Avançar para o conteúdo principal

Vai ficar tudo mais caro e a culpa é da Inteligência Artificial

 

Temos ouvido alguns relatos de que o iPhone vai ficar mais caro, algumas placas gráficas vão ser canceladas, etc… Tudo porque o mundo da produção de chips não tem mãos a medir para o nível de procura atual.

Mas, não é só o iPhone, não é só a memória, nem são apenas as placas gráficas. O impacto da Inteligência Artificial vai chegar a tudo e a todos. Os preços vão aumentar, e tu vais ter de o pagar.

Vai ficar tudo mais caro e a culpa é da Inteligência Artificial

intel e samsung vão criar uma aliança na produção de chips!

Durante anos ouvimos que a inteligência artificial ia mudar o mundo, e aos poucos está de facto a mudar. Hoje em dia as pessoas já pesquisam no senhor Google como antigamente, editam fotos com algoritmos diferentes, e até trabalham lado a lado com chatbots.

Mas o que ninguém disse é que, além de nos mudar a vida, também nos vai mudar o bolso.

Nos últimos meses, as notícias têm vindo a confirmar o que já se adivinhava: os preços dos chips e da memória estão a disparar. O motivo? O mesmo de sempre, escassez, mas desta vez causada por algo diferente.

A corrida da IA está a consumir tudo o que existe em capacidade de fabrico e produção de semicondutores.

A TSMC está a aumentar os preços, e como deve saber, é aqui que é feita toda a tecnologia de ponta!

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, que produz praticamente todos os chips de topo do mercado, vai aumentar os preços em 8 a 10% já no próximo ano. Isto afeta diretamente a Apple, a Qualcomm, a AMD, a Nvidia, e claro, qualquer smartphone ou computador que use esses processadores.

Os chips da Apple, como os A17, A18, A19, M3 e M4, estão todos na lista dos afetados. E o cenário fica ainda pior com o futuro A20, que vai usar o processo de 2nm. O SoC vai custar cerca de 280 dólares por chip, o que o torna um dos componentes mais caros de sempre num iPhone.

Não há volta a dar, os preços vão aumentar para o consumidor final. Consegues imaginar um iPhone Pro Max ou um Galaxy S Ultra a 1600€ ou 1700€? Vai acontecer.

uando o custo sobe desta forma na base da cadeia, os preços finais ao consumidor vão inevitavelmente acompanhar.

Mesmo que não uses IA, vais pagar o preço da IA.

As fabricantes não vão reduzir as margens, por isso os aumentos chegam aos consumidores. Seja num iPhone 18, num Galaxy S26, num portátil gaming com RTX 5090, ou num carro elétrico, tudo vai costar mais.

Curiosamente, o mais irónico é que a inteligência artificial, que prometia eficiência e poupança, está a causar exatamente o oposto.

O futuro é “inteligente”… mas caro!

Vai ficar tudo mais caro e a culpa é da Inteligência Artificial | Leak


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

As obras "faraónicas" e os contratos públicos

  Apesar da instabilidade dos mercados financeiros internacionais, e das dúvidas sobre a sustentabilidade da economia portuguesa em cenário de quase estagnação na Europa, o Governo mantém na agenda um mega pacote de obras faraónicas.  A obra que vai ficar mais cara ao país é, precisamente, a da construção de uma nova rede de alta velocidade ferroviária cujos contornos não se entendem, a não ser que seja para encher os bolsos a alguns à custa do contribuinte e da competitividade. Veja o vídeo e saiba tudo em: As obras "faraónicas" e os contratos públicos - SIC Notícias

Motor de desenvolvimento ou de danos irreparáveis? Parque solar planeado para Portugal abre polémica

    Vista da central solar de Serpa, no sul de Portugal, quarta-feira, 28 de março de 2007.  -    Direitos de autor    ANTONIO CARRAPATO/AP2007 Direitos de autor ANTONIO CARRAPATO/AP2007 A empresa por detrás do projeto promete "conciliar a produção de energia renovável com a valorização ambiental do território". Ainda assim, as associações ambientalistas e os municípios têm-se insurgido contra a implantação do Parque Solar Fotovoltaico Sophia. Quais os motivos? Um novo projeto solar, que será sediado no distrito português de Castelo Branco, está a ser amplamente contestado tanto pelas associações ambientalistas como pelos próprios municípios. Chama-se Parque Solar Fotovoltaico Sophia e, segundo anunciado no  site da empresa por detrás da iniciativa , a Lightsource bp, o seu objetivo passa por " conciliar a produção de energia renovável com a valorização ambiental do território  e benefícios duradouros para as comunidades locais". Tratar-...