A Force, numa clara evocação do universo Star Wars, é uma invenção chinesa que permite mover objetos à distância, sem qualquer contacto físico. Nesta fase, os cientistas que a criaram descrevem que pode ser usada para recuperar satélites em órbita ou para desviar objetos em rota de colisão, mas já se percebe que o mesmo princípio pode ser usado para criar uma arma.
Os investigadores tiram partido da manipulação de forças magnéticas para conseguir depois deslocar objetos. A equipa alega ter conseguido mover objetos a até um quilómetro de distância e que consegue entrar em ação minutos depois de ter sido ligada. A equipa revela ainda que conseguiu também puxar objetos na sua direção com este aparelho.
Zhang Yuanwen, investigador do projeto, afirma que “o design e a verificação experimental de um protótipo estão a ser realizados”. O componente principal é uma arma magnetizada coaxial que produz ondas de gás de elevada energia, quentes e cheias de eletrões, faz disparos sob a forma de anéis de plasma com partículas carregadas (com iões e eletrões) que são livres de se movimentar em resposta a campos magnéticos e elétricos. A descarga do anel cria um campo magnético que induz corrente no plasma e que, por sua vez, gera um campo magnético que se opõe ao campo magnético inicial, detalha o Interesting Engineering. O processo continua até as linhas do campo magnético se ‘congelarem’ no plasma e fazem com que a força seja projetada para longe.
A equipa revela que podem ser disparados oito anéis de plasma por segundo, a uma velocidade de dez mil metros por segundo, ou seja, 30 vezes mais rápido que a velocidade do som.
Por não ser necessário o contacto físico, este tipo de soluções pode ser mais indicado para movimentar objetos no espaço e reduzir o risco de acidentes ou colisões, por exemplo, com braços robóticos ou outros aparelhos manuais.
Esta equipa não tem qualquer ligação com organizações de defesa na China, mas o princípio da invenção é interessante o suficiente para fazer atrair outras entidades que queiram criar armas com estas capacidades.
Exame Informática | China desenvolve arma para mover objetos à distância (visao.pt)
Comentários
Enviar um comentário