Avançar para o conteúdo principal

Parques eólicos espanhóis em risco de fechar! Saiba porque…



 Os países têm apostado forte na produção de "energia verde", proveniente parques eólicos. O investimento tem sido enorme e o retorno não é propriamente algo imediato.


Em Espanha surgem agora notícias que os parques eólicos podem vir a fechar. A culpa é da nova taxa sobre produtores de eletricidade.


De acordo com a Wind Europe, a nova taxa sobre os produtores de eletricidade em Espanha pode levar ao encerramento de parques eólicos no nosso país vizinho. Além disso, a Wind Europe lança um alerta para o possível desinvestimento nesta área.


A nova taxa foi introduzida recentemente pelo Governo de Pedro Sanchéz e o objetivo é cortar a remuneração dos produtores de eletricidade que não emitem dióxido de carbono (CO2), em montante equivalente ao alegado benefício extra que esses produtores estão a ter por venderem a sua energia no mercado diário ao mesmo preço das centrais alimentadas a gás natural, revela o Expresso.


O Governo espanhol argumenta que os preços elevados do gás fizeram subir os preços da eletricidade. Assim, como os parques eólicos não têm de comprar gás, estão a auferir "lucros inesperados".


A nova medida impõe encargos de 40-80 euros/ MWh. Um parque eólico com receitas fixas a longo prazo de 35€ / MWh perderá agora dinheiro por cada MWh que produzir. Resultado 1: muitos parques eólicos vão fechar entretanto.


E quem pensa em investir em novos parques eólicos na Espanha agora pensará duas vezes. Resultado 2: a medida prejudica as perspetivas de novos investimentos em energia eólica na Espanha.


Esses 2 impactos diretos minam diretamente o Acordo Verde da UE. Este último requer 30 GW (gigawatts) de novos parques eólicos a serem construídos todos os anos até 2030. A UE está atualmente a construir 15 GW por ano.


Segundo a Wind Europe...


o vento e outras energias renováveis são afetados mas as centrais fósseis não o são, o que incentiva a geração fóssil - ao contrário dos objetivos do "Green Deal" e do princípio do "poluidor-pagador"


O governo espanhol afirma que a medida não é incompatível com a legislação da UE. Eles dizem que isso não afetará os preços de mercado da eletricidade. No entanto, a Wind Europe considera que "uma intervenção estatal desta natureza vai contra o princípio da previsibilidade e o quadro jurídico informal que é central para os mercados energéticos da UE".


https://pplware.sapo.pt/informacao/parques-eolicos-espanhois-em-risco-de-fechar-saiba-porque/


Comentário do Wilson:

Os Preços da electricidade estão altos. Solução do governo socialista espanhol: aumentar impostos!

Quem lucra com os preços altos? Os comercializadores. A quem é que o governo aumenta os impostos? Aos produtores.

O MIBEL, Mercado Ibérico de Electricidade, é um sistema marginalista, altamente injusto, onde o preço da electricidade é formado pelo valor mais alto em vez de ser pela média. É esta formação de preços que deve ser corrigida para baixar os preços da electricidade e eliminar as distorções do mercado.


Comentários

Notícias mais vistas:

"Denúncia caluniosa" transformou sete semanas de sonho na vida de um empresário em vários anos de pesadelo

 João abriu uma empresa em Portugal no final de 2019 ligada à compra e venda de bitcoins. Cumpriu todas as regras, mas viu as contas bancárias bloqueadas. Suspeitas de burla e branqueamento deram origem a um processo que só foi arquivado em 2024. O Ministério Público admitiu no despacho final que houve “denúncia caluniosa” e que a empresa tinha procedimentos de segurança além dos exigidos por lei. O que é certo é que a empresa fechou por culpa de uma justiça lenta. A pessoa “é condenada antes de qualquer conclusão”, lamentou à CNN Portugal o empresário Nasceu no Brasil, mas reside na Alemanha há mais de uma década. João (nome fictício) sempre se sentiu atraído pelo mundo do trading e pelas novas tecnologias. Decidiu abrir uma empresa de compra e venda de criptomoedas em Portugal, mas o sonho transformou-se num pesadelo. A empresa apenas funcionou sete semanas, mas esteve quatro anos perdido entre a Polícia Judiciária (PJ) e o Ministério Público (MP). Os montantes elevados de alguma...

Número de peruanos recrutados pela Rússia para guerra na Ucrânia sobe para 635

 O número de peruanos recrutados na Rússia e alegadamente enviados para a frente de batalha na guerra contra a Ucrânia aumentou para 635, revelaram esta terça-feira os advogados das famílias. Até à semana passada, a equipa jurídica tinha identificado 310 casos. O advogado Percy Salinas indicou nas redes sociais que há confirmação da morte de 20 peruanos em combate e de outros 19 feridos, que permanecem hospitalizados. Além disso, a equipa de defesa confirmou que quatro peruanos estão detidos na Ucrânia e aguarda ainda a identificação de mais oito cidadãos presos. Os advogados, em conjunto com as famílias e autoridades, dizem ter confirmado também a morte de outros cinco peruanos através de fotografias de placas de identificação e dos próprios corpos. Salinas explicou à agência espanhola EFE que o número de cidadãos afetados tem vindo a aumentar progressivamente e poderá continuar a crescer. As famílias denunciam que muitos destes cidadãos, normalmente de baixos recursos, assinaram ...

Governo dos EUA libera documentos secretos sobre avistamentos de OVNIs

  Relatórios confidenciais ainda são censurados, mas trazem investigações e relatos de décadas sobre possíveis naves e extraterrestes. O Departamento de Guerra dos Estados Unidos divulgou, nesta sexta-feira (8), o primeiro pacote de documentos oficiais do governo sobre objetos voadores não identificados (OVNIs) e outros fenômenos. Os arquivos em PDF podem ser baixados no site do Pentágono e não exigem qualquer tipo de cadastro. A liberação acontece meses depois de uma promessa do presidente do país, Donald Trump, de revelar informações que estavam até mesmo há décadas com o status de confidencial. Segundo o político, há grande interesse popular na transparência do governo sobre os casos. A administração montou uma coordenação entre dezenas de agências para revisar e até digitalizar pela primeira vez dezenas de milhões de registros. A ideia é que novos materiais sejam divulgados de forma contínua, na medida em que forem descobertos e catalogados, com novas revelações "a cada pouc...