Avançar para o conteúdo principal

5 dicas para optimizar um PC com Windows 11 para jogos

 

©Alex Haney

Optimize a sua experiência de jogo no Windows 11 com estas 5 configurações fáceis de fazer.

Se usa um PC com Windows 11 para jogar, pode alterar várias definições e funcionalidades que pode ligar ou desligar para obter um melhor desempenho.

Primeiro, é recomendável desligar as funcionalidades de Integridade da Memória e Plataforma de Virtualização, uma vez que a Microsoft já notou que, apesar de terem sido concebidas para melhorar a segurança, podem reduzir o desempenho dos jogos.

Muitas vezes, instalamos muitas aplicações, e algumas são executadas em segundo plano sempre que o computador arranca, desperdiçando recursos do sistema. Se desligar estas aplicações, pode libertar memória e processador, dando aos seus jogos mais “espaço para respirar”.

Se o seu dispositivo o suportar, ligar a Taxa de Actualização Variável (VRR) ajuda a melhorar o aspecto dos jogos, principalmente se forem daqueles em que há acção intensa no ecrã.

Por último, as actualizações de drivers, ou controladores, incluem frequentemente optimizações de desempenho e correcções de erros para os jogos mais recentes. Quer esteja a utilizar gráficos NVIDIA, AMD ou Intel, certifique-se sempre de que tem a versão mais recente instalada. (No entanto, antes de actualizar, é melhor pesquisar a nova versão para se certificar de que outros utilizadores não estão a ter problemas, para evitar um impacto negativo na sua experiência de jogo.)

Neste guia, damos-lhe 5 dicas para melhorar a experiência de jogo no Windows 11.

Desactivar a Integridade da Memória

Segundo a Microsoft, se notar problemas de desempenho ao jogar no Windows 11, pode ser devido a duas funcionalidades de segurança específicas, incluindo a integridade de código protegida por Hypervisor (HVCI), também conhecida como “Integridade da Memória” na aplicação Segurança do Windows, e as funcionalidades de segurança da Plataforma de Máquina Virtual.

Se quiser dar prioridade ao desempenho dos jogos, deve desligar estas funcionalidades de segurança durante o jogo. No entanto, quando terminar de jogar, deve ligá-las novamente.

Para desactivar a Integridade da Memória no Windows 11, use estes passos:

Abra a Segurança do Windows.

Jogos_1

Clique em ‘Segurança do Dispositivo’.

Jogos_2

Clique na opção ‘Detalhes do isolamento do núcleo’ no lado direito.

(Opção 1) Desligue o interruptor da Integridade da Memória para desactivar a funcionalidade.

(Opção 2) Ligue o interruptor da Integridade da Memória para activar a funcionalidade.

Reinicie o computador.

Assim que terminar de jogar, lembre-se de ligar a funcionalidade de segurança.

Desactivar a Plataforma de Máquina Virtual

Para desligar o componente de virtualização, use estes passos:

Abra as Definições e clique em ‘Sistema’.

Clique na página ‘Funcionalidades Opcionais’ no lado direito.

Clique na definição ‘Mais funcionalidades do Windows’.

Jogos_4

(Opção 1) Limpe a opção ‘Virtual Machine Platform’ para desactivar a funcionalidade.

(Opção 2) Clique na caixa ao lado da opção ‘Virtual Machine Platform’ para activar a funcionalidade.

Clique no botão ‘OK’ e reinicie o computador.

Depois de terminar de jogar, volte a activar a funcionalidade.

Desactivar aplicações de arranque

Não é segredo que as aplicações configuradas para iniciar durante o arranque do Windows consomem recursos do sistema, e isso pode afectar negativamente o desempenho dos jogos.

Para gerir as aplicações que são executadas no arranque, use estes passos:

Abra as Definições.

Clique em ‘Aplicações’. Clique na página ‘Arranque’ no lado direito.

Escolha a opção ‘Impacto no arranque’ no menu ‘Ordenar por’.

Jogos_5

Desligue as aplicações de maior impacto que são executadas no seu sistema.

Depois de concluir os passos, reinicie o seu computador, e dependendo das aplicações que estavam a ser carregadas durante arranque, o computador deverá ser capaz de dedicar mais recursos aos jogos.

Se não tiver a certeza de quais aplicações deve remover do processo de arranque, pode prosseguir com as aplicações que instalou. No entanto, não é recomendado desligar aplicações como o Microsoft Defender e outros serviços do sistema.

Activar a Taxa de Actualização Variável do ecrã

No Windows 11, a Taxa de Actualização Variável (VRR) é uma funcionalidade que ajusta automaticamente a taxa de actualização do monitor com base nas frames geradas pela placa gráfica, aumentando assim as taxas de fotogramas enquanto reduz o rasgamento e a gaguez do ecrã.

Se a funcionalidade estiver disponível no seu monitor Nvidia G-SYNC, AMD FreeSync ou VESA DisplayPort Adaptive-Sync, use estas instruções para a activar:

Abra as Definições e clique em ‘Sistema’.

Clique na página ‘Ecrã’ no lado direito e depois clique em ‘Gráficos’.

Jogos_6

Clique em ‘Ecrã avançado’ na parte inferior da página.

Ligue o interruptor da ‘Taxa de Actualização Variável’.

Depois de concluir os passos, a funcionalidade será activada e funcionará com a mesma funcionalidade disponível na placa gráfica. Se a funcionalidade não iniciar a partir da placa gráfica, o sistema operativo activará a sua própria versão de VRR.

Actualizar os controladores gráficos

É sempre recomendado ter os controladores mais recentes para qualquer componente, especialmente para a sua placa gráfica, uma vez que os fabricantes costumam lançar melhorias e correcções de erros, que por vezes podem ter um impacto significativo no seu desempenho de jogo, e até mesmo em jogos específicos.

No entanto, os controladores e as actualizações do sistema podem por vezes causar mais problemas do que resolvem. Como resultado, é importante pesquisar a actualização do controlador antes de a instalar.

Por exemplo, para actualizar os controladores gráficos a partir da aplicação da Nvidia, use estes passos:

Abra a aplicação da Nvidia.

Clique em ‘Controladores’ no painel esquerdo e clique no botão ‘Descarregar’.

Continue a seguir as instruções que aparecem no ecrã.

Depois de concluir os passos, poderá ter de reiniciar o seu computador para aplicar as alterações.

Se tiver um sistema AMD, os passos são obviamente diferentes, utilizando a aplicação Adrenalin Edition, mas o conceito é o mesmo.


5 dicas para optimizar um PC com Windows 11 para jogos


Comentários

Notícias mais vistas:

Arrendamento. Senhorio pode dar preferência a inquilino português?

  Segundo a DECO PROteste, o "direito à habitação está consagrado na Constituição Portuguesa" e a "lei do arrendamento define que nenhum inquilino pode ser discriminado no acesso ao arrendamento" por este motivo. N ão,  um senhorio não pode dar preferência a inquilino português , porque o direito à habitação está consagrado na Constituição, esclarece a  DECO PROteste .    " Não. O direito à habitação está consagrado na Constituição Portuguesa. A lei do arrendamento define que nenhum inquilino pode ser discriminado no acesso ao arrendamento por motivos de sexo, ascendência ou origem étnica, língua, território de origem, nacionalidade, religião, crença, convicções políticas ou ideológicas, género, orientação sexual, idade ou deficiência ", adianta a organização de defesa do consumidor.  Mais: "Os  anúncios de imóveis para arrendamento não podem conter qualquer restrição, especificação ou preferência baseada em categorias discriminatórias ".  Arrend...

Há um remédio antigo que pode proteger os cérebros da doença de Alzheimer

 Numa nova e importante descoberta, que já dura há quase uma década, investigadores da Harvard Medical School dizem ter encontrado uma chave que pode desvendar muitos dos mistérios da doença de Alzheimer e do envelhecimento do cérebro - o humilde metal lítio. O lítio é mais conhecido pela medicina como um estabilizador de humor administrado a pessoas com perturbação bipolar e depressão. Foi aprovado pelo regulador norte-americano, a Food and Drug Administration, em 1970, mas foi utilizado pelos médicos para tratar perturbações do humor quase um século antes. Agora, pela primeira vez, os investigadores demonstraram que o lítio está naturalmente presente no organismo em pequenas quantidades e que as células necessitam dele para funcionar normalmente - tal como a vitamina C ou o ferro. Parece também desempenhar um papel fundamental na manutenção da saúde do cérebro. Numa série de experiências publicadas recentemente na revista Nature, os investigadores das universidades norte-american...

O erro de usar dois monitores que pode fazer mais mal do que bem

 Nos últimos anos, tornou-se quase moda ver setups com dois monitores tanto em escritórios modernos como em secretárias de gamers e freelancers. A promessa parece irresistível: mais espaço para trabalhar, mais produtividade e menos tempo perdido a alternar entre janelas. Mas e se eu te dissesse que usar dois monitores pode estar a sabotar a tua concentração, a tua postura e até a tua saúde sem te dares conta? Sim, aquilo que muitos consideram um upgrade pode, na verdade, ser um erro silencioso que faz mais mal do que bem. O mito da produtividade com dois monitores É verdade que alguns estudos mostram ganhos de produtividade quando se utilizam dois monitores. A lógica é simples: um ecrã para a tarefa principal e outro para referências, e-mails ou comunicações. Parece perfeito… até olhares mais de perto para a realidade. Com dois monitores, também ganhas: Mais distrações: quantas vezes abres o segundo ecrã “só para espreitar” o e-mail, as redes sociais ou o chat? A tentação está semp...