Avançar para o conteúdo principal

O motor elétrico perfeito está a chegar


Motor perfeito da Mahle

A feira IAA Mobility deste ano apresentou novidades interessantes entre as quais a referência ao motor elétrico perfeito por parte da Mahle.

O que é o “motor perfeito” da Mahle?

Para quem não conhece a Mahle é simplesmente um fabricante de equipamentos para automóveis das principais marcas mundiais.

O motor apresentado pela Mahle pode não ser efetivamente “perfeito” como o definiu a RAE como “possuindo um grau máximo de uma determinada qualidade”, no entanto na realidade possui várias caraterísticas que o tornam interessante.

O motor compacto da Mahle não utiliza ímans de terras raras, mas transmite a potência sem contacto nem desgaste, além disso consegue funcionar em alta potência infinitamente sem provocar sobreaquecimento.

Este “motor perfeito” é a combinação de dois protótipos que o fabricante apresentou em 2021 e 2022, o motor MCT (transmissor sem contacto sem ímans) e o motor SCT (superior continuous torque), apresentamos as caraterísticas de ambos os protótipos:

Motor MCT: é um prototipo de motor onde os ímans de terras raras foram substituídos por uma série de bobinas enroladas, eletroímans alimentados mediante indução sem contacto. Esta alteração reduziu o preço dos materiais e elimina os fornecimentos através da China (a china é o país que refina aproximadamente 97% dos metais de terras raras do mundo).

Motor MCT da Mahle
Motor MCT da Mahle

Mahle anunciou que este protótipo de motor MCT alcançou más de 95% de eficiência em todo o range de velocidades, valor que nesse momento apenas era alcançado pelos Fórmula E.

O motor MCT pode ser usado em todo o tipo de veículos elétricos, desde utilitários até carros comerciais, sendo que a sua escalabilidade é bastante fácil de concretizar.

Motor SCT: protótipo que estreou um sistema pioneiro de refrigeração. A maioria dos motores elétricos possuem uma grande quebra entre a sua potência máxima e a sua potência contínua, umas vez que o sobreaquecimento pode causar danos consideráveis. A solução tradicional apresentada pelos fabricante é colocar os automóveis num modo de gestão térmica, reduzindo a energia até que seja alcançada uma temperatura ideal.

O motor SCT fornece óleo refrigerado para o centro do rotor que por sua vez utiliza a força centrífuga do rotor giratório para o bombear para a secção exterior. O motor SCT da Mahle possui uma refrigeração tão eficiente que o motor pode funcionar durante 24h por dia entre 93% e 100% da sua potência máxima.

Vantagens do motor perfeito

O prometido “motor perfeito” apesar de ainda não possuir nome utiliza ambos os conceitos dos dois protótipos, o sistema de refrigeração SCT e o desenho do motor MCT impulsionado por indução e sem ímans.

O fabricante Mahle garante que o motor apresenta as principais vantagens de ambos os sistemas, oferecendo uma elevadíssima eficiência e um alto rendimento estável sem sobreaquecimento, além disso promete apresentar uma vida útil excecionalmente elevada e a potencialidade de aproveitamento do calor gerado. Outro importante fator reside em que sem ímans permanentes, a construção do motor ser potencialmente económica.

A Mahle apresenta o “motor perfeito” como sendo uma caixa de ferramentas tecnológicas para os fabricantes de automóveis elétricos. Não houve esclarecimentos sobre datas para a disponibilidade de uma versão de produção, uma vez que depende diretamente do interesse e consequente investimento dos potenciais clientes. 


O motor elétrico perfeito está a chegar (portal-energia.com)


Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Maria Luís Albuquerque: “Pensamos que os depósitos bancários são seguros, mas seguro é que perdemos dinheiro com eles”

Maria Luís Albuquerque, que neste momento tenta implementar a união de poupança e investimentos na Europa, volta a reforçar a importância da literacia financeira, e lembra que a estratégia europeia inscrita neste programa irá avançar no primeiro trimestre  Maria Luís Albuquerque, comissária europeia com a pasta dos Serviços Financeiros e Mercado de Capitais, reforça que esta é a hora de se avançar em conjunto a união de poupanças e investimento, salientado a importância de os investidores olharem além dos depósitos bancários, um dos instrumentos mais usados pelos portugueses na hora de investir. "Nós pensamos que os depósitos bancários são seguros, eu neste momento diria que é seguro que perdemos dinheiro. A percepção de risco é algo que tem de ser trabalhado. Lá chegaremos", disse a comissária na conferência anual da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). "Temos um pilar de investimento e financiamento, para canalizar poupanças privadas para investimentos pr...

Supercarregadores portugueses surpreendem mercado com 600 kW e mais tecnologia

 Uma jovem empresa portuguesa surpreendeu o mercado mundial de carregadores rápidos para veículos eléctricos. De uma assentada, oferece potência nunca vista, até 600 kW, e tecnologias inovadoras. O nome i-charging pode não dizer nada a muita gente, mas no mundo dos carregadores rápidos para veículos eléctricos, esta jovem empresa portuguesa é a nova referência do sector. Nasceu somente em 2019, mas isso não a impede de já ter lançado no mercado em Março uma gama completa de sistemas de recarga para veículos eléctricos em corrente alterna (AC), de baixa potência, e de ter apresentado agora uma família de carregadores em corrente contínua (DC) para carga rápida com as potências mais elevadas do mercado. Há cerca de 20 fabricantes na Europa de carregadores rápidos, pelo que a estratégia para nos impormos passou por oferecermos um produto disruptivo e que se diferenciasse dos restantes, não pelo preço, mas pelo conteúdo”, explicou ao Observador Pedro Moreira da Silva, CEO da i-charging...