Avançar para o conteúdo principal

Renovação da carta de condução de Gomes Cravinho sob polémica. Ministro investigado por abuso de poder e tráfico de influências


João Gomes Cravinho (Lusa/LUONG THAI LINH) - © CNN Portugal


 João Gomes Cravinho ainda era ministro da Defesa quando, em 20 de Julho de 2021, o Instituto de Mobilidade e dos Transportes alugou um automóvel ao ACP para lhe fazer um exame de condução. O governante tinha então 57 anos e, portanto, a carta caducada há sete anos, porque a renovação é agora obrigatória aos cinquenta.


Ao Ministério Público chegou uma denúncia anónima, mas com elementos circunstâncias suficientes para ser instaurado um inquérito-crime no Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa. O presidente do IMT, Eduardo Feio, terá tentado favorecer o ministro, renovando a carta com a falsificação dos procedimentos obrigatórios para a renovação desse documento, quando caducado há mais de cinco anos.


Eduardo Feio rejeitou gravar qualquer entrevista, com o argumento de que já não está no IMT. De facto, terminou o seu mandato em setembro do ano passado, quando foi nomeado pelo Governo administrador dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz.


Em dezembro, o Ministério Público decidiu fazer buscas ao IMT, autorizadas pela juíza do Tribunal Central de Instrução Criminal. O material informático apreendido está agora a ser analisado, à procura de provas do crime ou da inocência dos dois socialistas.


João Gomes Cravinho e Eduardo Feio, que foi vereador e candidato pelo PS à Câmara de Aveiro, e diretor-geral do Ministério da Administração Interna no tempo do ministro António Costa são suspeitos dos crimes de abuso de poder e tráfico de influência.


Até ao momento ainda não terão sido constituídos arguidos.


A TVI, do mesmo grupo da CNN Portugal, tentou também ouvir João Gomes Cravinho. O seu Gabinete declara que o ministro desconhece qualquer tipo de favorecimento, tendo cumprido todos os procedimentos necessários para a revalidação da carta de condução. 


Renovação da carta de condução de Gomes Cravinho sob polémica. Ministro investigado por abuso de poder e tráfico de influências - CNN Portugal (iol.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di