Avançar para o conteúdo principal

Utilizadores do Gmail e Outlook atingidos por uma ameaça grave!




O Gmail e o próprio Outlook estão a ser alvo de uma nova ameaça de email muito perigosa e que na realidade é bem diferente daquilo a que estamos habituados. Para além destas, há mais plataformas a serem alvo deste esquema. Ao contrário das ameaças habituais que levam as pessoas a darem um clique em links falsos ou downloads com malware, esta utiliza elementos muito mais pessoais.


De facto, estes emails parecem chegar de grandes empresas como a Amazon ou o PayPal e afirmam que foi feita uma grande compra em nome da vítima.


A mensagem de email está tão bem feita que tem todas as ligações necessárias e utiliza todas as fontes e logos oficiais. O texto também surge sem erros.


Agora eventualmente deve estar a imaginar que o próximo passo é um link que nos leva para qualquer site onde temos de fazer um pagamento para resolver o problema. No entanto esse seria o método normal. O que realmente acontece é algo bem diferente disso. Assim surge uma mensagem que diz, se não fez esta compra, contacte-nos. Ora acontece que o contacte-nos vai estabelecer uma ligação telefónica.


A pessoa que atender do outro lado, embora se faça passar por um colaborador da assistência do PayPal ou da Amazon, na realidade não é nada disso. De facto, é alguém que vai tentar obter o máximo de dados sobre si. Quando falo no máximo de dados falo de nomes de utilizador, passwords e contas bancárias. E atenção que isto não é difícil.


A vítima pensa que usaram os seus dados e tem uma grande conta para pagar. Assim vai fazer de tudo para revolver a situação, fornecendo tudo aquilo que tenha ao alcance. Para além disso, o operador até pode dizer à vítima para instalar um software falso para verificar se existe alguma ameaça no computador e de modo a comprovar que não tem qualquer ligação com a compra.


Este novo ataque chama-se vishing e está a fazer muitas vítimas. De facto, isto já levou os especialistas da Kaspersky a lançarem um alerta.


O segredo do sucesso deste esquema está no número de telefone

Este é um tipo de ataque para o qual temos de estar muito preparados. É que neste momento está a resultar muito bem, sobretudo pelo facto de envolver uma chamada telefónica. Em muitos casos é utilizado um número fixo para dar ainda mais confiança.


Para assustarem as pessoas, normalmente as contas para pagar são altas. Alguém utiliza a nossa conta para pagar um Apple Watch ou um portátil para jogos. É que quanto mais alta for, mais dispostos estamos a pagar para resolver a situação.


O que devo fazer para não cair nestes esquemas

Há formas simples de verificar se estes emails que recebe são verdadeiros ou não.


A primeira coisa é verificar a sua conta. Se não houver transações suspeitas então não tem motivos para se assustar.


Não ligue também a ninguém. É estranho darem um número de contacto e ser essa a única forma de resolverem a situação.


Pode também entrar na conta do serviço em questão e verificar se aparece lá alguma transação.


https://www.leak.pt/gmail-outlook-ameaca/

Comentários

Notícias mais vistas:

TAP: quo vadis?

 É um erro estratégico abismal decidir subvencionar uma vez mais a TAP e afirmar que essa é a única solução para garantir a conectividade e o emprego na aviação, hotelaria e turismo no país. É mentira! Nos últimos 20 anos assistiu-se à falência de inúmeras companhias aéreas. 11 de Setembro, SARS, preço do petróleo, crise financeira, guerras e concorrência das companhias de baixo custo, entre tantos outros fatores externos, serviram de pano de fundo para algo que faz parte das vicissitudes de qualquer empresa: má gestão e falta de liquidez para enfrentar a mudança. Concentremo-nos em três casos europeus recentes de companhias ditas “de bandeira” que fecharam as portas e no que, de facto, aconteceu. Poucos meses após a falência da Swissair, em 2001, constatou-se um fenómeno curioso: um número elevado de salões de beleza (manicure, pedicure, cabeleireiros) abriram igualmente falência. A razão é simples, mas só mais tarde seria compreendida: muitos desses salões sustentavam-se das assi...

Os professores

 As últimas semanas têm sido agitadas nas escolas do ensino público, fruto das diversas greves desencadeadas por uma percentagem bastante elevada da classe de docentes. Várias têm sido as causas da contestação, nomeadamente o congelamento do tempo de serviço, o sistema de quotas para progressão na carreira e a baixa remuneração, mas há uma que é particularmente grave e sintomática da descredibilização do ensino pelo qual o Estado é o primeiro responsável, e que tem a ver com a gradual falta de autoridade dos professores. A minha geração cresceu a ter no professor uma referência, respeitando-o e temendo-o, consciente de que os nossos deslizes, tanto ao nível do estudo como do comportamento, teriam consequências bem gravosas na nossa progressão nos anos escolares. Hoje, os alunos, numa maioria demasiado considerável, não evidenciam qualquer tipo de respeito e deferência pelo seu professor e não acatam a sua autoridade, enfrentando-o sem nenhum receio. Esta realidade é uma das princip...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook