Avançar para o conteúdo principal

China desenvolve motor hipersónico capaz de atingir 19.756 km/h



 Imagem de um motor da Blue Origin, aqui usada para efeitos meramente ilustrativos Crédito: Blue Origin


O novo motor desenvolvido por investigadores chineses é descrito pelos órgãos de comunicação locais como “revolucionário” e capaz de transportar aviões a altitudes de 30 quilómetros a viajar a velocidades de Mach 16 (o equivalente a 19.756 km/h). A confirmar-se, será possível realizar voos intercontinentais em poucas horas e consumir bastante menos combustível do que com os motores convencionais.


O motor foi desenhado por Zhang Yining e a sua equipa do Power Machinery Institute de Pequim, em articulação com a Unidade 93160, do Exército de Libertação Popular.


O aparelho opera em dois modos, um primeiro em sub-Mach 7, com uma rotação e detonação contínua, onde o ar do exterior se mistura com o combustível e, depois da ignição, cria uma onda de choque. Durante a rotação, o choque queima mais combustível, resultando num impulso poderoso e contínuo para a aeronave, um conceito que estará a ser explorado por várias nações, como a China, EUA e Japão.


No segundo modo, em velocidades acima de Mach 7, a onda de choque cessa a rotação e foca-se numa plataforma circular na traseira do monitor, o que ajuda a manter o impulso ao longo de uma linha quase reta e num formato de detonação oblíquo. O combustível auto-detona-se devido à elevada velocidade do ar de entrada, explica o Interesting Engineering.


Apesar de as estatísticas de uso de combustível não terem sido reveladas, estudos anteriores revelam que a explosão de gases de combustão podem converter cerca de 80% da energia química em energia cinética, o que é um aumento considerável face aos motores de ventoinhas turbo convencionais, que atingem 20 a 30% de eficiência.


“Esta solução tem vantagens óbvias e esperamos que melhore a eficiência do ciclo termodinâmico em quase todas as velocidades, trazendo uma mudança revolucionária na propulsão aeroespacial”, conta a equipa.


O maior desafio enfrentado pela equipa prende-se com a criação dos dois modos do motor e com a necessidade de uma ignição rápida para tornar o aparelho sustentável. Agora, os investigadores pretendem continuar a trabalhar no desenvolvimento do conceito para assegurar que o motor pode operar de forma eficiente na maior parte dos cenários comuns.


Perceba melhor que tipo de motor é este e quais as suas vantagens no vídeo abaixo:





Exame Informática | China desenvolve motor hipersónico capaz de atingir 19.756 km/h (visao.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di