Avançar para o conteúdo principal

Comboio de “ultra-alta velocidade” supera velocidade de avião e quebra recorde mundial. Sabe que velocidade atingiu?



 A China Aerospace Science and Industry Corporation (CASIC) diz ter quebrado todos os recordes conhecidos de velocidade terrestre com um protótipo de tum comboio de “ultra- alta velocidade”.

A empresa aeroespacial chinesa afirma ter superado o recorde anterior de 623 km/h estabelecidos por outro comboio maglev (comboios de levitação magnética) em outubro do ano passado.

O objetivo deles, dizem eles, é atingir 1.000 km/h por hora num túnel de vácuo.

A empresa diz não poder ainda revelar a velocidade alcançada por ser esta informação estar sob sigilo, mas explicam que o seu teste foi realizado numa linha de teste de dois quilómetros de extensão.

A principal conquista neste teste foi a levitação estável do comboio num túnel de baixo vácuo, que garantem que foi a primeira vez que foi conseguido com esta tecnologia.

A tecnologia maglev significa que o comboio levita, eliminando o atrito enquanto viaja pelo túnel de vácuo. As condições reduzem a resistência do ar, alcançando um “voo próximo ao solo” em velocidades ultra-altas.

Zhang Yunjiao, engenheiro sénior do grupo estatal China Railway Engineering Design and Consulting Group em Pequim , disse anteriormente que o projeto hyperloop era “de importância estratégica para a China”. A linha deverá estar operacional em 2035.


Comboio de “ultra-alta velocidade” supera velocidade de avião e quebra recorde mundial. Sabe que velocidade atingiu? – Executive Digest (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Vai ficar tudo mais caro e a culpa é da Inteligência Artificial

  Temos ouvido alguns relatos de que o iPhone vai ficar mais caro, algumas placas gráficas vão ser canceladas, etc… Tudo porque o mundo da produção de chips não tem mãos a medir para o nível de procura atual. Mas, não é só o iPhone, não é só a memória, nem são apenas as placas gráficas.  O impacto da Inteligência Artificial vai chegar a tudo e a todos.  Os preços vão aumentar, e tu vais ter de o pagar. Vai ficar tudo mais caro e a culpa é da Inteligência Artificial Durante anos ouvimos que a inteligência artificial ia mudar o mundo, e aos poucos está de facto a mudar. Hoje em dia as pessoas já pesquisam no senhor Google como antigamente, editam fotos com algoritmos diferentes, e até trabalham lado a lado com chatbots. Mas o que ninguém disse é que, além de nos mudar a vida, também nos vai mudar o bolso. Nos últimos meses, as notícias têm vindo a confirmar o que já se adivinhava:  os preços dos chips e da memória estão a disparar . O motivo? O mesmo de sempre, escasse...

Armazenamento holográfico

 Esta técnica de armazenamento de alta capacidade pode ser uma das respostas para a crescente produção de dados a nível mundial Quando pensa em hologramas provavelmente associa o conceito a uma forma futurista de comunicação e que irá permitir uma maior proximidade entre pessoas através da internet. Mas o conceito de holograma (que na prática é uma técnica de registo de padrões de interferência de luz) permite que seja explorado noutros segmentos, como o do armazenamento de dados de alta capacidade. A ideia de criar unidades de armazenamento holográficas não é nova – o conceito surgiu na década de 1960 –, mas está a ganhar nova vida graças aos avanços tecnológicos feitos em áreas como os sensores de imagem, lasers e algoritmos de Inteligência Artificial. Como se guardam dados num holograma? Primeiro, a informação que queremos preservar é codificada numa imagem 2D. Depois, é emitido um raio laser que é passado por um divisor, que cria um feixe de referência (no seu estado original) ...