Avançar para o conteúdo principal

Primeiro carro elétrico com bateria de sódio tem produção em série iniciada pela JAC

 


A montadora chinesa JAC anunciou que deu início a produção em série do primeiro veículo elétrico equipado com bateria de sódio que será comercializado em escala. O hatch Yiwei EV foi o escolhido e as entregas estão previstas para janeiro de 2024.

Yiwei EV parece apenas uma versão renomeada do hatch Sehol E10X, vendido no Brasil como JAC e-JS1.

De acordo com a JAC, o Yiwei EV vai chegar ao mercado um pacote de baterias cilíndricas de íons de sódio da empresa HiNa Battery, e virá embarcado com a tecnologia de módulo UE (Encapsulamento Unitário), criada pela própria montadora chinesa.

Vale destacar que o módulo UE possui um design que lembra uma colmeia. Porém, na prática, conforme apontou o site InsideEVs, esse modelo é mais um conceito de bateria estrutural, como o CTP (cell-to-pack) da CATL ou a bateria Blade da BYD.

As baterias de íons de sódio são voltadas para veículos compactos e de micromobilidade, devido a sua menor densidade energética. O interesse das montadoras se dá pelo fato de ser uma solução mais barata do que os componentes tradicionais de lítio.

Portanto, com a bateria de sódio, a JAC espera reduzir o seu custo final para a fabricação dos veículos e ampliar as vendas dos modelos. A concorrência também está de olho na ideia e a BYD planeja construir a maior fábrica de baterias de sódio do mundo.

"As baterias de íons de sódio se tornarão um tipo de bateria importante, complementar às baterias LFP e uma solução de baixo custo que promove a popularização de veículos elétricos em massa para massas", afirmou Xia Shunli, presidente da Yiwei, submarca da JAC.

Em fevereiro de 2023, a JAC anunciou que foi a primeira montadora a colocar a bateria de íons de sódio sem lítio em um veículo elétrico. O componente do novo Yiwei EV tem uma capacidade de 25 kWh e densidade de energia de 120 Wh/kg.

Ainda segundo a fabricante, Yiwei EV oferece uma autonomia de até 252 km por carga. Além disso, a tecnologia de carregamento rápido do veículo permite carregar de 10% a 80% em apenas 20 minutos, tornando-o conveniente para o uso diário.


Primeiro carro elétrico com bateria de sódio tem produção em série iniciada pela JAC - TudoCelular.com


Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di