Avançar para o conteúdo principal

5 dicas para optimizar um PC com Windows 11 para jogos

 

©Alex Haney

Optimize a sua experiência de jogo no Windows 11 com estas 5 configurações fáceis de fazer.

Se usa um PC com Windows 11 para jogar, pode alterar várias definições e funcionalidades que pode ligar ou desligar para obter um melhor desempenho.

Primeiro, é recomendável desligar as funcionalidades de Integridade da Memória e Plataforma de Virtualização, uma vez que a Microsoft já notou que, apesar de terem sido concebidas para melhorar a segurança, podem reduzir o desempenho dos jogos.

Muitas vezes, instalamos muitas aplicações, e algumas são executadas em segundo plano sempre que o computador arranca, desperdiçando recursos do sistema. Se desligar estas aplicações, pode libertar memória e processador, dando aos seus jogos mais “espaço para respirar”.

Se o seu dispositivo o suportar, ligar a Taxa de Actualização Variável (VRR) ajuda a melhorar o aspecto dos jogos, principalmente se forem daqueles em que há acção intensa no ecrã.

Por último, as actualizações de drivers, ou controladores, incluem frequentemente optimizações de desempenho e correcções de erros para os jogos mais recentes. Quer esteja a utilizar gráficos NVIDIA, AMD ou Intel, certifique-se sempre de que tem a versão mais recente instalada. (No entanto, antes de actualizar, é melhor pesquisar a nova versão para se certificar de que outros utilizadores não estão a ter problemas, para evitar um impacto negativo na sua experiência de jogo.)

Neste guia, damos-lhe 5 dicas para melhorar a experiência de jogo no Windows 11.

Desactivar a Integridade da Memória

Segundo a Microsoft, se notar problemas de desempenho ao jogar no Windows 11, pode ser devido a duas funcionalidades de segurança específicas, incluindo a integridade de código protegida por Hypervisor (HVCI), também conhecida como “Integridade da Memória” na aplicação Segurança do Windows, e as funcionalidades de segurança da Plataforma de Máquina Virtual.

Se quiser dar prioridade ao desempenho dos jogos, deve desligar estas funcionalidades de segurança durante o jogo. No entanto, quando terminar de jogar, deve ligá-las novamente.

Para desactivar a Integridade da Memória no Windows 11, use estes passos:

Abra a Segurança do Windows.

Jogos_1

Clique em ‘Segurança do Dispositivo’.

Jogos_2

Clique na opção ‘Detalhes do isolamento do núcleo’ no lado direito.

(Opção 1) Desligue o interruptor da Integridade da Memória para desactivar a funcionalidade.

(Opção 2) Ligue o interruptor da Integridade da Memória para activar a funcionalidade.

Reinicie o computador.

Assim que terminar de jogar, lembre-se de ligar a funcionalidade de segurança.

Desactivar a Plataforma de Máquina Virtual

Para desligar o componente de virtualização, use estes passos:

Abra as Definições e clique em ‘Sistema’.

Clique na página ‘Funcionalidades Opcionais’ no lado direito.

Clique na definição ‘Mais funcionalidades do Windows’.

Jogos_4

(Opção 1) Limpe a opção ‘Virtual Machine Platform’ para desactivar a funcionalidade.

(Opção 2) Clique na caixa ao lado da opção ‘Virtual Machine Platform’ para activar a funcionalidade.

Clique no botão ‘OK’ e reinicie o computador.

Depois de terminar de jogar, volte a activar a funcionalidade.

Desactivar aplicações de arranque

Não é segredo que as aplicações configuradas para iniciar durante o arranque do Windows consomem recursos do sistema, e isso pode afectar negativamente o desempenho dos jogos.

Para gerir as aplicações que são executadas no arranque, use estes passos:

Abra as Definições.

Clique em ‘Aplicações’. Clique na página ‘Arranque’ no lado direito.

Escolha a opção ‘Impacto no arranque’ no menu ‘Ordenar por’.

Jogos_5

Desligue as aplicações de maior impacto que são executadas no seu sistema.

Depois de concluir os passos, reinicie o seu computador, e dependendo das aplicações que estavam a ser carregadas durante arranque, o computador deverá ser capaz de dedicar mais recursos aos jogos.

Se não tiver a certeza de quais aplicações deve remover do processo de arranque, pode prosseguir com as aplicações que instalou. No entanto, não é recomendado desligar aplicações como o Microsoft Defender e outros serviços do sistema.

Activar a Taxa de Actualização Variável do ecrã

No Windows 11, a Taxa de Actualização Variável (VRR) é uma funcionalidade que ajusta automaticamente a taxa de actualização do monitor com base nas frames geradas pela placa gráfica, aumentando assim as taxas de fotogramas enquanto reduz o rasgamento e a gaguez do ecrã.

Se a funcionalidade estiver disponível no seu monitor Nvidia G-SYNC, AMD FreeSync ou VESA DisplayPort Adaptive-Sync, use estas instruções para a activar:

Abra as Definições e clique em ‘Sistema’.

Clique na página ‘Ecrã’ no lado direito e depois clique em ‘Gráficos’.

Jogos_6

Clique em ‘Ecrã avançado’ na parte inferior da página.

Ligue o interruptor da ‘Taxa de Actualização Variável’.

Depois de concluir os passos, a funcionalidade será activada e funcionará com a mesma funcionalidade disponível na placa gráfica. Se a funcionalidade não iniciar a partir da placa gráfica, o sistema operativo activará a sua própria versão de VRR.

Actualizar os controladores gráficos

É sempre recomendado ter os controladores mais recentes para qualquer componente, especialmente para a sua placa gráfica, uma vez que os fabricantes costumam lançar melhorias e correcções de erros, que por vezes podem ter um impacto significativo no seu desempenho de jogo, e até mesmo em jogos específicos.

No entanto, os controladores e as actualizações do sistema podem por vezes causar mais problemas do que resolvem. Como resultado, é importante pesquisar a actualização do controlador antes de a instalar.

Por exemplo, para actualizar os controladores gráficos a partir da aplicação da Nvidia, use estes passos:

Abra a aplicação da Nvidia.

Clique em ‘Controladores’ no painel esquerdo e clique no botão ‘Descarregar’.

Continue a seguir as instruções que aparecem no ecrã.

Depois de concluir os passos, poderá ter de reiniciar o seu computador para aplicar as alterações.

Se tiver um sistema AMD, os passos são obviamente diferentes, utilizando a aplicação Adrenalin Edition, mas o conceito é o mesmo.


5 dicas para optimizar um PC com Windows 11 para jogos


Comentários

Notícias mais vistas:

Isenção de portagens por uma semana para quem entra e sai em 4 nós de acesso da A8, A17, A14 e A19

  Isenção nas autoestradas A8, A17, A14 e A19 só se aplica a quem entra ou sai em quatro nós e não ao tráfego que atravessa as vias. Brisa vai acomodar 30% da receita perdida. Estado paga o resto. O Governo anunciou a isenção de portagens durante uma semana nos nós que servem as zonas afetadas pela depressão Kristin. Estas isenções vão abranger troços da A8, A17, A14 e A19 e vão começar a ser aplicadas à meia noite e estender-se até às 24 horas do dia 10 de fevereiro, a próxima terça-feira. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, durante uma visita a uma empresa de Pombal. O Ministério das Infraestruturas e Habitação esclareceu entretanto, em comunicado que troços vão ficar isentos de portagens até 10 de fevereiro. E acrescentou que o tráfego que atravesse as autoestradas entre os nós acima referidos não será isentado. Fica isento todo o tráfego que tenha origem ou destino: Na A8, entre o nó de Valado de Frades e o nó de Leiria Nascente (COL); Na A17, entre o n...

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...

Carro Elétrico: Carregar fora de casa é um pesadelo!

 Eu já dei o meu testemunho várias vezes, mas volto a dizer… Não compreendo como é que uma pessoa pode comprar um carro elétrico sem ter a capacidade de o carregar em casa. É uma decisão que tem um potencial tremendo para ser um pesadelo. Pode não ser todos os dias, mas basta algo começar a correr mal, para ser um stress desmedido. Ou seja, sempre que testo um carro 100% elétrico que não cabe na minha garagem, já sei que me estou a meter a jeito para ter uma experiência francamente má. O dia de ontem foi exatamente isso. Carro Elétrico: Carregar fora de casa é um pesadelo! Portanto, tenho um Voyah Courage para teste (que diga-se de passagem, é um belo carro Chinês), que é obviamente um 100% elétrico. Dito tudo isto, não sendo possível carregar em casa, porque é demasiado grande, decidi que ia deixar o carro a carregar no único posto rápido ativo na minha zona de residência enquanto ia treinar ao ginásio. Sim, o único posto rápido, porque o posto do LIDL continua sem cabos, e o post...