Avançar para o conteúdo principal

O motor elétrico perfeito está a chegar


Motor perfeito da Mahle

A feira IAA Mobility deste ano apresentou novidades interessantes entre as quais a referência ao motor elétrico perfeito por parte da Mahle.

O que é o “motor perfeito” da Mahle?

Para quem não conhece a Mahle é simplesmente um fabricante de equipamentos para automóveis das principais marcas mundiais.

O motor apresentado pela Mahle pode não ser efetivamente “perfeito” como o definiu a RAE como “possuindo um grau máximo de uma determinada qualidade”, no entanto na realidade possui várias caraterísticas que o tornam interessante.

O motor compacto da Mahle não utiliza ímans de terras raras, mas transmite a potência sem contacto nem desgaste, além disso consegue funcionar em alta potência infinitamente sem provocar sobreaquecimento.

Este “motor perfeito” é a combinação de dois protótipos que o fabricante apresentou em 2021 e 2022, o motor MCT (transmissor sem contacto sem ímans) e o motor SCT (superior continuous torque), apresentamos as caraterísticas de ambos os protótipos:

Motor MCT: é um prototipo de motor onde os ímans de terras raras foram substituídos por uma série de bobinas enroladas, eletroímans alimentados mediante indução sem contacto. Esta alteração reduziu o preço dos materiais e elimina os fornecimentos através da China (a china é o país que refina aproximadamente 97% dos metais de terras raras do mundo).

Motor MCT da Mahle
Motor MCT da Mahle

Mahle anunciou que este protótipo de motor MCT alcançou más de 95% de eficiência em todo o range de velocidades, valor que nesse momento apenas era alcançado pelos Fórmula E.

O motor MCT pode ser usado em todo o tipo de veículos elétricos, desde utilitários até carros comerciais, sendo que a sua escalabilidade é bastante fácil de concretizar.

Motor SCT: protótipo que estreou um sistema pioneiro de refrigeração. A maioria dos motores elétricos possuem uma grande quebra entre a sua potência máxima e a sua potência contínua, umas vez que o sobreaquecimento pode causar danos consideráveis. A solução tradicional apresentada pelos fabricante é colocar os automóveis num modo de gestão térmica, reduzindo a energia até que seja alcançada uma temperatura ideal.

O motor SCT fornece óleo refrigerado para o centro do rotor que por sua vez utiliza a força centrífuga do rotor giratório para o bombear para a secção exterior. O motor SCT da Mahle possui uma refrigeração tão eficiente que o motor pode funcionar durante 24h por dia entre 93% e 100% da sua potência máxima.

Vantagens do motor perfeito

O prometido “motor perfeito” apesar de ainda não possuir nome utiliza ambos os conceitos dos dois protótipos, o sistema de refrigeração SCT e o desenho do motor MCT impulsionado por indução e sem ímans.

O fabricante Mahle garante que o motor apresenta as principais vantagens de ambos os sistemas, oferecendo uma elevadíssima eficiência e um alto rendimento estável sem sobreaquecimento, além disso promete apresentar uma vida útil excecionalmente elevada e a potencialidade de aproveitamento do calor gerado. Outro importante fator reside em que sem ímans permanentes, a construção do motor ser potencialmente económica.

A Mahle apresenta o “motor perfeito” como sendo uma caixa de ferramentas tecnológicas para os fabricantes de automóveis elétricos. Não houve esclarecimentos sobre datas para a disponibilidade de uma versão de produção, uma vez que depende diretamente do interesse e consequente investimento dos potenciais clientes. 


O motor elétrico perfeito está a chegar (portal-energia.com)


Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di