Avançar para o conteúdo principal

Comboio de “ultra-alta velocidade” supera velocidade de avião e quebra recorde mundial. Sabe que velocidade atingiu?



 A China Aerospace Science and Industry Corporation (CASIC) diz ter quebrado todos os recordes conhecidos de velocidade terrestre com um protótipo de tum comboio de “ultra- alta velocidade”.

A empresa aeroespacial chinesa afirma ter superado o recorde anterior de 623 km/h estabelecidos por outro comboio maglev (comboios de levitação magnética) em outubro do ano passado.

O objetivo deles, dizem eles, é atingir 1.000 km/h por hora num túnel de vácuo.

A empresa diz não poder ainda revelar a velocidade alcançada por ser esta informação estar sob sigilo, mas explicam que o seu teste foi realizado numa linha de teste de dois quilómetros de extensão.

A principal conquista neste teste foi a levitação estável do comboio num túnel de baixo vácuo, que garantem que foi a primeira vez que foi conseguido com esta tecnologia.

A tecnologia maglev significa que o comboio levita, eliminando o atrito enquanto viaja pelo túnel de vácuo. As condições reduzem a resistência do ar, alcançando um “voo próximo ao solo” em velocidades ultra-altas.

Zhang Yunjiao, engenheiro sénior do grupo estatal China Railway Engineering Design and Consulting Group em Pequim , disse anteriormente que o projeto hyperloop era “de importância estratégica para a China”. A linha deverá estar operacional em 2035.


Comboio de “ultra-alta velocidade” supera velocidade de avião e quebra recorde mundial. Sabe que velocidade atingiu? – Executive Digest (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di