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Mensagens

Nvidia estará a desenvolver chips com arquitetura ARM para computadores Windows

 A Nvidia pode ser um trunfo da Microsoft na luta contra a Apple com computadores com chips baseados na arquitetura ARM (a mesma usada nos processadores Apple Silicon). A fabricante de placas gráficas estará a desenvolver os seus planos para criar chips ARM para equipar computadores Windows e deve mesmo começar a comercializá-los no início de 2025. A Apple, segundo dados da IDC, mais que duplicou a sua quota de mercado desde que lançou o Apple Silicon, também baseado em ARM. Esta solução permite que os computadores com os seus processadores de marca própria equilibrem desempenho e uso de bateria de uma forma que os chips da Intel não tinham conseguido fazer. Agora, noticia a Reuters, a Nvidia vai usar a experiência de construir chips baseados em ARM para centros de dados para criar chips para computadores pessoais. De recordar que esteve em cima da mesa uma proposta de 40 mil milhões de dólares, em 2020, da Nvidia para comprar a ARM. Também a AMD vai entrar neste segmento, com os seus

NorthPole: O chip da IBM que promete “rebentar” a escala na Inteligência Artificial

 “A sua eficiência energética é de ‘rebentar’ a escala”, afirma Damien Querlioz, um investigador da Universidade de Paris-Saclay, citado pela Science, ao conhecer em detalhe o novo chip NorthPole da IBM. Cientistas daquela tecnológica criaram um processador que dispensa o acesso frequente à memória externa e que consegue, por isso, realizar tarefas de reconhecimento de imagem muito mais rápido do que as arquiteturas existentes e consumir menos energia no processo. Estes chips assentam em redes neurais, com múltiplas camadas de unidades computacionais simples programadas para reconhecer padrões. Alguns chips já desenvolvidos fazem o mesmo tipo de cálculos, mas precisam, para isso, de recorrer a memórias externas, RAM, de cada vez que calculam uma camada, o que acaba por prejudicar o desempenho possível e exigir mais energia. O coautor deste trabalho da IBM, Dharmendra Modha, estima que, para simular um cérebro humano com a arquitetura habitual necessitaria de energia equivalente a 12 re

A Humanidade assistiu à primeira batalha espacial da História

Por Wilson: é o princípio do fim da civilização: da exploração espacial, da EEI, dos satélites, internet e comunicações em qualquer ponto do planeta tal como existe hoje. É o princípio de um grande retrocesso civilizacional, derivado dos destroços e fragmentos que ficarão a orbitar a Terra a milhares de quilómetros por hora, autênticas balas destruidoras que se multiplicarão à medida que estes destroços atinjam outros objectos como satélites, naves e destroços que se converterão em novos destroços formando assim uma reação em cadeia. Pela primeira vez na História, um sistema de defesa anti-mísseis intercetou e destruiu um míssil balístico no espaço, na que é a primeira instância de combate real para além da atmosfera terrestre. O míssil iraniano lançado recentemente a partir do Iémene em direção ao porto israelita de Eilat, a 1600 km de distância, tornou-se a primeira interceção de um míssil balístico sistema de defesa aérea israelita Arrow. Foi também a primeira vez que um confronto m

Todos os arguidos libertados. Vitor Escária e Lacerda Machado entregam passaporte

Por Wilson: Justiça à portuguesa: mais uma vez a vítima é a que leva a pena mais gravosa. Sim, porque normalmente nestes casos o "corruptor" não é mais do que uma vítima de extorsão dos políticos que obrigam a empresa a pagar luvas para os políticos fazerem o seu trabalho. Chama-se a isso "corrupção para acto lícito" e se foi o caso então considero que a empresa é a vítima. Se for "corrupção para acto ilícito" então já ambos merecem a mão pesada da justiça. Mas a fronteira entre acto lícito e acto ilícito, nestas matérias económicas, é muitas vezes ténue e pouco claro, o que resulta, mais uma vez, que a empresa é a vítima e, no entanto, é a que leva a pena maior: 600.000€ de caução contra apenas 150.000€ dos corruptos e apenas para um deles sendo os outros libertados sem qualquer pagamento, apenas entregando o passaporte. Por DV/LUSA:  Vitor Escária e Lacerda Machado entregaram passaporte. Os cinco arguidos detidos no processo ligado aos negócios do lítio,

Foxconn e Nvidia juntam-se para criar “fábricas de Inteligência Artificial”

A Foxconn num dia (ou talvez numa noite?) mais calmo  O presidente da Foxconn, Liu Young-way, e o CEO da Nvidia, Jensen Huang, confirmaram, numa aparição no palco da feira anual da Foxconn, que as duas empresas estão a trabalhar juntas para construir “fábricas de Inteligência Artificial”. O novo conceito é explicado por Huang que afirma “um novo tipo de manufatura está a surgir – a produção de inteligência. E os centros de dados que a produzem são fábricas de IA”. Estas instalações vão servir, por exemplo, para continuadamente receber e processar dados de veículos autónomos para os tornar mais inteligentes. “Os dados vão para a fábrica de IA. A fábrica melhora o software e atualiza toda a frota. No futuro, todas as empresas, de todas as indústrias, vão ter estas fábricas de IA”, continuou Huang. Em comunicado de imprensa, a Nvidia confirma que vai colocar chips e software nesta instalação, incluindo os superchips de topo de gama GH200, cuja venda está bloqueada na China. Com um posicio

Já está! China obteve certificação para voar comercialmente com um eVTOL

Entrar num eVTOL não tripulado, viajar a 130 km/h pelo ar sem ninguém aos comandos e pagar a aterragem como se fosse apenas mais uma viagem de táxi. Foi isso que a China aprovou, com o eHang a ser o primeiro eVTOL não tripulado do mundo a ser licenciado para voos comerciais.   Os eVTOL são veículos elétricos de descolagem e aterragem vertical. Estas enormes aeronaves semelhantes a drones são apresentadas  como uma nova alternativa de mobilidade . Como é um meio aéreo, evita ruas cheias de carros,  semáforos  e quaisquer outras obrigações que nos atrasam.   Os seus (muitos) problemas Parece claro que, apesar das promessas, as dificuldades para os eVTOL imporem este novo tipo de negócio são muitas. Até agora, é necessária uma pessoa com os  certificados  de voo pertinentes para os conduzir, o que exige uma formação mais ou menos complicada de aprender, consoante a pessoa, mas que, sobretudo, é muito cara. A isto junta-se a regulamentação do tráfego aéreo. O facto de não existirem estrada

Taxa e volume de desemprego começaram a subir no terceiro trimestre face há um ano

 INE. Portugal tinha 326,1 mil pessoas sem trabalho, mais 4,4% (13,7 mil) relativamente ao homólogo". Emprego cresce apenas 0,5%, mas supera fasquia dos 5 milhões de pessoas. O peso do desemprego no total da população ativa (a taxa) e o número de desempregados começaram a subir, ligeiramente, no terceiro trimestre deste ano face a igual período do ano passado, o que pode sinalizar um ponto de viragem no mercado de trabalho, que até aqui estava a conseguir aliviar este problema, indica o Instituto Nacional de Estatística (INE), nos novos dados oficiais do Inquérito ao Emprego relativo ao terceiro trimestre. A taxa de desemprego ficou na mesma entre o segundo e o terceiro trimestre, nos 6,1% da população ativa, mas em termo homólogos o indicador subiu 0,1 pontos percentuais (p.p.) (face ao 3.º trimestre de 2022, portanto). Ainda segundo o instituto, "no 3.º trimestre de 2023, a taxa de desemprego foi superior à média nacional (6,1%) em duas regiões NUTS II do país (Norte: 6,7%;

Tudo o que precisa de saber sobre o alegado caso de corrupção nos negócios de lítio e hidrogénio

Como chegámos até aqui no negócio do lítio e hidrogénio? O contrato de concessão de exploração de lítio no concelho de Montalegre foi assinado em março de 2019, entre o Governo e a Lusorecursos Portugal Lithium, e esteve envolto em polémica desde o início. Já antes, o contrato de prospeção e pesquisa para a área denominada por Sepeda, por sua vez, foi assinado em 7 de dezembro de 2012, entre o Estado português e a empresa Lusorecursos, tendo um período inicial de dois anos e com a possibilidade de três prorrogações anuais, até ao máximo de cinco anos. Por sua vez, em junho de 2016, a Novo Lítio (então Dakota Minerals) fez um acordo com a Lusorecursos para comprar direitos de prospeção de lítio, incluindo em Sepeda, Montalegre, distrito de Vila Real. Um ano depois, o então presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, revelou que a empresa Dakota Minerals previa um investimento de cerca de 370 milhões de euros no concelho na exploração de lítio, na zona de Morgade e Carvalhais, e t

Lítio, hidrogénio e dados. Os projetos de oito mil milhões que derrubaram António Costa

 Vários projetos estão na mira da justiça no âmbito da investigação do Ministério Público que culminou na demissão de António Costa ao fim de oito anos no poder. São projetos cujo investimento previa mais de oito mil milhões de euros na sua totalidade, segundo os seus valores originais, mas acabaram por sofrer alterações, em particular no caso do hidrogénio verde, com o fim de dois consórcios, que agora estão na mira da justiça portuguesa. Polémica no hidrogénio em Sines Era uma vez um holandês que tinha um projeto para criar uma central de hidrogénio verde em Sines para exportá-lo, via navio, para o norte da Europa onde seria usado pela indústria da Alemanha e Países Baixos para substituir o hidrogénio cinzento. O projeto do Resilient Group de Marc Rechter tinha um custo estimado de 3,5 mil milhões de euros e previa a construção de uma fábrica de electrolisadores em escala industrial, outra fábrica para produzir painéis solares fotovoltaicos, uma central solar e uma central de hidrogé

Quais são as desvantagens das baterias de estado sólido?

 As baterias de estado sólido têm sido aplaudidas como o futuro do armazenamento de energia, prometendo maior segurança, densidade de energia mais alta e tempos de carregamento mais rápidos em comparação com as tradicionais baterias de íons de lítio. No entanto, assim como qualquer tecnologia emergente, as baterias de estado sólido têm suas próprias desvantagens que precisam ser abordadas antes de se tornarem uma solução amplamente utilizada. Vamos dar uma olhada mais de perto em algumas dessas desvantagens. 1. Custo: Uma das principais desvantagens das baterias de estado sólido é o seu alto custo de produção. O processo de fabricação envolve materiais complexos e caros, como eletrodos sólidos e eletrólitos especializados, o que eleva significativamente o custo geral da bateria. Isso torna desafiador para as baterias de estado sólido competir com as baterias de íons de lítio, relativamente mais baratas, que dominam o mercado atualmente. 2. Limitações de escalabilidade: As baterias de e

Motor revolucionário queima hidrogénio e injeta água sem emissões poluentes

Adeus gasolina? Motor revolucionário de combustão de empresa europeia queima hidrogénio e injeta água sem emissões poluentes.  As medidas ambientais mais apertadas na Europa têm promovido o desenvolvimento de alternativas de mobilidade para além do carro elétrico: nesta altura, o hidrogénio é a opção mais bem posicionada no setor automóvel. Nos últimos meses, têm surgido vários desenvolvimentos que utilizam o hidrogénio num motor de combustão interna como solução sem emissões poluentes. A empresa austríaca AVL Racetech, que colabora com o mundo da Fórmula 1 e NASCAR, anunciou um motor turboalimentado a hidrogénio com excelente desempenho: este último é o mais notável porque até ao momento era muito difícil queimar hidrogénio com uma mistura rica o suficiente para oferecer um bom desempenho, indicou o jornal ‘El Español’. “A AVL Racetech está a banir esse preconceito”, revelou, em comunicado. “Nos últimos meses, o departamento de automobilismo da AVL desenvolveu um motor inovador a hidr

É mais caro percorrer 100 quilómetros num carro elétrico carregado na via pública do que num carro a gasóleo

Afinal, compensa ou não, o consumo de um carro elétrico, por cada 100 quilómetros percorridos, em comparação com um carro equipado com motor a combustão? Sim, mas… depende do tipo de carregamento que efetuar. Porque, se o fizer na rede pública, onde o preço médio do kWh ronda os 0,51 euros, para fazer uma deslocação de 100 quilómetros poderá gastar, em média, 8,78 euros, enquanto que, num carro com motor a diesel, gasta 8,37 euros, ou seja, menos 41 cêntimos. Durante alguns anos – na altura em que os carros elétricos começaram a chegar ao mercado, a partir de 2010/11- os carregamentos na rede pública até chegaram ser gratuitos mas, agora, já não é assim. Vítor Andrade, Coordenador de Economia: É mais caro percorrer 100 quilómetros num carro elétrico carregado na via pública do que num carro a gasóleo - Expresso

Ciclo de subida do desemprego dura há quase um ano e já é o mais grave desde o tempo da troika

© ESTELA SILVA/LUSA  INE. Emprego ainda sobe em termos homólogos, mas, pela primeira vez em sete anos, caiu entre agosto e setembro. Não é nada comum. Jovens voltam a ser os mais flagelados pela subida do desemprego. O ciclo de subida do desemprego em Portugal dura há quase um ano e já é o mais grave desde o tempo da troika, mostram os novos dados oficiais apurados até setembro, ontem divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Já a economia como um todo ainda consegue criar empregos (em termos homólogos subiu 1,2% face a setembro de 2022), mas há um problema novo: o volume de emprego caiu entre agosto e setembro, algo que é bastante raro de acontecer nesta altura do ano, indica um levantamento feito pelo Dinheiro Vivo (DV), também com recurso aos dados do INE. Nestas novass estatísticas mensais do mercado de trabalho, que avançam com os valores definitivos para o emprego e o desemprego até agosto e preliminares até setembro, são cada vez mais os sinais desfavoráveis. No c