Avançar para o conteúdo principal

Portugal não sabe o que fazer a tanta eletricidade!



Depois de vários aumentos sucessivos na conta de eletricidade, uma situação que até levou vários consumidores Portugueses a mudar de operadora, e até a forma como utilizam os seus aparelhos eletrónicos no dia-a-dia. É incrível ficar a saber que Portugal está tão bem neste departamento nos dias que correm, que tal e qual como Espanha, nem sabe o que fazer a tanta energia elétrica.


Portugal fez uma grande aposta nas energias renováveis, e está a começar a colher alguns frutos.


Será que vamos ter uma queda de preços no horizonte? Isto mesmo tendo em conta que o custo da eletricidade em Portugal até está abaixo da média Europeia? (Link)


Portugal não sabe o que fazer a tanta eletricidade!

Electricity Map – https://app.electricitymaps.com/map (Uma empresa dinamarquesa com a missão de organizar os dados de eletricidade do mundo para impulsionar a transição para um sistema de eletricidade verdadeiramente descarbonizado.)


Nos últimos dias, Portugal e Espanha têm gerado tanta energia renovável, que pura e simplesmente não sabem o que lhe fazer. A eletricidade está essencialmente “grátis” no mercado spot.


Isto é algo que poderá trazer algumas mudanças de preço ao mercado, e finalmente ajudar os Portugueses a aligeirar os seus encargos mensais. Algo especialmente importante nesta altura do ano, em que os tempos mais frios e chuvosos se aproxima, e existe sempre uma vontade de ligar aquele aquecedor ou radiador à tomada.


Curiosamente, caso não saiba, Portugal até costuma utilizar um sistema de armazenamento hidrográfico (Hydro Storage) para conseguir “guardar” energia barata ao bombear água. Porém, isso não está a acontecer neste momento apenas e só por falta de necessidade. Aliás, a grande maioria das barragens do centro/norte do país estão muito perto da sua capacidade máxima.


Portugal não sabe o que fazer a tanta eletricidade! - Leak


Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Digi dá mais um passo decisivo para resolver a principal queixa dos utilizadores

Fonte:  MHD .  A Digi chegou a Portugal com preços nunca antes vistas, mas enfrentou várias críticas à cobertura. No entanto, em apenas seis meses já mostra melhorias significativas. Desde que aterrou oficialmente em Portugal, em novembro de 2024, a Digi tem dado muito que falar. A operadora romena chegou com um objetivo claro: agitar o mercado das telecomunicações com preços imbatíveis, nunca antes vistos. E este objetivo foi conseguido tanto nos pacotes de casa (Internet Fixa e Televisão) como no Móvel. A verdade é que a Digi continua a lidar com várias críticas, sendo que o apagão espoletou a ira de muitos clientes que se viram horas e horas sem serviço. No entanto, a principal prende-se com as falhas de cobertura, quer na rede móvel, quer na fibra. No entanto, em apenas seis meses, a operadora já deu sinais claros de evolução. Nos últimos tempos, a Digi arregaçou as mangas e está a fazer o trabalho de casa: instalar mais antenas 4G e 5G e acelerar a expansão da sua rede de...

Armazenamento holográfico

 Esta técnica de armazenamento de alta capacidade pode ser uma das respostas para a crescente produção de dados a nível mundial Quando pensa em hologramas provavelmente associa o conceito a uma forma futurista de comunicação e que irá permitir uma maior proximidade entre pessoas através da internet. Mas o conceito de holograma (que na prática é uma técnica de registo de padrões de interferência de luz) permite que seja explorado noutros segmentos, como o do armazenamento de dados de alta capacidade. A ideia de criar unidades de armazenamento holográficas não é nova – o conceito surgiu na década de 1960 –, mas está a ganhar nova vida graças aos avanços tecnológicos feitos em áreas como os sensores de imagem, lasers e algoritmos de Inteligência Artificial. Como se guardam dados num holograma? Primeiro, a informação que queremos preservar é codificada numa imagem 2D. Depois, é emitido um raio laser que é passado por um divisor, que cria um feixe de referência (no seu estado original) ...