Avançar para o conteúdo principal

Bill Gates aposta nas baterias sólidas

Bill Gates aposta nas baterias sólidas – Observador

A QuantumScape é uma empresa desconhecida para muitos, mas que chamou a atenção da Volkswagen e, agora, de Bill Gates, que considera as baterias sólidas fundamentais para reduzir as emissões de CO2.

 É conhecida a preocupação de Bill Gates com o ambiente – entre outras causas –, bem como as avultadas verbas que investe anualmente através da fundação que mantém, com a sua mulher Melinda. Regularmente, o fundador da Microsoft divulga as suas Gates Notes, em que chama a atenção para determinados problemas, bem como para as soluções que preconiza e que suporta financeiramente. Desta vez, apontou as baterias sólidas como a solução para diminuir a quantidade de carbono na atmosfera, considerando a QuantumScape um exemplo de empresa líder nesta tecnologia.

A americana QuantumScape, criada e liderada por Jagdeep Singh, apostou desde o início em baterias sólidas, aquelas que em vez de possuírem um electrólito líquido (em que os iões se deslocam entre o cátodo e o ânodo, e vice-versa), recorrem a uma espécie de vidro, dentro do qual os iões se podem movimentar muito mais depressa.

As vantagens mais evidentes e desejadas têm a ver com o incremento da capacidade, que Jagdeep Singh estima duplicar, a que corresponderá cerca de duas vezes mais autonomia, dependendo das baterias que o modelo utiliza actualmente. Além da maior densidade energética, as baterias sólidas permitirão ainda recarregar mais rapidamente (com maior potência) e evitar as fugas de electrólito após impactos violentos, que tendem a provocar incêndios.

Segundo o exemplo avançado, com as baterias que a QuantumScape pretende lançar em breve, o e-Golf aumentará a autonomia 2,5 vezes, de 100 para 250 milhas (de 161 para 402 km), enquanto o Tesla (sem especificar que modelo) incrementa 1,6 vezes, de 300 para 500 milhas (de 483 para 805 km). Isto equivale a aumentar a actual capacidade atribuída às baterias da Tesla de 260 Wh para 416 Wh.

Bill Gates não é o primeiro a confiar a sua reputação (e dinheiro) na QuantumScape, pois também a Volkswagen investiu na empresa de Singh. Tudo porque, além das vantagens já mencionadas, estas novas baterias que a QuantumScape diz que irá fabricar em breve – só não revela quando –, prometem ser ainda mais baratas e oferecer maior longevidade.

https://observador.pt/2020/08/30/bill-gates-aposta-nas-baterias-solidas/


Comentários

Notícias mais vistas:

Arrendamento. Senhorio pode dar preferência a inquilino português?

  Segundo a DECO PROteste, o "direito à habitação está consagrado na Constituição Portuguesa" e a "lei do arrendamento define que nenhum inquilino pode ser discriminado no acesso ao arrendamento" por este motivo. N ão,  um senhorio não pode dar preferência a inquilino português , porque o direito à habitação está consagrado na Constituição, esclarece a  DECO PROteste .    " Não. O direito à habitação está consagrado na Constituição Portuguesa. A lei do arrendamento define que nenhum inquilino pode ser discriminado no acesso ao arrendamento por motivos de sexo, ascendência ou origem étnica, língua, território de origem, nacionalidade, religião, crença, convicções políticas ou ideológicas, género, orientação sexual, idade ou deficiência ", adianta a organização de defesa do consumidor.  Mais: "Os  anúncios de imóveis para arrendamento não podem conter qualquer restrição, especificação ou preferência baseada em categorias discriminatórias ".  Arrend...

Há um remédio antigo que pode proteger os cérebros da doença de Alzheimer

 Numa nova e importante descoberta, que já dura há quase uma década, investigadores da Harvard Medical School dizem ter encontrado uma chave que pode desvendar muitos dos mistérios da doença de Alzheimer e do envelhecimento do cérebro - o humilde metal lítio. O lítio é mais conhecido pela medicina como um estabilizador de humor administrado a pessoas com perturbação bipolar e depressão. Foi aprovado pelo regulador norte-americano, a Food and Drug Administration, em 1970, mas foi utilizado pelos médicos para tratar perturbações do humor quase um século antes. Agora, pela primeira vez, os investigadores demonstraram que o lítio está naturalmente presente no organismo em pequenas quantidades e que as células necessitam dele para funcionar normalmente - tal como a vitamina C ou o ferro. Parece também desempenhar um papel fundamental na manutenção da saúde do cérebro. Numa série de experiências publicadas recentemente na revista Nature, os investigadores das universidades norte-american...

O erro de usar dois monitores que pode fazer mais mal do que bem

 Nos últimos anos, tornou-se quase moda ver setups com dois monitores tanto em escritórios modernos como em secretárias de gamers e freelancers. A promessa parece irresistível: mais espaço para trabalhar, mais produtividade e menos tempo perdido a alternar entre janelas. Mas e se eu te dissesse que usar dois monitores pode estar a sabotar a tua concentração, a tua postura e até a tua saúde sem te dares conta? Sim, aquilo que muitos consideram um upgrade pode, na verdade, ser um erro silencioso que faz mais mal do que bem. O mito da produtividade com dois monitores É verdade que alguns estudos mostram ganhos de produtividade quando se utilizam dois monitores. A lógica é simples: um ecrã para a tarefa principal e outro para referências, e-mails ou comunicações. Parece perfeito… até olhares mais de perto para a realidade. Com dois monitores, também ganhas: Mais distrações: quantas vezes abres o segundo ecrã “só para espreitar” o e-mail, as redes sociais ou o chat? A tentação está semp...