Avançar para o conteúdo principal

ELETRICIDADE | QUAL É A EMPRESA MAIS BARATA NESTE MOMENTO? (DEZEMBRO 23)



Escrito por Pedro Andersson

O indexado voltou a ser o mais barato

Conclusão principal: há mais de 1 ano que ter o tarifário indexado de eletricidade é o que está a compensar mais. Milhares de vocês pouparam nestes meses muitas centenas de euros. Digam nos comentários se é verdade, para mais e mais portugueses percebam que nós podemos viver mesmo melhor com o mesmo dinheiro, desde que estejamos dispostos a deixar de ser preguiçosos e a ter algum trabalho para mais dinheiro ficar no nosso bolso em ver de ir para as empresas, sejam elas quais forem.

Esclareço – para os que não fazem ideia do que estamos a falar – que quando falo de tarifários indexados estou a falar de várias empresas. Não é o “nome” de uma empresa. Não é uma empresa que se chama “Indexado”, OK? Há até algumas delas que têm os dois tipos de tarifário: fixo (em que sabe o preço do kWh e que é igual o ano inteiro) e o indexado (em que o preço varia todos os meses para cima ou para baixo, conforme o preço da eletricidade no mercado ibérico).

AVISO: Em Janeiro, TODAS as empresas (o indexado também) vão aumentar os preços por causa do aumento das tarifas de acesso às redes imposta pela ERSE. Só saberemos o valor exato que todos vão aumentar a 15 de Dezembro. Mas se tiver a empresa mais barata, a sua fatura vai aumentar menos. Prepare-se para um aumento substancial da sua fatura de eletricidade. 

Ao longo dos últimos meses, tenho referido que o melhor tarifário de TODOS era o Goldenergy/ACP (para os sócios do automóvel Clube de Portugal). Este mês deixou de ser. Por duas razões: A Goldenergy aumentou os preços deste protocolo desde 16 de Novembro de 8,5 cêntimos, para 10,5 cêntimos; e o preço do indexado baixou imenso no mês passado. Houve vários dias com eletricidade a custo zero ou quase.

No site do ACP tem o aviso de que quem aderiu até 16 de Novembro vai manter os preços “bons” até 31 de Dezembro. A 1 de Janeiro, a Goldenergy também já avisou que vai aumentar ainda mais os preços. Alguns de vocês fizeram as contas e falam em aumentos de 30 e 40%. Portanto, creio que deixará de ser uma opção tão boa como até meio do mês passado.

Devo mudar para o indexado?

Devo avisar que o tarifário indexado não é para qualquer pessoa. É só para aqueles que estão sempre atentos ao que se passa no mercado da eletricidade. E que estão disponíveis para mudar de empresa outra vez, assim que encontrarem mais barato.

Se não sabe o que é um tarifário indexado de eletricidade, leia este artigo.

A média de Novembro, já com o mês completo, ficou nos 63 euros o Megawatt hora. Com este valor, o preço final do indexado ficou nos 7,5 cêntimos  o kWh, muito abaixo dos tarifários “normais”.

Seja qual for a sua situação, tente renegociar os preços primeiro junto da sua própria empresa. Por exemplo, a Iberdrola no mês passado estava a baixar os preços a alguns clientes que pediram. Pode ler aqui o exemplo que tive com eles recentemente. Quase todas as empresas fazem isso, se ameaçar mudar de empresa e mostrar que há preços mais baixos na concorrência.

Como pode ver a seguir, com os dados do simulador da ERSE no início de dezembro, há muitas empresas mais baratas do que a SU Eletricidade e a EDP (todas as indexadas, a Plenitude, Goldenergy, Iberdrola e a Endesa).

Não se esqueça de que – quando comparar empresas – deve levar em conta também o preço da potência contratada. Pode alterar estas contas, sobretudo para quem tem consumos muito baixos. Mas continuo a insistir que, na minha opinião, deve levar em conta sobretudo o preço do kWh como critério principal, porque é o que mais pesa na fatura.

Se já estão no indexado, mudem só quando tiverem um kWh mais barato noutra empresa. Até lá, por muito que estejam a pagar, é menos do que pagariam noutro lado. Faça as suas contas. Se não quiser andar a fazer contas, tem pelo menos 4 opções para escolher (Plenitude, Goldenergy, Endesa e Iberdrola). Aí deve entrar em consideração o preço da Potência contratada e outros descontos que lhe interessem. Este comparativo não tem todas as empresas. Use o simulador da ERSE e veja todas. São mais de 20.

Como pode ver, a previsão é que Janeiro o indexado continue baixo e no primeiro trimestre de 2024 também.

Para encontrar as empresas que têm tarifários mais baratos use o simulador da ERSE ou pesquise no Google “tarifários eletricidade”, contacte as empresas e compare o preço do kWh que está a pagar na sua fatura com os preços que lhe oferecerem. São elas que tratam da passagem da sua empresa atual para a nova. Não tem de fazer nada. Não tenho ligação a nenhuma empresa. Você escolhe a que quiser. Neste vídeo explico como se faz.

Se quiser poupar, tem de estar atento e ser uma pessoa informada. E agir com rapidez assim que encontrar mais barato.  


ELETRICIDADE | Qual é a empresa mais barata neste momento? (Dezembro 23) (contaspoupanca.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

EUA criticam prisão domiciliária de Bolsonaro e ameaçam responsabilizar envolvidos

 Numa ação imediatamente condenada pelos Estados Unidos, um juiz do Supremo Tribunal do Brasil ordenou a prisão domiciliária de Jair Bolsonaro por violação das "medidas preventivas" impostas antes do seu julgamento por uma alegada tentativa de golpe de Estado. Os EUA afirmam que o juiz está a tentar "silenciar a oposição", uma vez que o ex-presidente é acusado de violar a proibição imposta por receios de que possa fugir antes de se sentar no banco dos réus. Numa nota divulgada nas redes sociais, o Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado dos Estados Unidos recorda que, apesar do juiz Alexandre de Morais "já ter sido sancionado pelos Estados Unidos por violações de direitos humanos, continua a usar as instituições brasileiras para silenciar a oposição e ameaçar a democracia". Os Estados Unidos consideram que "impor ainda mais restrições à capacidade de Jair Bolsonaro de se defender publicamente não é um serviço público...

Aníbal Cavaco Silva

Diogo agostinho  Num país que está sem rumo, sem visão e sem estratégia, é bom recordar quem já teve essa capacidade aliada a outra, que não se consegue adquirir, a liderança. Com uma pandemia às costas, e um país político-mediático entretido a debater linhas vermelhas, o que vemos são medidas sem grande coerência e um rumo nada perceptível. No meio do caos, importa relembrar Aníbal Cavaco Silva. O político mais bem-sucedido eleitoralmente no Portugal democrático. Quatro vezes com mais de 50% dos votos, em tempos de poucas preocupações com a abstenção, deve querer dizer algo, apesar de hoje não ser muito popular elogiar Cavaco Silva. Penso que é, sem dúvida, um dos grandes nomes da nossa Democracia. Nem sempre concordei com tudo. É assim a vida, é quase impossível fazer tudo bem. Penso que tem responsabilidade na ascensão de António Guterres e José Sócrates ao cargo de Primeiro-Ministro, com enormes prejuízos económicos, financeiros e políticos para o país. Mas isso são outras ques...

Supercarregadores portugueses surpreendem mercado com 600 kW e mais tecnologia

 Uma jovem empresa portuguesa surpreendeu o mercado mundial de carregadores rápidos para veículos eléctricos. De uma assentada, oferece potência nunca vista, até 600 kW, e tecnologias inovadoras. O nome i-charging pode não dizer nada a muita gente, mas no mundo dos carregadores rápidos para veículos eléctricos, esta jovem empresa portuguesa é a nova referência do sector. Nasceu somente em 2019, mas isso não a impede de já ter lançado no mercado em Março uma gama completa de sistemas de recarga para veículos eléctricos em corrente alterna (AC), de baixa potência, e de ter apresentado agora uma família de carregadores em corrente contínua (DC) para carga rápida com as potências mais elevadas do mercado. Há cerca de 20 fabricantes na Europa de carregadores rápidos, pelo que a estratégia para nos impormos passou por oferecermos um produto disruptivo e que se diferenciasse dos restantes, não pelo preço, mas pelo conteúdo”, explicou ao Observador Pedro Moreira da Silva, CEO da i-charging...