe da Mercedes e Smart, para enviar um representante a um balcão da Sixt, conhecida empresa de rent-a-car, e aí alugar um Model X 100D – que na verdade era subalugado a um casal alemão que tem três Tesla e os aluga para eventos.

Depois de ter estado alugado durante várias semanas, durante os meses de Julho e Agosto, o Tesla foi devolvido, segundo a Sixt, altamente danificado, o que parece indicar que a Mercedes fabrica excelentes automóveis, mas, depois de os desmontar, não consegue encaixar novamente as peças no sítio certo.

Para além de ser um aluguer por período bastante extenso, 7 semanas, a maior surpresa foi o carro ter sido recebido em péssimas condições, conta o Jalopnik, como se tivesse sido “completamente desmontado e sido (mal) montado novamente…”.


As suspeitas começaram desde cedo, pois poucos dias depois do início de aluguer, os donos do Model X receberam uma notificação no telemóvel de que o seu automóvel estava a ser recarregado perto de Barcelona – fora da área em que o aluguer permitira.

A partir daí, controlando a sua localização remotamente, comprovaram que o mesmo passou vários dias em pistas de testes, em Espanha e na Alemanha – também proibido pelo contrato de aluguer – onde foi sujeito a testes abusivos de todos os tipos.

Como se isso não bastasse, no final, quando o automóvel lhes foi entregue em estado lastimável, encontraram no porta-luvas um papel do Mercedes-Benz Technology Center em Sindelfingen a dizer que o mesmo teria sido “mal estacionado” nessas instalações.

De acordo com o Der Spiegel, o Model X foi todo desmontado e voltado a montar, além de ter sido submetido a testes em condições extremas, incluindo pistas de vibração e pistas de tracção.

A Sixt ofereceu um valor de 17600 euros aos donos do Tesla para as despesas de reparação do veículo, conforme avaliadas por um mediador.

Mas o casal diz que o valor necessário, tendo em conta as reparações necessárias, perda de facturação durante a reparação, e uma multa diária de 1000 euros pelo uso indevido em pistas de testes (uma violação do contrato), será de 99 mil euros.

Valor esse que, no entanto, o casal, Monika Kindlein e Manfred van Rinsum, tem poucas esperanças de vir a receber, pois consideram que quer a Sixt quer a Daimler/Mercedes facilmente os “afundaria” caso tivessem que recorrer aos tribunais.

Muito provavelmente, o que o casal espera é que o senhor Tesla, Elon Musk, fique a par deste caso e se ofereça para lhes arranjar o Model X gratuitamente, e no processo deixar ficar ainda pior a imagem da Daimler / Mercedes, por recorrer a este tipo de táctica – que seria desnecessária para empresas desta dimensão.

E até é possível que a Mercedes não venha a pagar a compensação exigida pelo casal de alemães, mas a realidade é que já perdeu muito mais do que 99 mil euros só em prejuízos de imagem.

https://zap.aeiou.pt/mercedes-alugou-um-tesla-copiar-aventura-correu-mal-183319

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Gripe K: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

  A gripe K, também conhecida como influenza A H3N2, subclado K, é uma doença que pode causar sintomas como febre, tosse, dor no corpo e dor de garganta, por exemplo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a gripe K é uma variante do vírus Influenza A, subtipo H3N2, que se originou de um vírus da gripe aviária e passou por uma modificação genética. Em casos de suspeita de gripe K, é recomendado consultar o clínico geral, pediatra ou infectologista. Assim, o médico pode fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito por meio do repouso, ingestão adequada de líquidos e, em alguns casos, o uso de remédios antivirais. Sintomas de gripe K Os principais sintomas de gripe K são: Tosse; Febre; Dor de cabeça; Nariz entupido; Coriza; Dores no corpo; Dor de garganta; Mal-estar. Assim como o subtipo H3N2, a gripe K também pode causar sintomas mais graves especialmente em crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas. Assim, a gripe K pode causar t...