Avançar para o conteúdo principal

O motor elétrico perfeito está a chegar


Motor perfeito da Mahle

A feira IAA Mobility deste ano apresentou novidades interessantes entre as quais a referência ao motor elétrico perfeito por parte da Mahle.

O que é o “motor perfeito” da Mahle?

Para quem não conhece a Mahle é simplesmente um fabricante de equipamentos para automóveis das principais marcas mundiais.

O motor apresentado pela Mahle pode não ser efetivamente “perfeito” como o definiu a RAE como “possuindo um grau máximo de uma determinada qualidade”, no entanto na realidade possui várias caraterísticas que o tornam interessante.

O motor compacto da Mahle não utiliza ímans de terras raras, mas transmite a potência sem contacto nem desgaste, além disso consegue funcionar em alta potência infinitamente sem provocar sobreaquecimento.

Este “motor perfeito” é a combinação de dois protótipos que o fabricante apresentou em 2021 e 2022, o motor MCT (transmissor sem contacto sem ímans) e o motor SCT (superior continuous torque), apresentamos as caraterísticas de ambos os protótipos:

Motor MCT: é um prototipo de motor onde os ímans de terras raras foram substituídos por uma série de bobinas enroladas, eletroímans alimentados mediante indução sem contacto. Esta alteração reduziu o preço dos materiais e elimina os fornecimentos através da China (a china é o país que refina aproximadamente 97% dos metais de terras raras do mundo).

Motor MCT da Mahle
Motor MCT da Mahle

Mahle anunciou que este protótipo de motor MCT alcançou más de 95% de eficiência em todo o range de velocidades, valor que nesse momento apenas era alcançado pelos Fórmula E.

O motor MCT pode ser usado em todo o tipo de veículos elétricos, desde utilitários até carros comerciais, sendo que a sua escalabilidade é bastante fácil de concretizar.

Motor SCT: protótipo que estreou um sistema pioneiro de refrigeração. A maioria dos motores elétricos possuem uma grande quebra entre a sua potência máxima e a sua potência contínua, umas vez que o sobreaquecimento pode causar danos consideráveis. A solução tradicional apresentada pelos fabricante é colocar os automóveis num modo de gestão térmica, reduzindo a energia até que seja alcançada uma temperatura ideal.

O motor SCT fornece óleo refrigerado para o centro do rotor que por sua vez utiliza a força centrífuga do rotor giratório para o bombear para a secção exterior. O motor SCT da Mahle possui uma refrigeração tão eficiente que o motor pode funcionar durante 24h por dia entre 93% e 100% da sua potência máxima.

Vantagens do motor perfeito

O prometido “motor perfeito” apesar de ainda não possuir nome utiliza ambos os conceitos dos dois protótipos, o sistema de refrigeração SCT e o desenho do motor MCT impulsionado por indução e sem ímans.

O fabricante Mahle garante que o motor apresenta as principais vantagens de ambos os sistemas, oferecendo uma elevadíssima eficiência e um alto rendimento estável sem sobreaquecimento, além disso promete apresentar uma vida útil excecionalmente elevada e a potencialidade de aproveitamento do calor gerado. Outro importante fator reside em que sem ímans permanentes, a construção do motor ser potencialmente económica.

A Mahle apresenta o “motor perfeito” como sendo uma caixa de ferramentas tecnológicas para os fabricantes de automóveis elétricos. Não houve esclarecimentos sobre datas para a disponibilidade de uma versão de produção, uma vez que depende diretamente do interesse e consequente investimento dos potenciais clientes. 


O motor elétrico perfeito está a chegar (portal-energia.com)


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

As obras "faraónicas" e os contratos públicos

  Apesar da instabilidade dos mercados financeiros internacionais, e das dúvidas sobre a sustentabilidade da economia portuguesa em cenário de quase estagnação na Europa, o Governo mantém na agenda um mega pacote de obras faraónicas.  A obra que vai ficar mais cara ao país é, precisamente, a da construção de uma nova rede de alta velocidade ferroviária cujos contornos não se entendem, a não ser que seja para encher os bolsos a alguns à custa do contribuinte e da competitividade. Veja o vídeo e saiba tudo em: As obras "faraónicas" e os contratos públicos - SIC Notícias

Franceses prometem investir "dezenas de milhões" na indústria naval nacional se a marinha portuguesa comprar fragatas

  Se Portugal optar pelas fragatas francesas de nova geração, a construtora compromete-se a investir dezenas de milhões de euros na modernização do Arsenal do Alfeite e a canalizar uma fatia relevante do contrato diretamente para a economia e indústria nacional, exatamente uma das prioridades já assumidas pelo ministro da Defesa, Nuno Melo Intensifica-se a "luta" entre empresas de defesa para fornecer a próxima geração de fragatas da marinha portuguesa. A empresa francesa Naval Group anunciou esta terça-feira um plano que promete transformar a indústria naval nacional com o investimento de "dezenas de milhões de euros" para criar um  hub  industrial no Alfeite, caso o governo português opter por comprar as fragatas de nova geração do fabricante francês. "O Naval Group apresentou às autoridades portuguesas uma proposta para investir os montantes necessários, estimados em dezenas de milhões de euros, para modernizar o Arsenal do Alfeite e criar um polo industrial...