Avançar para o conteúdo principal

Cirurgião suspeito de 39 mortes e 114 casos de lesões corporais



 Os casos mais graves de que é suspeito são as mortes e lesões corporais que, alegadamente, terá provocado. Foi já indiciado pelo homicídio doloso de três homens e uma mulher, mas as investigações aos restantes casos ainda prosseguem.


Cirurgião foi indiciado por três mortes e está a ser investigado por outras 39 e ainda por 114 casos de lesões corporais. O cirurgião foi detido e está a cumprir prisão preventiva.


Os relatos de antigos pacientes e ex-colegas dão conta de procedimentos desnecessários, diagnósticos falsos e realização de quase 30 cirurgias por turno.


É o caso de Simone, operada há 11 anos por João Couto Neto, para retirar um nódulo no intestino.


“Retirou 10 centímetros do meu intestino à volta do nódulo, pois teria um tumor muito raro que [o médico] não sabia como tratar”, conta ao G1.


Mas o diagnóstico não se viria a confirmar. Após uma biópsia, Simone descobriu que sofria de endometriose. “Não tinha nenhum tumor, nenhum problema no meu intestino”.


Outro relato dá conta do número ‘anormal’ de cirurgias que o médico realizava num só turno: numa manhã, chegaram a ser 27. A situação deixava a equipa que trabalhava com o cirurgião em alerta.


“Numa manhã só fez 27 cirurgias. Não é possível, porque teria que ficar parado à espera de paciente atrás de paciente na mesma mesa cirúrgica”, conta a profissional, que prefere não ser identificada.


Mas os casos mais graves de que é suspeito são as mortes e lesões corporais que, alegadamente, terá provocado. Foi já indiciado pelo homicídio doloso de três homens e uma mulher, mas as investigações aos restantes casos ainda prosseguem.


João Couto Neto chegou a estar impedido de realizar cirurgias e intervenções invasivas por decisão da justiça, mas a proibição expirou e, desde outubro, esteve apto para voltar a realizar estes procedimentos, tendo optado, no entanto, por não o fazer.


O médico foi detido na quinta-feira, num hospital em São Paulo, e aguarda agora, em prisão preventiva, para ser ouvido em tribunal. Até porque ainda estão pendentes as investigações às restantes mortes de que é suspeito.


Cirurgião brasileiro suspeito de 39 mortes e 114 casos de lesões corporais - SIC Notícias (sicnoticias.pt)


Comentário do Wilson:

é o que dá fazer horas extras.

e em Portugal em vez do SNS ter mais médicos, o Estado quer é que eles façam mais horas extraordinárias...


Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di