Uma novidade que pode revolucionar a área das baterias baseia-se, curiosamente, em tecnologia desenvolvida há quase meio século atrás… para as lentes de contacto.
Na verdade a revolução é sobre um concorrente das baterias: os super-condensadores. Um componente que tem enorme potencial, com tempos de carregamento instantâneos e um número praticamente ilimitado de ciclos de carga/descarga, mas cuja aplicação prática tem sido travada pela baixa densidade energética que conseguem armazenar.
Os super-condensadores atuais têm uma capacidade de apenas 5Wh por quilograma, o que os deixa em completa desvantagem face às baterias de lítio que podem atingir 100Wh/kg.
Contudo, um avanço conseguido à custa de tecnologia emprestada do processo de fabrico das lentes de contacto flexíveis promete melhorar a capacidade dos super-condensadores entre mil e 10 mil vezes! Se isso for conseguido, estaremos perante a revolução das “baterias” que há muito se aguarda.
Para além de obliterarem por completo a capacidade das baterias de lítio, por várias ordens de magnitude, estes super-condensadores transformariam por completo o mundo, pois é preciso ter em conta que superariam até a densidade energética da gasolina (com 2500Wh/kg). Apontando-se para o patamar “inferior” de uma melhoria de apenas mil vezes, estes super-condensadores com polímeros flexíveis conseguiriam logo duplicar a capacidade face aos motores de combustão, e melhorar a autonomia dos automóveis elétricos atuais em 50 vezes.
Antes da histeria coletiva, é preciso aguardar pela chegada de um protótipo em escala real que a empresa promete ter pronto em 2017 – e então veremos se todas as promessas se concretizam.
Em: http://zap.aeiou.pt/revolucao-nos-super-condensadores-pode-tornar-baterias-litio-obsoletas-141112
Na verdade a revolução é sobre um concorrente das baterias: os super-condensadores. Um componente que tem enorme potencial, com tempos de carregamento instantâneos e um número praticamente ilimitado de ciclos de carga/descarga, mas cuja aplicação prática tem sido travada pela baixa densidade energética que conseguem armazenar.
Os super-condensadores atuais têm uma capacidade de apenas 5Wh por quilograma, o que os deixa em completa desvantagem face às baterias de lítio que podem atingir 100Wh/kg.
Contudo, um avanço conseguido à custa de tecnologia emprestada do processo de fabrico das lentes de contacto flexíveis promete melhorar a capacidade dos super-condensadores entre mil e 10 mil vezes! Se isso for conseguido, estaremos perante a revolução das “baterias” que há muito se aguarda.
Para além de obliterarem por completo a capacidade das baterias de lítio, por várias ordens de magnitude, estes super-condensadores transformariam por completo o mundo, pois é preciso ter em conta que superariam até a densidade energética da gasolina (com 2500Wh/kg). Apontando-se para o patamar “inferior” de uma melhoria de apenas mil vezes, estes super-condensadores com polímeros flexíveis conseguiriam logo duplicar a capacidade face aos motores de combustão, e melhorar a autonomia dos automóveis elétricos atuais em 50 vezes.
Antes da histeria coletiva, é preciso aguardar pela chegada de um protótipo em escala real que a empresa promete ter pronto em 2017 – e então veremos se todas as promessas se concretizam.
Em: http://zap.aeiou.pt/revolucao-nos-super-condensadores-pode-tornar-baterias-litio-obsoletas-141112
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