Avançar para o conteúdo principal

3I/ATLAS enviado por extraterrestres? Cometa de outro mundo ainda intriga

 

Imagem da NASA/ESA mostra o cometa interestelar 3I/ATLAS, captada pelo Hubble em 21 de julho de 2025, a 277 milhões de milhas.
 Imagem da NASA/ESA mostra o cometa interestelar 3I/ATLAS, obtida pelo Hubble a 21 de julho de 2025, a uma distância de 277 milhões de milhas.  Direitos de autor  Credit: NASA/European Space Agency via AP Photo
Direitos de autor Credit: NASA/European Space Agency via AP Photo

Cativa o mistério em torno do 3I/ATLAS a imaginação de muitos, dos principais astrónomos às estrelas da cultura pop como Kim Kardashian e ao magnata tecnológico Elon Musk.

Quando os astrónomos detetaram pela primeira vez 3I/ATLAS em 1 de julho de 2025 com o telescópio de rastreio ATLAS, no Chile, ficou logo claro que não era uma rocha espacial vulgar.

Apenas o terceiro objeto interestelar confirmado de que há registo, depois de ʻOumuamua (2017) e 2I/Borisov (2019), o 3I/ATLAS chamou a atenção pelo núcleo gelado envolto numa coma, o halo luminoso de gás e poeiras.

A velocidade e a trajetória mostram que não está gravitacionalmente ligado ao Sol, o que significa que terá tido origem noutro sistema estelar e entrou no nosso por acaso.

Embora a NASA tenha identificado oficialmente o 3I/ATLAS como cometa, e não como asteroide, na semana passada, alguns cientistas, com destaque para o professor Avi Loeb, astrofísico teórico da Universidade de Harvard, sugerem que as suas características invulgares podem indiciar sinais de tecnologia extraterrestre.

E, ao aproximar-se do ponto mais próximo do Sol no fim de outubro (periélio), o 3I/ATLAS começou a comportar-se de formas que voltaram a intrigar os astrónomos.

Observações insólitas

O mais marcante: o cometa registou uma aceleração não gravitacional perto do periélio, movendo-se mais depressa do que a gravidade, por si só, permitiria.

Observações do Atacama Large Millimeter Array (ALMA) mostraram que o cometa estava 4 segundos de arco fora da trajetória prevista, segundo uma recente publicação no blogue de Loeb no Medium.

Cometas comuns sofrem pequenas perturbações devido aos gases libertados das suas superfícies geladas, mas o movimento do 3I/ATLAS foi invulgarmente forte.

Este diagrama, fornecido pela NASA/JPL-Caltech, mostra a trajetória do cometa interestelar 3I/ATLAS ao passar pelo Sistema Solar.
Este diagrama, fornecido pela NASA/JPL-Caltech, mostra a trajetória do cometa interestelar 3I/ATLAS ao passar pelo Sistema Solar. NASA/JPL-Caltech/AP

Entretanto, a cor alterou-se de forma acentuada — de uma tonalidade avermelhada para um azul intenso —, algo atípico nos cometas, que tendem a ficar mais vermelhos à medida que a luz solar se dispersa nas poeiras que os envolvem.

Os astrónomos também registaram um aumento súbito de brilho nos dias anteriores ao periélio, sugerindo a ejeção de grandes quantidades de material, possivelmente à medida que o gelo superficial sublimava sob o intenso calor solar.

Especulação e reações: de Elon Musk a Kim Kardashian

O comportamento invulgar voltou a alimentar a especulação sobre se o 3I/ATLAS poderá ser mais do que um cometa natural.

Loeb sugeriu numa recente publicação no blogue que "a aceleração não gravitacional poderá ser a assinatura tecnológica de um motor interno."

Acrescentou que, se em dezembro não for observada uma grande nuvem de gás em torno do cometa, "então a aceleração não gravitacional registada perto do periélio poderá ser encarada como uma assinatura tecnológica de um sistema de propulsão."

Figuras públicas e a cultura popular também entraram no debate. Kim Kardashian escreveu à NASA no X a pedir esclarecimentos sobre o 3I/ATLAS, levando a uma resposta tranquilizadora do administrador interino Sean Duffy:

"Esperem... qual é a história do 3I/ATLAS?!?!!!!!!!?????" perguntou Kardashian.

Duffy respondeu: "Excelente pergunta! As observações da NASA mostram que este é o terceiro cometa interestelar a atravessar o Sistema Solar. Não há extraterrestres. Não há ameaça à vida aqui na Terra."

Entretanto, o CEO da SpaceX e da Tesla, Elon Musk falou do cometa no The Joe Rogan Experience, especulando que a sua grande dimensão e composição invulgar poderiam ser catastróficas se alguma vez entrasse em rota de colisão com a Terra.

Musk assinalou que, embora o 3I/ATLAS não constitua ameaça agora, o potencial para causar danos à escala continental não pode ser ignorado.

3I/ATLAS enviado por extraterrestres? Cometa de outro mundo ainda intriga | Euronews


Comentários

Notícias mais vistas:

Arrendamento. Senhorio pode dar preferência a inquilino português?

  Segundo a DECO PROteste, o "direito à habitação está consagrado na Constituição Portuguesa" e a "lei do arrendamento define que nenhum inquilino pode ser discriminado no acesso ao arrendamento" por este motivo. N ão,  um senhorio não pode dar preferência a inquilino português , porque o direito à habitação está consagrado na Constituição, esclarece a  DECO PROteste .    " Não. O direito à habitação está consagrado na Constituição Portuguesa. A lei do arrendamento define que nenhum inquilino pode ser discriminado no acesso ao arrendamento por motivos de sexo, ascendência ou origem étnica, língua, território de origem, nacionalidade, religião, crença, convicções políticas ou ideológicas, género, orientação sexual, idade ou deficiência ", adianta a organização de defesa do consumidor.  Mais: "Os  anúncios de imóveis para arrendamento não podem conter qualquer restrição, especificação ou preferência baseada em categorias discriminatórias ".  Arrend...

Há um remédio antigo que pode proteger os cérebros da doença de Alzheimer

 Numa nova e importante descoberta, que já dura há quase uma década, investigadores da Harvard Medical School dizem ter encontrado uma chave que pode desvendar muitos dos mistérios da doença de Alzheimer e do envelhecimento do cérebro - o humilde metal lítio. O lítio é mais conhecido pela medicina como um estabilizador de humor administrado a pessoas com perturbação bipolar e depressão. Foi aprovado pelo regulador norte-americano, a Food and Drug Administration, em 1970, mas foi utilizado pelos médicos para tratar perturbações do humor quase um século antes. Agora, pela primeira vez, os investigadores demonstraram que o lítio está naturalmente presente no organismo em pequenas quantidades e que as células necessitam dele para funcionar normalmente - tal como a vitamina C ou o ferro. Parece também desempenhar um papel fundamental na manutenção da saúde do cérebro. Numa série de experiências publicadas recentemente na revista Nature, os investigadores das universidades norte-american...

O erro de usar dois monitores que pode fazer mais mal do que bem

 Nos últimos anos, tornou-se quase moda ver setups com dois monitores tanto em escritórios modernos como em secretárias de gamers e freelancers. A promessa parece irresistível: mais espaço para trabalhar, mais produtividade e menos tempo perdido a alternar entre janelas. Mas e se eu te dissesse que usar dois monitores pode estar a sabotar a tua concentração, a tua postura e até a tua saúde sem te dares conta? Sim, aquilo que muitos consideram um upgrade pode, na verdade, ser um erro silencioso que faz mais mal do que bem. O mito da produtividade com dois monitores É verdade que alguns estudos mostram ganhos de produtividade quando se utilizam dois monitores. A lógica é simples: um ecrã para a tarefa principal e outro para referências, e-mails ou comunicações. Parece perfeito… até olhares mais de perto para a realidade. Com dois monitores, também ganhas: Mais distrações: quantas vezes abres o segundo ecrã “só para espreitar” o e-mail, as redes sociais ou o chat? A tentação está semp...