Avançar para o conteúdo principal

Venezuela "renova" legalização de partidos para ficarem ilegais e não concorrerem

Conselho eleitoral da Venezuela inicia polémico processo de renovação da legalização de partidos

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela iniciou hoje um polémico processo de renovação da legalização dos partidos políticos venezuelanos, que é contestado por partidos próximos do poder e na oposição.

O processo que estava marcado para começar em 18 de fevereiro foi entretanto adiado devido ao Carnaval, e obriga os 59 partidos legais a reunirem, em apenas dois dias, um sábado e um domingo, 195 mil assinaturas (1% dos eleitores recenseados).

A presidente do CNE, Tania D’ Amélio, anunciou no entanto, através do Twitter, que vão ser concedidos quatro dias (de fim-de-semana), aos partidos políticos para o processo de renovação com possibilidade de dois dias extraordinários caso não tenham obtido as “manifestações de vontade requeridas”.

O Partido Comunista da Venezuela, um dos partidos que fazem parte da Aliança Patriótica (afeta ao regime) anunciou que não participará no processo devido à publicação das normas e verificação biométrica, para “não expor, nem entregar os dados da militância do partido, que serão tornados públicos e cairão em mãos de patrões públicos e privados”.

“(não participaremos) Pelo acumulado histórico de experiências, ao longo de 86 anos, por tudo o que tem significado a nível nacional, pela perseguição aos comunistas, contra o movimento popular”, explicou o deputado Yul Jabour aos jornalistas.

Posição idêntica assumiu o partido de esquerda Causa R (Radical) que anunciou que também não participará no processo.

O partido Nova Ordem Social, presidido pela luso-descendente Venezuela Portuguesa da Silva, prevê participar no processo, mas apelou ao Supremo Tribunal de Justiça, em Caracas, para um “amparo constitucional” contra o novo processo obrigatório de legalização das organizações políticas venezuelanas.

“Exigimos a nulidade do regulamento de legalização dos partidos políticos, porque viola todas as liberdades de associação partidária”, explicou a luso-descendente, num comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo Venezuela Portuguesa da Silva, trata-se de um processo “que tem como objetivo erradicar a dissidência e estabelecer um sistema de um só partido na Venezuela”.

O CNE já elaborou a lista dos partidos e os fins de semana correspondentes a cada formação partidária, questão que coloca as organizações políticas em manifesta desigualdade de tratamento, segundo fontes partidárias.

http://www.dnoticias.pt/mundo/conselho-eleitoral-da-venezuela-inicia-polemico-processo-de-renovacao-da-legalizacao-de-partidos-DH1009630

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di