Avançar para o conteúdo principal

Guerra dos Microchips: China embarga acesso dos EUA a metal e país recorre ao lixo




 Embate entre as potências mundiais se expande para novos setores semana após semana

A guerra comercial entre Estados Unidos e China continua sua escalada. À medida que as sanções entre os dois países se intensificam, os efeitos colaterais começam a aparecer em cena. Depois de meses sofrendo com as medidas promovidas por Washington, Pequim começou a perder a paciência e assumiu uma posição mais firme no conflito: vetou produtos da Micron para certas áreas sensíveis e anunciou restrições à exportação de germânio e gálio.


Assim como a China se voltou para mercados paralelos para comprar placas gráficas NVIDIA que não estão mais disponíveis em seu território devido a sanções, os Estados Unidos se preparam para se defender e obter gálio por rotas alternativas. É que esse elemento da tabela periódica, embora não seja tão famoso quanto os outros, é fundamental para a fabricação de semicondutores e células fotovoltaicas que incluem não apenas produtos comerciais, mas também de defesa.


Se você não pode comprar da China, procure no lixo

O Departamento de Defesa dos EUA tem acesso às reservas de germânio, então o grande desafio que enfrenta é encontrar gálio. Para isso, apura a Bloomberg, vai recorrer à Lei de Proteção da Defesa para garantir o abastecimento deste metal por vias não convencionais e assim poder cobrir as suas necessidades de “segurança nacional”.


A estratégia do Pentágono é recuperar o gálio de certos fluxos de resíduos existentes. Isso significa que os Estados Unidos não recorrerão diretamente à mineração para acessar o metal precioso, mas modificarão o esquema de trabalho que as mineradoras têm para obtê-lo indiretamente. O gálio geralmente é extraído durante a mineração de outros metais, mas devido aos altos custos e complexidade para processá-lo, não é aproveitado e acaba como resíduo.


A China tem vasta experiência no setor de mineração. O gigante asiático conseguiu otimizar o processamento do gálio, um marco que lhe valeu o papel de líder do setor. Além disso, tem usado sua experiência para dominar outros metais importantes fora de seu território. O exemplo mais claro é o do níquel, recurso valioso para baterias de carros elétricos cuja produção é dominada por empresas estabelecidas na Indonésia que utilizam suas técnicas e tecnologias.


O desafio dos Estados Unidos neste momento é recuperar o gálio dos lixos de outras atividades de mineração. Deve-se notar que este tipo de movimento exigirá o estabelecimento de contratos milionários com diferentes empresas, embora neste momento não se saiba o valor exato do investimento e as empresas envolvidas. Também está previsto iniciar a reciclagem de sucata eletrônica para extrair o gálio e posteriormente submetê-lo ao refino.


Guerra dos Microchips: China embarga acesso dos EUA a metal e país recorre ao lixo (ign.com)


Comentários

Notícias mais vistas:

ET15 é o novo drone português para «missões de emergência médica, defesa nacional e resposta a crises humanitárias em zonas de guerra»

  Na lista de características técnicas deste drone português estão «sensores de navegação avançados e georreferenciação em tempo real». Consegue transportar um máximo de quinze quilos e tem autonomia para cem quilómetros: o ET15 é um drone com o aspecto de um avião, com dois motores a hélice e capacidade VTOL, desenvolvido pela startup nacional Eliot, em parceria com a Rangel Logistics Solutions. A empresa descreve-o como uma «solução logística aérea de baixo custo» preparada para aterrar em «zonas de acesso limitado». Entre as principais aplicações do ET15 estão missões de «emergência médica, defesa nacional e resposta a crises humanitárias em zonas de guerra», com a Eliot a garantir que consegue operar de «forma rápida, segura e silenciosa». Na lista de características técnicas deste drone português estão «sensores de navegação avançados, georreferenciação em tempo real, compartimentos dedicados a transportes de carga sensível [como “sangue, tecidos, medicamentos ou órgãos para t...

Condomínio condenado a pagar 450 mil euros pela morte de três alunos esmagados por um muro em Braga

 A Câmara de Braga, que também era ré no processo, foi absolvida. O muro em questão era uma estrutura que, desde 1996, acolhera as caixas de correio de um prédio ali existente, mas que, em 2012, deixou de ter qualquer utilidade. A administração do condomínio tinha sido alertada para o estado de degradação O Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga fixou em 150 mil euros o valor da indemnização a pagar aos pais de cada um dos três estudantes da Universidade do Minho que morreram esmagados por um muro, em 2014. Por sentença de 18 de junho, a que a Lusa teve acesso esta quinta-feira e que surge mais de um ano depois do início do julgamento, o tribunal determinou que a indemnização seja paga pela empresa administradora de condomínio responsável pela construção, sem licenciamento camarário, do referido muro, para acolher as caixas de correio de um prédio. O pagamento será assegurado pelo condomínio e respetivas seguradoras. A Câmara de Braga, que também era ré no processo, foi absolvid...

Habitação a custos controlados: novas medidas do Governo

 O Governo ajustou as regras da habitação a custos controlados para refletir os aumentos nos custos de construção e atrair mais promotores Com os custos de construção, energia e terrenos a subir nos últimos anos, muitos projetos de habitação acessível deixaram de ser viáveis. Para dar resposta a esta realidade, o Governo decidiu atualizar as regras da habitação a custos controlados, ajustando os limites de custo e tornando o regime mais atrativo para quem quer construir ou reabilitar casas com preços mais baixos. A medida foi publicada na Portaria n.º 265/2025/1 e entra em vigor já este mês. Esta é a terceira revisão da legislação original, criada em 2019, e tem como objetivo adaptar o regime à nova realidade do mercado. O que muda? A principal alteração está na forma como se calcula o custo de promoção (CP) por metro quadrado — ou seja, quanto pode custar a construção de uma casa ao abrigo deste regime. A fórmula foi atualizada para ter em conta: O aumento dos custos de construção...