Avançar para o conteúdo principal

Maior depósito de hidrogénio natural do mundo é descoberto na Albânia



Os investigadores encontraram o maior depósito deste recurso natural do mundo numa mina na Albânia. A descoberta abre portas para novas formas de capturar o hidrogénio e usá-lo como combustível limpo.

hidrogénio (H2)
O hidrogénio (H2) natural, ou hidrogénio branco, é uma das fontes de energia mais limpas que existe. Crédito: 3rdtimeluckystudio/Shutterstock.

hidrogénio natural, também conhecido como hidrogénio branco (porque é produzido naturalmente na crosta terrestre), é uma das fontes de energia mais limpas do que os combustíveis fósseis. Quando queimado, este hidrogénio liberta apenas água, diferente de outras fontes que libertam gases de efeito estufa. Devido a isto, ele é visto com grande potencial para ajudar na descarbonização das indústrias.

O hidrogénio natural (H2) é encontrado na natureza como gás livre em camadas da crosta continental, nas profundezas da crosta oceânica ou em gases vulcânicos, géiseres e sistemas hidrotermais.

E uma equipa de investigadores divulgou, num artigo publicado recentemente na revista Science, que encontraram o maior reservatório de hidrogénio natural do mundo: numa mina de crómio na Albânia, um pequeno país montanhoso da Península dos Balcãs, sudeste da Europa.

A maior reserva de hidrogénio natural do mundo

O hidrogénio foi identificado numa piscina de água que fica a cerca de 950 metros de profundidade dentro da mina Bulqizë na Albânia.

As medições feitas pela equipa de investigadores no local indicou que o gás libertado era, de facto, 84% de hidrogénio, juntamente com quantidades menores de metano e nitrogénio. Eles calcularam que a quantidade total de hidrogénio que escapa do local é de cerca de 220 toneladas por ano.

investigadores a medirem a quantidade de hidrogénio
Equipa de investigadores a medir o hidrogénio na mina. Crédito: L. Truche.

Segundo os autores, esta descoberta revela uma alta taxa de emissão de hidrogénio geológico quase totalmente puro, sugerindo o potencial para uma nova fonte de energia primária extraível.

mina localiza-se dentro de um trecho de rocha rica em ferro chamada de ofiolítica, que é conhecida por gerar hidrogénio à medida que reage com a água. Estes maciços ofiolíticos são formações geológicas originárias da crosta oceânica e transportadas para os continentes pelas placas tectónicas.

mina, Albânia
A mina de crómio na Albânia. Crédito: SvedOliver/Shutterstock.

Os investigadores acreditam que até 55 mil toneladas (50 mil toneladas métricas) de hidrogénio poderiam estar escondidas num reservatório abaixo da mina, quantidade essa que poderia ser suficiente para ser usada por 238 anos.

A quantidade de hidrogénio natural que escapa das profundezas da mina equivale a cerca de 220 toneladas por ano.

Laurent Truche, professor de geoquímica da Universidade de Grenoble Alpes e autor principal do artigo, disse num comunicado que “encontrou algo surpreendente que transforma uma piscina de drenagem dentro de uma galeria de mina num jacuzzi de tirar o fôlego de 30 metros quadrados a borbulhar com hidrogénio quase puro".

Veja no vídeo abaixo mais imagens do local de descoberta na mina:

youtube video id=DcVxZiIj13Q

Esta descoberta fornece uma pista sobre onde procurar outros fluxos de hidrogénio natural. Mas os investigadores afirmam que é necessário cautela para continuar a explorar o local, devido a tais ambientes geológicos abrigarem uma biosfera profunda e poder gerar potenciais impactos ambientais no futuro.

Sobre o hidrogénio natural

Hoje, a produção de hidrogénio comercial envolve o uso de combustíveis fósseis; geralmente o hidrogénio está ligado a outras moléculas e precisa de ser “separado” em laboratório, um processo custoso em energia e por isso é alimentado com combustíveis fósseis. Este processo leva à emissão de gases de efeito estufa, resultando no que é chamado de hidrogénio cinza. A exceção é o hidrogénio verde, que é feito com energias renováveis.

vantagem do hidrogénio natural é que ele não exige esse processoo que o torna mais barato: estima-se que ele custe cerca de 1 dólar por quilo para produzir, enquanto o hidrogénio verde custa cerca de 6 dólares por quilo; além do que ele não liberta gases de efeito de estufa durante a sua queima. No entanto, grandes reservas de hidrogénio natural são raras.

Referência da notícia:

Truche, L. et al. A deep reservoir for hydrogen drives intense degassing in the Bulqizë ophiolite. Science, v. 383, n. 6683, 2024. 


Maior depósito de hidrogénio natural do mundo é descoberto na Albânia (tempo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

BEN, o e-car português, já pode ser conduzido na Europa

  O novo e-car português BEN está já apto a ser conduzido em toda a Europa. O certificado de homologação da União Europeia já foi atribuído e em 2026 deverá começar a produção em larga escala. Está a chegar um novo e-car criado em Portugal . É o  BEN , desenvolvido no Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA), que esta quinta-feira (18 de dezembro)  recebeu o certificado de homologação da União Europeia  - ou seja, na prática, já pode ser conduzido na Europa.   O modelo, de pequenas dimensões,  deverá entrar em produção em larga escala já no próximo ano , não só em Portugal, como também na Europa. Com um preço projetado de 8.000 euros , segundo um comunicado, decorrem negociações para que  em 2030 sejam fabricadas 20 mil unidades por ano  "de forma descentralizada". Trata-se de um e-car acessível, que é também o primeiro do género com contador de emissões de dióxido de carbono evitadas. A tecnologia AYR permite-lhe compensar as emissões origi...

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...