Avançar para o conteúdo principal

O miraculoso grafeno agora até transforma gás de efeito estufa em combustível

O grafeno tem dado provas de toda a sua versatilidade e maravilhado a comunidade científica com as suas diversas aplicações. O material pode mudar radicalmente o mundo com os seus usos na medicina e eletrónica. Agora, o incrível material acaba de ficar ainda mais maravilhoso.

Investigadores da Rice University, nos Estados Unidos, expandiram as capacidades do grafeno, o material que entre outras coisas é o mais leve e resistente de sempre.

Agora, o grafeno pode converter dióxido de carbono em combustível líquido.

Em outubro, investigadores do Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos Estados Unidos, tinham desenvolvido acidentalmente um processo que permite transformar poluição em etanol, usando um único catalisador.

Num novo estudo, os investigadores da Rice University descobriram que o grafeno pode passar por uma eletrocatálise, que causa a redução eléctrica do CO2 para combustível líquido de alta energia, criando etileno e etanol.

O processo foi descrito num estudo publicado na Nature Communications.

“O grafeno é essencialmente formado por carbono, que não é um catalizador”, explica o autor principal da pesquisa, Pulickel Ajayan. Então, foi necessário adicionar-lhe átomos de azoto, que induzem reacções químicas em presença da corrente eléctrica e dióxido de carbono.

A grande questão é entender exactamente como isso acontece.

“Tem sido um quebra-cabeças, e apesar de vários artigos terem sido escritos sobre isso nos últimos cinco a dez anos, o quebra-cabeças ainda não foi resolvido”, diz Ajayan.

O grafeno pode tornar-se um poderoso combustível enquanto reduz o nível de CO2 da atmosfera. Mas ainda há muito a ser feito antes que a comercialização do produto aconteça, e os investigadores da Universidade Rice sabem disso.

“Acredito que o que encontramos é fundamentalmente interessante, porque oferece um caminho eficiente para selecionar novos tipos de catalizadores e converter o dióxido de carbono em produtos de maior valor”, diz Ajayan.

Para criar combustível, a indústria actual usa catálise térmica, e não electrocatálise. “Por esse motivo, as empresas provavelmente não vão usá-lo tão cedo para produção em grande escala”, antevê o investigador.

“Mas a electrocatálise pode ser realizada em laboratório com facilidade, e mostrámos que pode ser útil no desenvolvimento de novos catalizadores”, conclui o investigador.

Painéis solares de grafeno que funcionam ao sol e à chuva, filtros revolucionários que podem resolver a crise mundial da água, até o preservativo mais fino do mundo… as aplicações do grafeno não param de surpreender.

http://zap.aeiou.pt/miraculoso-grafeno-agora-ate-transforma-gas-efeito-estufa-combustivel-142943

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Os professores

 As últimas semanas têm sido agitadas nas escolas do ensino público, fruto das diversas greves desencadeadas por uma percentagem bastante elevada da classe de docentes. Várias têm sido as causas da contestação, nomeadamente o congelamento do tempo de serviço, o sistema de quotas para progressão na carreira e a baixa remuneração, mas há uma que é particularmente grave e sintomática da descredibilização do ensino pelo qual o Estado é o primeiro responsável, e que tem a ver com a gradual falta de autoridade dos professores. A minha geração cresceu a ter no professor uma referência, respeitando-o e temendo-o, consciente de que os nossos deslizes, tanto ao nível do estudo como do comportamento, teriam consequências bem gravosas na nossa progressão nos anos escolares. Hoje, os alunos, numa maioria demasiado considerável, não evidenciam qualquer tipo de respeito e deferência pelo seu professor e não acatam a sua autoridade, enfrentando-o sem nenhum receio. Esta realidade é uma das princip...