Avançar para o conteúdo principal

Bill Gates aposta nas baterias sólidas

Bill Gates aposta nas baterias sólidas – Observador

A QuantumScape é uma empresa desconhecida para muitos, mas que chamou a atenção da Volkswagen e, agora, de Bill Gates, que considera as baterias sólidas fundamentais para reduzir as emissões de CO2.

 É conhecida a preocupação de Bill Gates com o ambiente – entre outras causas –, bem como as avultadas verbas que investe anualmente através da fundação que mantém, com a sua mulher Melinda. Regularmente, o fundador da Microsoft divulga as suas Gates Notes, em que chama a atenção para determinados problemas, bem como para as soluções que preconiza e que suporta financeiramente. Desta vez, apontou as baterias sólidas como a solução para diminuir a quantidade de carbono na atmosfera, considerando a QuantumScape um exemplo de empresa líder nesta tecnologia.

A americana QuantumScape, criada e liderada por Jagdeep Singh, apostou desde o início em baterias sólidas, aquelas que em vez de possuírem um electrólito líquido (em que os iões se deslocam entre o cátodo e o ânodo, e vice-versa), recorrem a uma espécie de vidro, dentro do qual os iões se podem movimentar muito mais depressa.

As vantagens mais evidentes e desejadas têm a ver com o incremento da capacidade, que Jagdeep Singh estima duplicar, a que corresponderá cerca de duas vezes mais autonomia, dependendo das baterias que o modelo utiliza actualmente. Além da maior densidade energética, as baterias sólidas permitirão ainda recarregar mais rapidamente (com maior potência) e evitar as fugas de electrólito após impactos violentos, que tendem a provocar incêndios.

Segundo o exemplo avançado, com as baterias que a QuantumScape pretende lançar em breve, o e-Golf aumentará a autonomia 2,5 vezes, de 100 para 250 milhas (de 161 para 402 km), enquanto o Tesla (sem especificar que modelo) incrementa 1,6 vezes, de 300 para 500 milhas (de 483 para 805 km). Isto equivale a aumentar a actual capacidade atribuída às baterias da Tesla de 260 Wh para 416 Wh.

Bill Gates não é o primeiro a confiar a sua reputação (e dinheiro) na QuantumScape, pois também a Volkswagen investiu na empresa de Singh. Tudo porque, além das vantagens já mencionadas, estas novas baterias que a QuantumScape diz que irá fabricar em breve – só não revela quando –, prometem ser ainda mais baratas e oferecer maior longevidade.

https://observador.pt/2020/08/30/bill-gates-aposta-nas-baterias-solidas/


Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di