Avançar para o conteúdo principal

Portugal não sabe o que fazer a tanta eletricidade!



Depois de vários aumentos sucessivos na conta de eletricidade, uma situação que até levou vários consumidores Portugueses a mudar de operadora, e até a forma como utilizam os seus aparelhos eletrónicos no dia-a-dia. É incrível ficar a saber que Portugal está tão bem neste departamento nos dias que correm, que tal e qual como Espanha, nem sabe o que fazer a tanta energia elétrica.


Portugal fez uma grande aposta nas energias renováveis, e está a começar a colher alguns frutos.


Será que vamos ter uma queda de preços no horizonte? Isto mesmo tendo em conta que o custo da eletricidade em Portugal até está abaixo da média Europeia? (Link)


Portugal não sabe o que fazer a tanta eletricidade!

Electricity Map – https://app.electricitymaps.com/map (Uma empresa dinamarquesa com a missão de organizar os dados de eletricidade do mundo para impulsionar a transição para um sistema de eletricidade verdadeiramente descarbonizado.)


Nos últimos dias, Portugal e Espanha têm gerado tanta energia renovável, que pura e simplesmente não sabem o que lhe fazer. A eletricidade está essencialmente “grátis” no mercado spot.


Isto é algo que poderá trazer algumas mudanças de preço ao mercado, e finalmente ajudar os Portugueses a aligeirar os seus encargos mensais. Algo especialmente importante nesta altura do ano, em que os tempos mais frios e chuvosos se aproxima, e existe sempre uma vontade de ligar aquele aquecedor ou radiador à tomada.


Curiosamente, caso não saiba, Portugal até costuma utilizar um sistema de armazenamento hidrográfico (Hydro Storage) para conseguir “guardar” energia barata ao bombear água. Porém, isso não está a acontecer neste momento apenas e só por falta de necessidade. Aliás, a grande maioria das barragens do centro/norte do país estão muito perto da sua capacidade máxima.


Portugal não sabe o que fazer a tanta eletricidade! - Leak


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Candidatura a empréstimos europeus inclui fragatas, investimento no Alfeite, blindados, satélites e drones

  O ministro da Defesa Nacional anunciou hoje que a candidatura portuguesa aos empréstimos europeus SAFE inclui a aquisição de fragatas, recuperação do Arsenal do Alfeite e a produção de blindados, munições, satélites e drones em Portugal. "Vamos investir em fragatas, em artilharia de campanha, em satélites, em veículos médios de combate, em viaturas estáticas, em munições, em sistemas antiaéreos e em drones, sendo que, no caso dos drones, o projeto do SAFE é liderado por Portugal", adiantou Nuno Melo, numa conferência de imprensa que decorreu no Instituto de Defesa Nacional (IDN), em Lisboa. No passado dia 28, o Conselho de Ministros aprovou a candidatura formal de Portugal ao programa europeu de empréstimos para a Defesa SAFE, no valor de 5,8 mil milhões de euros. Após a candidatura inicial, "abre-se agora um processo que é de contratação até ao final de fevereiro, quando então a Comissão Europeia confirmará em concreto tudo o que vai suceder", explicou Nuno Melo....

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16