Avançar para o conteúdo principal

Cancelamento de Ruído vai chegar a mais sítios!



Hoje em dia, é perfeitamente normal encontrar uma implementação de ANC (Cancelamento de Ruído Ativo) em vários produtos áudio, como é o caso dos earbuds ou dos auscultadores. Também já existem algumas aplicações de ANC em automóveis. Mas, levar a tecnologia a salas, ou noutros ambientes de maior escala, é um pouco mais complicado. Pelo menos por enquanto!

Cancelamento de Ruído vai chegar a mais sítios!

Portanto, ao que tudo indica, uma nova tecnologia de cancelamento de ruído baseada em plasma poderá ajudar a resolver este problema. Mas para perceber o que a nova tecnologia traz, é preciso entender o que as atuais aplicações ANC fazem nos tempos que correm.

Pois bem, a atual tecnologia ANC baseia-se fortemente na medição da pressão das ondas utilizadas para gerar som e, em seguida, na sua libertação em sentido inverso para cancelar as ondas e manter o ruído afastado. É por isso que, atualmente, quem quiser implementar ANC numa sala, terá de equipar uma parede com altifalantes, ao mesmo tempo que também continua a ser necessário equipar toda a sala com espuma espessa à volta das paredes. Isto por enquanto, visto que investigadores da EPFL descobriram uma forma muito mais simples e barata de atacar este problema.

Earbuds com ANC

Pois bem, para reduzir e anular o ruído, a EPFL começou a fazer experiências com folhas super finas de altifalantes iónicos à base de plasma. Estes altifalantes são extremamente leves, simples e até baratos de construir.

Funcionam de forma semelhante aos sistemas de propulsão iónica, que utilizam um campo elétrico para ionizar o ar ambiente através do plasma. O que por sua vez cria partículas carregadas positivas e negativas, que são depois aceleradas e empurradas contra o ar ambiente, criando ondas de pressão. Além de tudo isto, é ainda possível alterar a voltagem aplicada a estes altifalantes iónicos, o que permite alterar instantaneamente a quantidade de ar que está a ser empurrada.

Até que ponto é eficaz?

Em algunes testes, estes novos altifalantes foram capazes de cancelar os comprimentos de onda de baixa frequência utilizando apenas um pedaço de material de 17 mm (0,6 polegadas). Os atuais sistemas convencionais, como espumas de redução de ruído ou paredes de absorção de som, exigiriam uma instalação com 4 m de espessura.

Sendo exatamente por isso que esta tecnologia pode abrir espaço a uma implementação rápida e barata em salas, aviões e automóveis. 


Cancelamento de Ruído vai chegar a mais sítios! - Leak


Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di