Avançar para o conteúdo principal

Utilizadores do Gmail e Outlook atingidos por uma ameaça grave!




O Gmail e o próprio Outlook estão a ser alvo de uma nova ameaça de email muito perigosa e que na realidade é bem diferente daquilo a que estamos habituados. Para além destas, há mais plataformas a serem alvo deste esquema. Ao contrário das ameaças habituais que levam as pessoas a darem um clique em links falsos ou downloads com malware, esta utiliza elementos muito mais pessoais.


De facto, estes emails parecem chegar de grandes empresas como a Amazon ou o PayPal e afirmam que foi feita uma grande compra em nome da vítima.


A mensagem de email está tão bem feita que tem todas as ligações necessárias e utiliza todas as fontes e logos oficiais. O texto também surge sem erros.


Agora eventualmente deve estar a imaginar que o próximo passo é um link que nos leva para qualquer site onde temos de fazer um pagamento para resolver o problema. No entanto esse seria o método normal. O que realmente acontece é algo bem diferente disso. Assim surge uma mensagem que diz, se não fez esta compra, contacte-nos. Ora acontece que o contacte-nos vai estabelecer uma ligação telefónica.


A pessoa que atender do outro lado, embora se faça passar por um colaborador da assistência do PayPal ou da Amazon, na realidade não é nada disso. De facto, é alguém que vai tentar obter o máximo de dados sobre si. Quando falo no máximo de dados falo de nomes de utilizador, passwords e contas bancárias. E atenção que isto não é difícil.


A vítima pensa que usaram os seus dados e tem uma grande conta para pagar. Assim vai fazer de tudo para revolver a situação, fornecendo tudo aquilo que tenha ao alcance. Para além disso, o operador até pode dizer à vítima para instalar um software falso para verificar se existe alguma ameaça no computador e de modo a comprovar que não tem qualquer ligação com a compra.


Este novo ataque chama-se vishing e está a fazer muitas vítimas. De facto, isto já levou os especialistas da Kaspersky a lançarem um alerta.


O segredo do sucesso deste esquema está no número de telefone

Este é um tipo de ataque para o qual temos de estar muito preparados. É que neste momento está a resultar muito bem, sobretudo pelo facto de envolver uma chamada telefónica. Em muitos casos é utilizado um número fixo para dar ainda mais confiança.


Para assustarem as pessoas, normalmente as contas para pagar são altas. Alguém utiliza a nossa conta para pagar um Apple Watch ou um portátil para jogos. É que quanto mais alta for, mais dispostos estamos a pagar para resolver a situação.


O que devo fazer para não cair nestes esquemas

Há formas simples de verificar se estes emails que recebe são verdadeiros ou não.


A primeira coisa é verificar a sua conta. Se não houver transações suspeitas então não tem motivos para se assustar.


Não ligue também a ninguém. É estranho darem um número de contacto e ser essa a única forma de resolverem a situação.


Pode também entrar na conta do serviço em questão e verificar se aparece lá alguma transação.


https://www.leak.pt/gmail-outlook-ameaca/

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di