A montadora chinesa JAC anunciou que deu início a produção em série do primeiro veículo elétrico equipado com bateria de sódio que será comercializado em escala. O hatch Yiwei EV foi o escolhido e as entregas estão previstas para janeiro de 2024.
O Yiwei EV parece apenas uma versão renomeada do hatch Sehol E10X, vendido no Brasil como JAC e-JS1.
De acordo com a JAC, o Yiwei EV vai chegar ao mercado um pacote de baterias cilíndricas de íons de sódio da empresa HiNa Battery, e virá embarcado com a tecnologia de módulo UE (Encapsulamento Unitário), criada pela própria montadora chinesa.
Vale destacar que o módulo UE possui um design que lembra uma colmeia. Porém, na prática, conforme apontou o site InsideEVs, esse modelo é mais um conceito de bateria estrutural, como o CTP (cell-to-pack) da CATL ou a bateria Blade da BYD.
As baterias de íons de sódio são voltadas para veículos compactos e de micromobilidade, devido a sua menor densidade energética. O interesse das montadoras se dá pelo fato de ser uma solução mais barata do que os componentes tradicionais de lítio.
Portanto, com a bateria de sódio, a JAC espera reduzir o seu custo final para a fabricação dos veículos e ampliar as vendas dos modelos. A concorrência também está de olho na ideia e a BYD planeja construir a maior fábrica de baterias de sódio do mundo.
"As baterias de íons de sódio se tornarão um tipo de bateria importante, complementar às baterias LFP e uma solução de baixo custo que promove a popularização de veículos elétricos em massa para massas", afirmou Xia Shunli, presidente da Yiwei, submarca da JAC.
Em fevereiro de 2023, a JAC anunciou que foi a primeira montadora a colocar a bateria de íons de sódio sem lítio em um veículo elétrico. O componente do novo Yiwei EV tem uma capacidade de 25 kWh e densidade de energia de 120 Wh/kg.
Ainda segundo a fabricante, Yiwei EV oferece uma autonomia de até 252 km por carga. Além disso, a tecnologia de carregamento rápido do veículo permite carregar de 10% a 80% em apenas 20 minutos, tornando-o conveniente para o uso diário.
Comentários
Enviar um comentário