Avançar para o conteúdo principal

Um estranho metal vindo do espaço pode revolucionar a produção de eletricidade


Fragmento de tetrataenite

A tetrataenite, um metal raro até agora apenas encontrado em meteoritos e apelidado de “íman cósmico”, pode revolucionar a produção elétrica e oferecer uma alternativa às terras raras, que são essenciais na produção de dispositivos eletrónicos.

Embora este material tenha sido identificado nos anos 1980, não existia na Terra e era necessário um processo que levaria milhões de anos para se desenvolver naturalmente.

Este metal é formado por camadas compactadas de níquel e ferro numa estrutura tetragonal, e não se forma em condições que promovam a oxidação — como a atmosfera da Terra.

Agora, cientistas da Universidade de Cambridge conseguiram sintetizar a tetrataenite de forma simples e barata, possibilitando a sua produção em massa.

O metal poderia substituir as 17 terras raras chave na indústria tecnológica atual, que são usadas em produtos como telemóveis, veículos elétricos e turbinas eólicas. A extração destas terras raras é complicada, dispendiosa e com graves riscos ambientais.

China controla atualmente 87% da capacidade mundial de refinação de terras raras, o que suscita preocupações geoestratégicas nos restantes países. A tetrataenite, nota a Popular Mechanics, poderia aliviar a dependência destas terras raras.

A primeira tentativa de sintetizar tetrataenite, realizada através do bombardeamento com neutrões, revelou-se demasiado cara para produção em massa.

No entanto, em outubro de 2022, uma equipa de investigadores da Universidade de Cambridge, liderada pela professora de Ciências dos Materiais Lindsay Greer, anunciou ter desenvolvido um método de síntese de tetrataenite por aquecimento de minerais comuns a temperaturas acima do seu ponto de fusão.

Além disso, também uma equipa de investigadores da Universidade Northeastern, em Boston, revelou recentemente ter conseguido sintetizar tetrataenite com um processo que envolve o arrefecimento do metal fundido e a aplicação de “stress existencial”.

Estas descobertas podem ser cruciais para resolver o problema do abastecimento de terras raras, cuja procura se espera que aumente em 400% nas próximas décadas, especialmente em setores como veículos elétricos, energias renováveis e armamento.

Segundo dados do Centro Kleinman de Política Energética, a procura mundial de terras raras atingirá as 450.000 toneladas anuais em 2035, em comparação com as 200.000 toneladas atuais.

A tetrataenite sintética pode assim ser a solução perfeita para fazer face à escassez  destes minerais essenciais — e revolucionar a indústria tecnológica e a produção mundial de energia. 


Um estranho metal vindo do espaço pode revolucionar a produção de eletricidade - ZAP Notícias (aeiou.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Candidatura a empréstimos europeus inclui fragatas, investimento no Alfeite, blindados, satélites e drones

  O ministro da Defesa Nacional anunciou hoje que a candidatura portuguesa aos empréstimos europeus SAFE inclui a aquisição de fragatas, recuperação do Arsenal do Alfeite e a produção de blindados, munições, satélites e drones em Portugal. "Vamos investir em fragatas, em artilharia de campanha, em satélites, em veículos médios de combate, em viaturas estáticas, em munições, em sistemas antiaéreos e em drones, sendo que, no caso dos drones, o projeto do SAFE é liderado por Portugal", adiantou Nuno Melo, numa conferência de imprensa que decorreu no Instituto de Defesa Nacional (IDN), em Lisboa. No passado dia 28, o Conselho de Ministros aprovou a candidatura formal de Portugal ao programa europeu de empréstimos para a Defesa SAFE, no valor de 5,8 mil milhões de euros. Após a candidatura inicial, "abre-se agora um processo que é de contratação até ao final de fevereiro, quando então a Comissão Europeia confirmará em concreto tudo o que vai suceder", explicou Nuno Melo....

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16