Avançar para o conteúdo principal

Casal de italianos fica com contas bancárias congeladas durante a noite no Reino Unido. Medidas pós-Brexit entram em vigor



 Depois de 21 anos de descontos no Reino Unido e numa altura em que se encontrava a abrir um novo negócio, Massimo e Dee viram as suas contas bancárias congeladas devido às novas regras do país.


Massimo, o proprietário de um restaurante italiano, e Dee, a sua mulher britânica, tiveram um acordar terrível quando perceberam que as suas contas bancárias foram congeladas durante a noite. Tudo aconteceu devido às medidas pós-Brexit impostas pelo Reino Unido, que invalidou os cartões de residência permanente de milhares de cidadãos da União Europeia, como é o caso de Massimo e Dee, que não quiseram divulgar o apelido. Ao The Guardian, o casal lamenta que, mesmo depois de 21 anos a pagar impostos em território britânico, tenham sido abrangidos pela medida.


Massimo e Dee depararam-se pela primeira vez com esta situação quando foram avisados por um fornecedor por alegada falta de pagamento. O casal tinha acabado de chegar a Belfast oriundo de Kent e, nessa movimentação, encerrou a sua conta comercial inglesa no Santander e abriu uma nova conta com endereço da Irlanda do Norte.


Porém, pouco depois, o acesso à nova conta foi bloqueado e Massimo também perdeu o acesso à sua conta pessoal. “Tivemos que fechar as portas do nosso negócio porque não podíamos pagar aos fornecedores e tínhamos acabado de abrir o restaurante. Estávamos a expandir o negócio e ninguém no Santander estava preparado para discutir isso connosco”, afirmou Dee.


O casal, posteriormente, percebeu que Massimo deveria ter solicitado atempadamente o estatuto de residente permanente, algo em que “nunca pensou”. “É como se tivesse sido rejeitado por um país onde estou há mais de 20 anos e não fiz nada de errado. Tem sido horrível”, contou o homem ao The Guardian.


De modo a conseguir aceder à conta, o casal viu-se obrigado a remover Massimo do cargo de diretor do negócio e, depois de algumas semanas, a conta acabou por ser descongelada. Porém, a conta pessoal do homem continua bloqueada, com o Santander a garantir estar a “investigar a reclamação”.


Para o the3million, um grupo de campanha de cidadãos da União Europeia, esta decisão do governo britânico é “vergonhosa”, pois dificulta a obtenção do estatuto de residente na UE para os cidadãos como o proprietário de restaurante.


A partir de agosto, não saber que tem que se inscrever no esquema de liquidação, mesmo que tenha recebido um documento a confirmar os direitos de residência anteriormente, não é considerado um motivo razoável para se inscrever com atraso”, afirmou Andreea Dumitrache, chefe-executiva interina do grupo de campanha.


Casal de italianos fica com contas bancárias congeladas durante a noite no Reino Unido. Medidas pós-Brexit entram em vigor – Observador


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...