Avançar para o conteúdo principal

Bactérias podem resistir vários anos no espaço. E podem ter vindo de Marte colonizar a Terra

Bactérias podem resistir vários anos no espaço. E podem ter vindo de Marte colonizar a Terra

 Resultados de um novo estudo suportam a controversa teoria da panspermia: a possibilidade de micro-organismos viajarem de um planeta para o outro. Sai “reforçada” a hipótese de que a vida na Terra pode ter sido originada por bactérias vindas do espaço.

Bactérias podem resistir vários anos no espaço. E podem ter vindo de Marte colonizar a Terra

"A vida pode espalhar-se de planeta para planeta ou de sistema estelar para sistema estelar, transportada por meteoros”. A frase é de Stephen Hawking, proferida durante um simpósio em 2009, enquanto falava sobre a hipótese de os humanos virem a encontrar vida alienígena na sua futura aventura pelo Espaço.

A teoria em causa, admitida pelo famigerado físico, leva o nome de panspermia e defende a possibilidade de micro-organismos viajarem de um planeta para o outro através de meteoros ou asteroides, sobrevivendo às inóspitas condições do Espaço.

Gera pouca consensualidade na comunidade científica, mas quem a defende tem vindo a conduzir várias experiências para atestar a resistência dos micro-organismos. Uma delas teve agora os seus resultados publicados e traz “boas notícias”.

De acordo com um estudo da Universidade de Tóquio, no Japão, e da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), uma bactéria terrestre foi capaz de sobreviver três anos no Espaço exterior.

A experiência consistiu em enviar para o Espaço grânulos secos de bactérias para diferentes tempos de exposição: um, dois e três anos, que foram colocados em painéis no exterior da Estação Espacial Internacional. A cada ano eram devolvidas à Terra amostras para análise.

tek paineis de bacterias na ISS

tek paineis de bacterias na ISS

Um braço robótico coloca um contentor com três painéis de bactérias, no exterior da ISS créditos: JAXA/NASA

Os resultados finais mostram que as bactérias Deinococcus sobreviveram aos três anos da experiência.

https://tek.sapo.pt/noticias/ciencia/artigos/bacterias-podem-resistir-varios-anos-no-espaco-e-podem-ter-vindo-de-marte-colonizar-a-terra


Comentários

Notícias mais vistas:

Como resistir ao calor: transforme a sua ventoinha simples num ar condicionado

 As ventoinhas, por si só, muitas vezes limitam-se a fazer circular o ar quente. Mas existe um truque engenhoso para torná-las mais eficazes Em dias de calor muito intenso, e para quem não tem ar condicionado em casa, suportar as elevadas temperaturas pode ser um verdadeiro desafio. No entanto, se tiver uma ventoinha por perto, há um truque simples que pode fazer toda a diferença na hora de refrescar o ambiente. As ventoinhas, por si só, têm muitas vezes dificuldade em baixar efetivamente a temperatura, limitando-se a fazer circular o ar quente. Mas existe uma maneira engenhosa de torná-las mais eficazes a refrescar o espaço. A página de TikTok @top_dicas_  partilhou um método simples para transformar uma ventoinha num verdadeiro ar condicionado caseiro. O processo é acessível e não exige ferramentas. Vai precisar apenas de uma ventoinha, duas garrafas de plástico, dois tubos de plástico, uma caixa térmica de esferovite, gelo, fita-cola e abraçadeiras. Comece por cortar a part...

Nuvem rolo. O fenómeno raro a que se assistiu este domingo em Portugal

 Imagens captadas em vários locais do país foram partilhadas pela página de Facebook Meteo Trás os Montes. O fenómeno é comum no nordeste da Austrália, mas raro em Portugal. Um fenómeno conhecido como “nuvens rolo” aconteceu este domingo na costa portuguesa e foi fotografado e filmado um pouco em todo o país. Nas imagens partilhadas pela página de Facebook Meteo Trás os Montes — é possível constatar testemunhos na Ria de Aveiro, Figueira da Foz, Esposende ou Póvoa de Varzim. Nuvem rolo. O fenómeno raro que se viu em Portugal – Observador

Foram necessários 250 anos para construir o que Trump está a tentar destruir

Os esforços do presidente Donald Trump para reformular o governo federal o máximo possível e o mais rapidamente possível destruiriam agências que existem há décadas ou mais. Os seus planos mais amplos reformulariam elementos da infraestrutura governamental que existem há séculos. De Benjamin Franklin a John F. Kennedy e de Richard Nixon a Barack Obama, foi necessária toda a história dos Estados Unidos para construir parte do que Trump tem falado em tentar destruir, privatizar ou reformular. E isso sem contar as reformas que ele está a planear para programas de segurança social, como a  Previdência Social  e o Medicare,  que ele afirma , sem provas, estarem  cheios de fraudes , mas que também estão em caminhos objetivamente  insustentáveis . Serviço Postal dos EUA Estes dois selos postais dos Estados Unidos, com as imagens de Benjamin Franklin e George Washington, entraram em vigor a 1 de julho de 1847.  (Museu Postal Nacional Smithsonian) Fundado em 1775 Os...