Avançar para o conteúdo principal

ELETRICIDADE | QUAL É A EMPRESA MAIS BARATA NESTE MOMENTO? (DEZEMBRO 23)



Escrito por Pedro Andersson

O indexado voltou a ser o mais barato

Conclusão principal: há mais de 1 ano que ter o tarifário indexado de eletricidade é o que está a compensar mais. Milhares de vocês pouparam nestes meses muitas centenas de euros. Digam nos comentários se é verdade, para mais e mais portugueses percebam que nós podemos viver mesmo melhor com o mesmo dinheiro, desde que estejamos dispostos a deixar de ser preguiçosos e a ter algum trabalho para mais dinheiro ficar no nosso bolso em ver de ir para as empresas, sejam elas quais forem.

Esclareço – para os que não fazem ideia do que estamos a falar – que quando falo de tarifários indexados estou a falar de várias empresas. Não é o “nome” de uma empresa. Não é uma empresa que se chama “Indexado”, OK? Há até algumas delas que têm os dois tipos de tarifário: fixo (em que sabe o preço do kWh e que é igual o ano inteiro) e o indexado (em que o preço varia todos os meses para cima ou para baixo, conforme o preço da eletricidade no mercado ibérico).

AVISO: Em Janeiro, TODAS as empresas (o indexado também) vão aumentar os preços por causa do aumento das tarifas de acesso às redes imposta pela ERSE. Só saberemos o valor exato que todos vão aumentar a 15 de Dezembro. Mas se tiver a empresa mais barata, a sua fatura vai aumentar menos. Prepare-se para um aumento substancial da sua fatura de eletricidade. 

Ao longo dos últimos meses, tenho referido que o melhor tarifário de TODOS era o Goldenergy/ACP (para os sócios do automóvel Clube de Portugal). Este mês deixou de ser. Por duas razões: A Goldenergy aumentou os preços deste protocolo desde 16 de Novembro de 8,5 cêntimos, para 10,5 cêntimos; e o preço do indexado baixou imenso no mês passado. Houve vários dias com eletricidade a custo zero ou quase.

No site do ACP tem o aviso de que quem aderiu até 16 de Novembro vai manter os preços “bons” até 31 de Dezembro. A 1 de Janeiro, a Goldenergy também já avisou que vai aumentar ainda mais os preços. Alguns de vocês fizeram as contas e falam em aumentos de 30 e 40%. Portanto, creio que deixará de ser uma opção tão boa como até meio do mês passado.

Devo mudar para o indexado?

Devo avisar que o tarifário indexado não é para qualquer pessoa. É só para aqueles que estão sempre atentos ao que se passa no mercado da eletricidade. E que estão disponíveis para mudar de empresa outra vez, assim que encontrarem mais barato.

Se não sabe o que é um tarifário indexado de eletricidade, leia este artigo.

A média de Novembro, já com o mês completo, ficou nos 63 euros o Megawatt hora. Com este valor, o preço final do indexado ficou nos 7,5 cêntimos  o kWh, muito abaixo dos tarifários “normais”.

Seja qual for a sua situação, tente renegociar os preços primeiro junto da sua própria empresa. Por exemplo, a Iberdrola no mês passado estava a baixar os preços a alguns clientes que pediram. Pode ler aqui o exemplo que tive com eles recentemente. Quase todas as empresas fazem isso, se ameaçar mudar de empresa e mostrar que há preços mais baixos na concorrência.

Como pode ver a seguir, com os dados do simulador da ERSE no início de dezembro, há muitas empresas mais baratas do que a SU Eletricidade e a EDP (todas as indexadas, a Plenitude, Goldenergy, Iberdrola e a Endesa).

Não se esqueça de que – quando comparar empresas – deve levar em conta também o preço da potência contratada. Pode alterar estas contas, sobretudo para quem tem consumos muito baixos. Mas continuo a insistir que, na minha opinião, deve levar em conta sobretudo o preço do kWh como critério principal, porque é o que mais pesa na fatura.

Se já estão no indexado, mudem só quando tiverem um kWh mais barato noutra empresa. Até lá, por muito que estejam a pagar, é menos do que pagariam noutro lado. Faça as suas contas. Se não quiser andar a fazer contas, tem pelo menos 4 opções para escolher (Plenitude, Goldenergy, Endesa e Iberdrola). Aí deve entrar em consideração o preço da Potência contratada e outros descontos que lhe interessem. Este comparativo não tem todas as empresas. Use o simulador da ERSE e veja todas. São mais de 20.

Como pode ver, a previsão é que Janeiro o indexado continue baixo e no primeiro trimestre de 2024 também.

Para encontrar as empresas que têm tarifários mais baratos use o simulador da ERSE ou pesquise no Google “tarifários eletricidade”, contacte as empresas e compare o preço do kWh que está a pagar na sua fatura com os preços que lhe oferecerem. São elas que tratam da passagem da sua empresa atual para a nova. Não tem de fazer nada. Não tenho ligação a nenhuma empresa. Você escolhe a que quiser. Neste vídeo explico como se faz.

Se quiser poupar, tem de estar atento e ser uma pessoa informada. E agir com rapidez assim que encontrar mais barato.  


ELETRICIDADE | Qual é a empresa mais barata neste momento? (Dezembro 23) (contaspoupanca.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Avião onde viajava Von der Leyen afetado por interferência de GPS da Rússia

 O GPS do avião onde viajava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi afetado por uma interferência que as autoridades suspeitam ser de origem russa, no domingo, forçando uma aterragem com mapas analógicos. Não é claro se o avião seria o alvo deliberado. A aeronave aterrou em segurança no Aeroporto Internacional de Plovdiv, no sul da Bulgária, sem ter de alterar a rota. "Podemos de facto confirmar que houve bloqueio do GPS", disse a porta-voz da Comissão Europeia, Arianna Podesta, numa conferência de imprensa em Bruxelas. "Recebemos informações das autoridades búlgaras de que suspeitam que se deveu a uma interferência flagrante da Rússia". A região tem sofrido muitas destas atividades, afirmou o executivo comunitário, acrescentando que sancionou várias empresas que se acredita estarem envolvidas. O governo búlgaro confirmou o incidente. "Durante o voo que transportava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para Plovdiv, o s...

O maior aliado da Rússia a defender a Ucrânia: eis a proposta de Trump

 Proposta de Trump foi apresentada aos aliados e à Ucrânia na reunião na Casa Branca. A ideia não caiu nada bem, até porque já tinha sido sugerida anteriormente por Putin. Tropas norte-americanas nunca farão parte das garantias de segurança a dar à Ucrânia e isso já se sabia, mas a proposta do presidente dos Estados Unidos é, no mínimo, inquietante para Kiev, já que passa por colocar soldados amigos da Rússia a mediar o conflito. De acordo com o Financial Times, que cita quatro fontes familiarizadas com as negociações, o presidente dos Estados Unidos sugeriu que sejam destacadas tropas chinesas como forças da paz num cenário pós-guerra. Uma proposta que, segundo as mesmas fontes, vai ao encontro do que Vladimir Putin sugeriu, até porque a China é um dos mais fortes aliados da Rússia, mesmo que tenha mantido sempre uma postura ambígua em relação ao que se passa na Ucrânia. A proposta de Trump passa por convidar a China a enviar pacificadores que monitorizem a situação a partir de um...

Maduro diz que 4.200 soldados americanos estão prontos para invadir a Venezuela

O presidente venezuelano garante ter declarado a "preparação máxima" do exército venezuelano face a uma hipotética ameaça da marinha americana, tendo mesmo apontado para a presença de armas nucleares do lado de Washington. Nicolás Maduro afirma que estão a manter "todos os canais diplomáticos abertos" perante a escalada diplomática e bélica que a Venezuela e os Estados Unidos vivem há semanas. O líder bolivariano diz que os canais estão "quebrados" perante o reagrupamento de forças norte-americanas que está a ocorrer em torno da costa venezuelana, como confirmam vários meios de comunicação norte-americanos. "Oito navios militares com 1.200 mísseis e um submarino nuclear têm a Venezuela como alvo", garantiu Maduro. "Eles quiseram avançar para o que chamam de pressão militar máxima (...) e nós declarámos a máxima preparação para a defesa da Venezuela". Maduro descreveu os acontecimentos como a maior ameaça militar que o país caribenho enf...