Avançar para o conteúdo principal

Aviões deitam fora o combustível antes de aterrarem! Sabia?



 Com o preço a que andam os combustíveis parece que estranho que os pilotos de avião alguma vez ejectem intencionalmente o seu combustível. O que é ainda mais espantoso é que o façam no ar, durante o voo. Assim vamos explicar-lhe a razão pela qual os aviões deitam fora o combustível antes de aterrarem!


Embora pareça estranho, um despejo de combustível, algo conhecido como “fuel jettison” é um procedimento seguro – e feito por boas razões. E também não é um desperdício tão grande como parece. As companhias aéreas consideram que, em determinadas circunstâncias, o despejo de combustível pode ser mais barato do que não o fazer. Mas não é algo que os pilotos façam de forma rotineira.

Tudo se resume ao facto de certos aviões serem concebidos para serem significativamente mais leves quando aterram do que quando descolam. Isto pode parecer um contrassenso; poder-se-ia pensar que descolar com um peso elevado seria necessariamente mais difícil do que aterrar com esse mesmo peso. Mas a aterragem pode colocar mais stress num avião. Quando um avião aterra com um peso elevado, é muito fácil bater no chão com demasiada força e causar danos no avião.

No entanto, este problema normalmente resolve-se sozinho. Durante a descolagem para um voo longo, um grande avião comercial pode transportar dezenas de milhares de litros de combutível. Mas, durante o longo voo, o avião irá, naturalmente, utilizar e queimar o combustível, perdendo esses quilos pelo caminho. Os fabricantes têm isto em conta na concepção de um avião, para que, quando este chegar ao seu destino, seja suficientemente leve para aterrar em segurança.

No entanto, por vezes, numa situação de emergência, um avião pode ser obrigado a aterrar mais cedo do que o previsto. E é aí que entra em ação o despejo de combustível.


O procedimento de descarga

Digamos que, pouco depois da descolagem, um passageiro a bordo tem uma emergência médica que requer uma aterragem antecipada ou que o comandante se apercebe de um problema de manutenção que requer atenção. Nenhuma destas situações é invulgar.

O piloto terá algumas opções. Pode optar por dar a volta para queimar combustível. Neste caso, o piloto pode baixar o trem de aterragem ou os flaps para ajudar o avião a queimar combustível mais rapidamente. No entanto, esta opção não é a ideal para uma emergência médica.


Outra solução é ejetar combustível. Isto pode ser tão fácil como acionar um interrutor no cockpit. O sistema consiste em bombas e válvulas concebidas para permitir a ejeção de combustível a partir de bocais nas asas do avião. Este sistema pode ejetar milhares de libras de combustível por minuto e, quando é libertado, tem o aspeto de um rasto.


No entanto, nem todos os aviões estão equipados com este sistema sofisticado. Os aviões de fuselagem estreita, como o Airbus A320 ou o Boeing 757, não estão equipados com este sistema de ejeção de combustível. Mas os aviões maiores, como o Boeing 777 e o 747, que têm tanques adicionais, podem despejar combustível.


Felizmente, a maior parte do combustível evapora-se antes mesmo de atingir o solo. Isto é mais provável em dias mais quentes e quando o avião está numa posição elevada na atmosfera.


A última opção numa emergência é simplesmente aterrar com excesso de peso. De facto, a Boeing afirma que nem a aterragem com excesso de peso nem o despejo de combustível provocaram qualquer acidente. Numa emergência, quando o tempo é essencial, aterrar com excesso de peso pode ser a melhor opção.


Aviões deitam fora o combustível antes de aterrarem! Sabia? - Leak


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Motor de desenvolvimento ou de danos irreparáveis? Parque solar planeado para Portugal abre polémica

    Vista da central solar de Serpa, no sul de Portugal, quarta-feira, 28 de março de 2007.  -    Direitos de autor    ANTONIO CARRAPATO/AP2007 Direitos de autor ANTONIO CARRAPATO/AP2007 A empresa por detrás do projeto promete "conciliar a produção de energia renovável com a valorização ambiental do território". Ainda assim, as associações ambientalistas e os municípios têm-se insurgido contra a implantação do Parque Solar Fotovoltaico Sophia. Quais os motivos? Um novo projeto solar, que será sediado no distrito português de Castelo Branco, está a ser amplamente contestado tanto pelas associações ambientalistas como pelos próprios municípios. Chama-se Parque Solar Fotovoltaico Sophia e, segundo anunciado no  site da empresa por detrás da iniciativa , a Lightsource bp, o seu objetivo passa por " conciliar a produção de energia renovável com a valorização ambiental do território  e benefícios duradouros para as comunidades locais". Tratar-...

As obras "faraónicas" e os contratos públicos

  Apesar da instabilidade dos mercados financeiros internacionais, e das dúvidas sobre a sustentabilidade da economia portuguesa em cenário de quase estagnação na Europa, o Governo mantém na agenda um mega pacote de obras faraónicas.  A obra que vai ficar mais cara ao país é, precisamente, a da construção de uma nova rede de alta velocidade ferroviária cujos contornos não se entendem, a não ser que seja para encher os bolsos a alguns à custa do contribuinte e da competitividade. Veja o vídeo e saiba tudo em: As obras "faraónicas" e os contratos públicos - SIC Notícias