Avançar para o conteúdo principal

Carro a Autogás vs. carro elétrico: Qual a melhor opção?

 


Conheça os prós e contras dos carros a GPL Autogás e dos carros elétricos, duas alternativas mais ecológicas e económicas.

A preocupação com o meio ambiente e os desenvolvimentos no setor automotivo levam os consumidores a reconsiderar as suas opções de transporte. Os carros a GPL Autogás e os carros elétricos são dois concorrentes notáveis neste contexto.

Neste artigo, vamos explorar ambas as opções e abordar os prós e contras de cada uma, ajudando assim os leitores a tomarem decisões mais informadas e conscientes.

Carros a GPL Autogás: O que são?

Os carros a Autogás são carros movidos a gás de petróleo liquefeito (GPL), que é uma mistura de hidrocarbonetos como buteno, butano, propeno e propano. Este combustível automotivo é um combustível gasoso inflamável e inodoro que se liquefaz sob pressão e fica menos denso do que a água.

Desta forma, surgiram então veículos a GPL Autogás, que podem ser bi-fuel – a GPL e a gasolina – ou até tri-fuel: a GPL, gasolina e eletricidade.

Leia ainda: Como funciona um carro a GPL Autogás?

Quais as vantagens dos carros a Autogás?

Ao contrário dos veículos a combustão convencionais, os carros a Autogás são mais económicos e menos poluentes. Compreenda as vantagens principais:

Custo inicial

O preço inicial dos carros a Autogás poderá ser mais elevado quando comparado com a versão simples a gasolina mas mais acessível quando comparado com os carros elétricos.

Menores custos de abastecimento

A principal vantagem dos carros a Autogás é que os abastecimentos são mais em conta. Em comparação com os combustíveis tradicionais, o GPL Autogás é cerca de 50% mais barato por litro.

Boa infraestrutura de abastecimento

A rede de postos de abastecimento a GPL Autogás tem crescido significativamente nos últimos anos, proporcionando uma maior conveniência aos condutores. Existem, atualmente, 397 postos de combustível com GPL em Portugal.

Menos emissões de poluentes

O Autogás é refinado e não contém depósitos, ao contrário dos restantes combustíveis tradicionais. Emite menos 10% de CO₂ do que um carro a gasolina e menos 60% do que um carro a gasóleo.

Menor desgaste

Como não contém impurezas, o Autogás não danifica tanto os componentes do motor, acabando assim por reduzir o nível de desgaste do veículo.

Boa performance

O desempenho de um veículo não é comprometido com o GPL, pelo que um carro a Autogás tem praticamente a mesma potência do que um veículo a gasolina.

Quais as limitações dos carros a GPL Autogás?

Apesar das várias vantagens mencionadas, os carros a Autogás também possuem algumas restrições, tais como:

Custo da conversão

A conversão de um carro para GPL Autogás varia dependendo do tipo de veículo, cilindrada, potência e sistema de ignição (gasolina ou gasóleo). As alterações/adaptações necessárias ao veículo habitualmente acarretam um custo proporcional entre 1.000 e 3.000 euros, que se vai amortizando de acordo com a frequência de uso da viatura.

Leia ainda: Como realizar a conversão do meu carro para GPL Autogás?

Consumos

Ainda que os carros a Autogás tenham a mesma potência do que os carros a gasolina, estes precisam de gastar mais combustível para produzir a mesma quantidade de energia.

Emissões para o meio ambiente

Ao contrário dos veículos elétricos, os carros a Autogás ainda emitem algumas emissões para o meio ambiente, o que pode ser uma desvantagem. No entanto, o número de emissões para o meio ambiente deste tipo de veículos é significativamente inferior comparado com os combustíveis tradicionais.

Carros elétricos: O que são?

Já os carros elétricos, como o próprio nome indica, são carros movidos a energia elétrica, existindo carros 100% elétricos, híbridos plug-in (elétricos e com motor a gasolina ou gasóleo), ou híbridos sem plug-in, nos quais o motor elétrico funciona como um apoio ao motor a combustão.

Os motores elétricos não têm partes móveis e grande parte destes veículos contam com sistemas de regeneração incorporados, permitindo aproveitar as travagens para gerar energia e carregar uma parte da bateria.

Quais os benefícios dos carros elétricos?

Os veículos elétricos não poluem tanto quanto os veículos a combustão, sendo portanto opções mais ecológicas. Compreenda as vantagens principais:

Maior economia

Carregar um carro elétrico custa menos cerca de um ⅓ por quilómetro do que um carro a combustão.

Zero emissões

Como não emitem poluentes durante a condução, os carros elétricos contribuem para a redução da pegada de carbono e melhoram a qualidade do ar local.

É possível carregar o veículo em casa

Ao instalar uma wallbox em casa, pode carregar o seu carro elétrico durante a noite sem se preocupar em ter de encontrar um ponto de carregamento público.

Benefícios fiscais

A compra de um veículo totalmente elétrico oferece vários benefícios fiscais, incluindo a isenção do pagamento do Imposto Sobre Veículos e do Imposto Único de Circulação (IUC). Além disso, existem certas autarquias que permitem estacionamento gratuito para veículos elétricos.

Leia ainda: Dístico azul nos carros elétricos já não é obrigatório

Condução silenciosa

Os carros elétricos não são tão ruidosos quanto os carros a combustão. Para reduzir o risco de acidentes com peões, a UE estabeleceu um regulamento para carros elétricos que obriga a um ruído mínimo de 56 decibéis quando a velocidade está abaixo dos 30 km/h.

Quais as limitações dos carros elétricos?

Os carros elétricos também possuem algumas limitações. Estas são as principais:

Preço elevado

O preço de um carro elétrico é significativamente superior do que o de um carro a combustão ou a Autogás.

Autonomia

A principal limitação de conduzir carros elétricos é a autonomia. Ao contrário da condução pela cidade em que a autonomia dos carros elétricos é suficiente, em viagens longas é necessário planear bem as paragens para carregar o carro. No entanto, é importante destacar que os constantes avanços tecnológicos têm permitido a produção de carros elétricos com autonomias cada vez maiores.

Infraestrutura de recarga em desenvolvimento

Apesar de estar em expansão, a infraestrutura de recarga de carros elétricos ainda não é tão prevalente quanto os postos de abastecimento a Autogás.

Carro a GPL Autogás ou carro elétrico. Afinal, qual compensa mais?

Se estiver indeciso entre comprar um carro a GPL Autogás ou elétrico, há uma série de fatores que deve considerar, nomeadamente o uso diário do carro. Comparativamente com os restantes combustíveis tradicionais, as duas opções são mais económicas nas deslocações do dia-a-dia. No entanto, o investimento num carro elétrico é superior ao dos carros a Autogás.

Outro ponto importante a considerar é a realização frequente de viagens longas. Nestas situações, um carro a Autogás compensa mais porque é só parar, abastecer e continuar a viagem. Por outro lado, um carro elétrico leva mais tempo para carregar.

Já em questões de sustentabilidade, os carros elétricos ganham. No entanto, os carros movidos a Autogás não lhes ficam nada atrás, importando ressalvar que o número de emissões que emitem para o meio ambiente é significativamente menor do que os combustíveis tradicionais.

Assim sendo, não existe uma resposta considerada certa quando questionamos qual destes veículos compensa mais. Esta é uma decisão que está dependente de uma série de fatores e daquilo que cada um prioriza mais na sua rotina diária. Mas uma coisa é certa - ambas são alternativas mais ecológicas e económicas em relação aos combustíveis tradicionais, por isso qualquer decisão que tome será vantajosa para o seu bolso e para o meio ambiente.

Leia ainda: Mitos e dúvidas sobre o GPL Autogás

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.


Carro a Autogás vs. carro elétrico: Qual a melhor opção? (doutorfinancas.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Putin admite que defesas aéreas russas abateram avião da Azerbaijan Airlines em 2024

    Os destroços do Embraer 190 da Azerbaijan Airlines jazem no chão perto do aeroporto de Aktau, 25 de dezembro de 2024  -    Direitos de autor    AP Photo Direitos de autor AP Photo O avião de passageiros da Azerbaijan Airlines despenhou-se em Aktau, a 25 de dezembro de 2024, durante um voo de Baku para Grozny. PUBLICIDADE O presidente russo, Vladimir Putin, admitiu na quinta-feira que as defesas aéreas da Rússia foram responsáveis pelo abate de um avião de passageiros do Azerbaijão em dezembro, que matou 38 pessoas, na sua primeira admissão pública de culpa pelo acidente. Putin fez a declaração durante um encontro com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, em Dushanbe, capital do Tajiquistão, onde ambos participam numa cimeira regional, e prometeu pagar uma indemnização às pessoas afetadas. O avião de passageiros da Azerbaijan Airlines despenhou-se a 25 de dezembro de 2024 em Aktau, no Cazaquistão, quando fazia a ligação entre Baku e Grozny,...

Bruxelas obriga governo a acabar com os descontos no ISP

 Comissão Europeia recomendou o fim dos descontos no imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos O ministro das Finanças garantiu que o Governo está a trabalhar numa solução para o fim dos descontos no imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos (ISP), recomendado pela Comissão Europeia, que não encareça os preços dos combustíveis. “Procuraremos momentos de redução dos preços, para poder reverter estes descontos”, afirmou o ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, que apresentou esta quinta-feira a proposta de Orçamento do Estado para 2026, em Lisboa. O governante apontou que esta questão é colocada pela Comissão Europeia desde 2023, tendo sido “o único reparo” que a instituição fez na avaliação do Programa Orçamental de Médio Prazo, em outubro do ano passado, e numa nova carta recebida em junho, a instar o Governo a acabar com os descontos no ISP. O ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, tinha já admitido "ajusta...