Espanha vai mexer no PERTE (equivalente ao nosso PRR), para torná-lo mais flexível e focar incentivos na produção de elétricos no país.
O Governo espanhol parece continuar focado na atração e manutenção da indústria automóvel no país. Mesmo depois do fracasso da ronda inicial do PERTE (Projetos Estratégicos para a Recuperação e Transformação Económica), na qual apenas foram executados 27% dos 2,9 mil milhões de euros destinados ao setor automóvel.
O executivo liderado por Pedro Sánchez, está agora a preparar uma nova versão da sua «bazuca», com regras mais flexíveis e concentrada nos incentivos à produção de veículos elétricos no país. Este programa espanhol é o equivalente ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) em Portugal.
De acordo com a Reuters, tanto a Volkswagen como a Renault já anunciaram a intenção de concorrer aos fundos do renovado PERTE, com o objetivo de acelerar a transformação das suas fábricas para a produção de veículos elétricos. A Stellantis poderá ser outra das interessadas, avança a agência.
Milhares de Milhões para a indústria automóvel espanhola
O Governo espanhol espera que a renovada «bazuca», que conta com fundos de apoio à pandemia da União Europeia, ajude o país a permanecer na corrida pela atração de produção de veículos elétricos.
Recordamos que Espanha é o segundo maior produtor de automóveis na Europa. Em causa está um novo plano, que estará em marcha até julho, no valor de dois mil milhões de euros.
Espanha tentou o melhor que pode com o primeiro (PERTE), mas precisamos garantir que o segundo seja muito melhor e mais flexível.
Wayne Griffiths, diretor executivo da SEAT S.A. e presidente da ANFAC
Dito isto, o Grupo Volkswagen apresentará um novo pedido ao PERTE, que deverá implicar um reforço na produção de veículos elétricos ou na montagem de baterias em Espanha.
Recordamos que, recentemente, Espanha já conquistou uma fábrica de baterias que poderia ter vindo para Portugal e que Martorell, a fábrica irmã da Autoeuropa, vai produzir carros elétricos enquanto a unidade portuguesa ainda não tem qualquer tipo de planos nesse sentido.
Também a Renault, que recebeu 40 milhões de euros na primeira fase do PERTE, vai novamente requisitar fundos a este mecanismo, declarou Josep Maria Recasens, diretor de estratégia da Renault Espanha. Dependendo do cronograma e das condições, a Renault pode decidir fabricar mais carros híbridos em Espanha, refere esta fonte.
Esta mudança nas regras do «PRR» espanhol já obteve autorização por parte da Comissão Europeia. A fraca execução do plano inicial, levou à demissão de dois altos funcionários do Governo espanhol.
Espanha mexe na "bazuca" para conquistar produção de automóveis e baterias (razaoautomovel.com)
e Portugal faz o que para salvar a Autoeuropa?
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