Avançar para o conteúdo principal

Cancelamento de Ruído vai chegar a mais sítios!



Hoje em dia, é perfeitamente normal encontrar uma implementação de ANC (Cancelamento de Ruído Ativo) em vários produtos áudio, como é o caso dos earbuds ou dos auscultadores. Também já existem algumas aplicações de ANC em automóveis. Mas, levar a tecnologia a salas, ou noutros ambientes de maior escala, é um pouco mais complicado. Pelo menos por enquanto!

Cancelamento de Ruído vai chegar a mais sítios!

Portanto, ao que tudo indica, uma nova tecnologia de cancelamento de ruído baseada em plasma poderá ajudar a resolver este problema. Mas para perceber o que a nova tecnologia traz, é preciso entender o que as atuais aplicações ANC fazem nos tempos que correm.

Pois bem, a atual tecnologia ANC baseia-se fortemente na medição da pressão das ondas utilizadas para gerar som e, em seguida, na sua libertação em sentido inverso para cancelar as ondas e manter o ruído afastado. É por isso que, atualmente, quem quiser implementar ANC numa sala, terá de equipar uma parede com altifalantes, ao mesmo tempo que também continua a ser necessário equipar toda a sala com espuma espessa à volta das paredes. Isto por enquanto, visto que investigadores da EPFL descobriram uma forma muito mais simples e barata de atacar este problema.

Earbuds com ANC

Pois bem, para reduzir e anular o ruído, a EPFL começou a fazer experiências com folhas super finas de altifalantes iónicos à base de plasma. Estes altifalantes são extremamente leves, simples e até baratos de construir.

Funcionam de forma semelhante aos sistemas de propulsão iónica, que utilizam um campo elétrico para ionizar o ar ambiente através do plasma. O que por sua vez cria partículas carregadas positivas e negativas, que são depois aceleradas e empurradas contra o ar ambiente, criando ondas de pressão. Além de tudo isto, é ainda possível alterar a voltagem aplicada a estes altifalantes iónicos, o que permite alterar instantaneamente a quantidade de ar que está a ser empurrada.

Até que ponto é eficaz?

Em algunes testes, estes novos altifalantes foram capazes de cancelar os comprimentos de onda de baixa frequência utilizando apenas um pedaço de material de 17 mm (0,6 polegadas). Os atuais sistemas convencionais, como espumas de redução de ruído ou paredes de absorção de som, exigiriam uma instalação com 4 m de espessura.

Sendo exatamente por isso que esta tecnologia pode abrir espaço a uma implementação rápida e barata em salas, aviões e automóveis. 


Cancelamento de Ruído vai chegar a mais sítios! - Leak


Comentários

Notícias mais vistas:

China desmantela 300 barragens para restaurar ecossistema do Yangtsé

 Foram removidas 300 das 357 barragens e desativadas 342 das 373 pequenas centrais hidroelétricas no rio Chishui, permitindo que espécies raras de peixes retomassem os ciclos naturais de reprodução. A China desmantelou 300 barragens e encerrou a maioria das centrais hidroelétricas no Chishui — um importante afluente do rio Yangtsé — para proteger espécies de peixes ameaçadas e restaurar o ecossistema, informou esta sexta-feira a imprensa oficial. De acordo com a agência noticiosa oficial Xinhua, até dezembro foram removidas 300 das 357 barragens existentes no Chishui, também conhecido como rio Vermelho. Além disso, foram desativadas 342 das 373 pequenas centrais hidroelétricas, permitindo que várias espécies raras de peixes retomassem os ciclos naturais de reprodução. Com mais de 400 quilómetros de extensão, o Chishui atravessa as províncias de Yunnan, Guizhou e Sichuan, no sudoeste da China, sendo considerado pelos ecologistas como um dos últimos refúgios para espécies raras e end...

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)