Avançar para o conteúdo principal

Bitola ibérica ou europeia? Até 2027, Lisboa e Madrid vão avaliar custos e benefícios da transição para o padrão europeu



 Avaliação conjunta vai definir se os dois países avançam com a adaptação à bitola europeia, medida que pode acelerar a integração da alta velocidade na rede transeuropeia


Bitola ibérica ou europeia? Até 2027, Lisboa e Madrid vão avaliar custos e benefícios da transição para o padrão europeu


Portugal e Espanha comprometeram-se a avaliar os custos e benefícios socioeconómicos, bem como o impacto na interoperabilidade, da migração da bitola ferroviária ibérica para a bitola europeia padrão até 2027, anunciou hoje o Ministério das Infraestruturas.


“No caso de avaliação favorável, os dois países apresentarão um plano devidamente coordenado para a migração de bitola”, avançou o Governo, em comunicado.


O anúncio surge no seguimento do acordo entre Portugal, Espanha e a Comissão Europeia para avançar com a ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid até 2030, com viagem de cinco horas, e uma ligação de alta velocidade de cerca de três horas até 2034, segundo a mesma nota.


Entre as metas até 2034, está prevista a implementação do sistema europeu de gestão de tráfego ferroviário (European Rail Traffic Management System – ERTMS) em diversos troços entre Lisboa e Madrid.


“Este projeto é mais do que uma ligação ferroviária, é uma ponte para o futuro da mobilidade sustentável e da coesão europeia”, realçou o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.


Segundo o Governo, todas estas ações serão refletidas nos planos nacionais de investimento, “garantindo o compromisso político e financeiro com uma infraestrutura moderna, eficiente e amiga do ambiente”.


Em concreto, a “estratégia ibérica” tem como metas, até 2030, a ligação direta entre Lisboa e Madrid, a conclusão das obras na nova linha de alta velocidade entre Évora e Caia até 2025 e entrada em operação em 2026, a entrada em operação do troço Plasencia–Talayuela até 2028, o início da construção da segunda via entre Poceirão (Palmela) e Bombel (Vendas Novas) em 2026, com conclusão até 2029 e operação em 2030, e ainda a conclusão dos estudos para a nova linha Lisboa–Évora, incluindo a Terceira Travessia sobre o Tejo até 2027.


Já até 2034 está previsto avançar com uma ligação de alta velocidade entre Lisboa e Madrid, com tempo de viagem de cerca de três horas, bem como a construção da nova linha de alta velocidade Lisboa–Évora, incluindo a Terceira Travessia sobre o Tejo e a duplicação da linha Évora–Caia, “caso se justifique a necessidade”, detalhou o Governo.


Está ainda prevista, até àquela data, a elaboração de estudos e eventual construção do novo troço de alta velocidade entre Caia e Badajoz, bem como da Estação Ferroviária Internacional Elvas–Badajoz, na fronteira entre os dois países.


Este projeto insere-se na estratégia europeia de mobilidade sustentável e interligação ferroviária transfronteiriça, “envolvendo investimentos estruturantes em infraestrutura, modernização tecnológica e interoperabilidade ferroviária”, destacou o Ministério das Infraestruturas.


“Trata-se de um passo histórico na ligação entre Portugal e Espanha, com investimentos concretos, prazos definidos e coordenação entre os dois países”, vincou Miguel Pinto Luz.


Bitola ibérica ou europeia? Até 2027, Lisboa e Madrid vão avaliar custos e benefícios da transição para o padrão europeu - Expresso


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Armazenamento holográfico

 Esta técnica de armazenamento de alta capacidade pode ser uma das respostas para a crescente produção de dados a nível mundial Quando pensa em hologramas provavelmente associa o conceito a uma forma futurista de comunicação e que irá permitir uma maior proximidade entre pessoas através da internet. Mas o conceito de holograma (que na prática é uma técnica de registo de padrões de interferência de luz) permite que seja explorado noutros segmentos, como o do armazenamento de dados de alta capacidade. A ideia de criar unidades de armazenamento holográficas não é nova – o conceito surgiu na década de 1960 –, mas está a ganhar nova vida graças aos avanços tecnológicos feitos em áreas como os sensores de imagem, lasers e algoritmos de Inteligência Artificial. Como se guardam dados num holograma? Primeiro, a informação que queremos preservar é codificada numa imagem 2D. Depois, é emitido um raio laser que é passado por um divisor, que cria um feixe de referência (no seu estado original) ...

Os professores

 As últimas semanas têm sido agitadas nas escolas do ensino público, fruto das diversas greves desencadeadas por uma percentagem bastante elevada da classe de docentes. Várias têm sido as causas da contestação, nomeadamente o congelamento do tempo de serviço, o sistema de quotas para progressão na carreira e a baixa remuneração, mas há uma que é particularmente grave e sintomática da descredibilização do ensino pelo qual o Estado é o primeiro responsável, e que tem a ver com a gradual falta de autoridade dos professores. A minha geração cresceu a ter no professor uma referência, respeitando-o e temendo-o, consciente de que os nossos deslizes, tanto ao nível do estudo como do comportamento, teriam consequências bem gravosas na nossa progressão nos anos escolares. Hoje, os alunos, numa maioria demasiado considerável, não evidenciam qualquer tipo de respeito e deferência pelo seu professor e não acatam a sua autoridade, enfrentando-o sem nenhum receio. Esta realidade é uma das princip...