Avançar para o conteúdo principal

China desenvolve arma para mover objetos à distância



A Force, numa clara evocação do universo Star Wars, é uma invenção chinesa que permite mover objetos à distância, sem qualquer contacto físico. Nesta fase, os cientistas que a criaram descrevem que pode ser usada para recuperar satélites em órbita ou para desviar objetos em rota de colisão, mas já se percebe que o mesmo princípio pode ser usado para criar uma arma.

Os investigadores tiram partido da manipulação de forças magnéticas para conseguir depois deslocar objetos. A equipa alega ter conseguido mover objetos a até um quilómetro de distância e que consegue entrar em ação minutos depois de ter sido ligada. A equipa revela ainda que conseguiu também puxar objetos na sua direção com este aparelho.

Zhang Yuanwen, investigador do projeto, afirma que “o design e a verificação experimental de um protótipo estão a ser realizados”. O componente principal é uma arma magnetizada coaxial que produz ondas de gás de elevada energia, quentes e cheias de eletrões, faz disparos sob a forma de anéis de plasma com partículas carregadas (com iões e eletrões) que são livres de se movimentar em resposta a campos magnéticos e elétricos. A descarga do anel cria um campo magnético que induz corrente no plasma e que, por sua vez, gera um campo magnético que se opõe ao campo magnético inicial, detalha o Interesting Engineering. O processo continua até as linhas do campo magnético se ‘congelarem’ no plasma e fazem com que a força seja projetada para longe.

A equipa revela que podem ser disparados oito anéis de plasma por segundo, a uma velocidade de dez mil metros por segundo, ou seja, 30 vezes mais rápido que a velocidade do som.

Por não ser necessário o contacto físico, este tipo de soluções pode ser mais indicado para movimentar objetos no espaço e reduzir o risco de acidentes ou colisões, por exemplo, com braços robóticos ou outros aparelhos manuais.

Esta equipa não tem qualquer ligação com organizações de defesa na China, mas o princípio da invenção é interessante o suficiente para fazer atrair outras entidades que queiram criar armas com estas capacidades. 


Exame Informática | China desenvolve arma para mover objetos à distância (visao.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Candidatura a empréstimos europeus inclui fragatas, investimento no Alfeite, blindados, satélites e drones

  O ministro da Defesa Nacional anunciou hoje que a candidatura portuguesa aos empréstimos europeus SAFE inclui a aquisição de fragatas, recuperação do Arsenal do Alfeite e a produção de blindados, munições, satélites e drones em Portugal. "Vamos investir em fragatas, em artilharia de campanha, em satélites, em veículos médios de combate, em viaturas estáticas, em munições, em sistemas antiaéreos e em drones, sendo que, no caso dos drones, o projeto do SAFE é liderado por Portugal", adiantou Nuno Melo, numa conferência de imprensa que decorreu no Instituto de Defesa Nacional (IDN), em Lisboa. No passado dia 28, o Conselho de Ministros aprovou a candidatura formal de Portugal ao programa europeu de empréstimos para a Defesa SAFE, no valor de 5,8 mil milhões de euros. Após a candidatura inicial, "abre-se agora um processo que é de contratação até ao final de fevereiro, quando então a Comissão Europeia confirmará em concreto tudo o que vai suceder", explicou Nuno Melo....

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16